O que é o exame Espermocultura?

Perguntado por: Neuza Pires  |  Última atualização: 22. Mai 2025
Pontuação: 4.1/5 (64 avaliações)

A espermocultura é um exame laboratorial que analisa a presença de microrganismos no sêmen. Com a análise, é possível determinar a presença de agentes patogênicos capazes de causar processos inflamatórios, como é o caso de prostatite ou prostovesiculite.

O que o exame de Espermocultura detecta?

A espermocultura é um exame realizado em homens com o objetivo de identificar a presença de agentes patogênicos capazes de causar infecções genitais que podem estar associados a problemas como prostatite, prostatovesiculite, uretrite e outros.

Como se faz o exame de Espermocultura?

A espermocultura é realizada a partir de uma amostra do sêmen, que deve ser coletada através da masturbação. Para realizar a coleta, não é necessária abstinência sexual, sendo apenas recomendado que o homem urine antes de coletar o sêmen e limpe bem o pênis com sabão e água corrente.

Quais doenças O espermograma detecta?

O teste é indicado na investigação de infertilidade, varicocele (varizes de bolsa escrotal), após vasectomia, após reversão de vasectomia, orquite/epididimite/orquiepididimite (inflamação/infecção no testículo e/ou epidídimo), monitoramento de pacientes em uso de determinadas medicações (por exemplo, quimioterápicos), ...

Quanto tempo demora Espermocultura?

O material coletado é então colocado em meios de cultura específicos, que permitem o crescimento de possíveis microorganismos patogênicos. Isso pode levar de 24 a 48 horas.

ESPERMOGRAMA_teoria e prática.

28 questões relacionadas encontradas

Quanto custa um Espermocultura?

O preço do exame de espermograma varia de acordo com o laboratório, mas geralmente custa entre R$300,00 a R$400,00.

Como tratar bactéria no sêmen?

A bacteriana requer o uso de antibióticos. Nos demais casos, usam-se anti-inflamatórios e aplicam-se compressas geladas.

Qual a diferença entre espermograma é Espermocultura?

Para evitar confusão, vamos enumerar as diferenças entre o espermograma e a espermocultura. Espermograma: avalia a qualidade e quantidade de espermatozoides presentes na amostra; Espermocultura: analisa a presença de microrganismos patológicos.

Pode levar esposa para espermograma?

Desvantagens da presença da esposa no dia da coleta

A coleta do espermograma é um exame que pode gerar desconforto e constrangimento para alguns homens, e ter a esposa presente pode aumentar a ansiedade e a coleta não ser favorável gerando resultados menos precisos como por exemplo o volume da amostra seminal.

O que não pode fazer antes do exame de espermograma?

ANTES DA COLETA: Permanecer de três a sete dias(cinco dias é considerado ideal) sem qualquer tipo de atividade sexual. A contagem desse período inicia-se no primeiro dia de abstinência sexual.

Onde fazer o exame de Espermocultura?

Nossas Unidades
  • Ana Rosa. Conselheiro Rodrigues Alves, 300 - Vila Mariana, São Paulo, SP, 04014-000.
  • Araras. Rua Hercília Dal Pietro, 555 - Jardim Das Flores, Araras, SP, 13607-220.
  • Atendimento Domiciliar. Dr Diogo De Faria, 470 - Vila Clementino, São Paulo, SP,
  • Borba Gato. ...
  • Brasil 350. ...
  • Brasil 441. ...
  • Marselhesa. ...
  • Mooca.

Como é feito o exame de Espermocultura com antibiograma?

Como o exame é realizado? A espermocultura é feita a partir de uma amostra seminal, obtida através de masturbação, sem o uso de lubrificantes ou preservativos. Não é necessário permanecer em abstinência sexual, a menos que seja solicitado em conjunto com o espermograma.

Pode urinar antes do espermograma?

Qual é a preparação para o exame? Para a realização do espermograma, deve-se ficar de 2 a 5 dias sem ejacular. Não é necessário jejum. O paciente também é orientado a urinar antes da coleta e fazer a higiene das mãos e do pênis com água e sabonete antes da obtenção da amostra.

Qual exame que substitui o espermograma?

Ultrassonografia de bolsa testicular. A ultrassonografia de bolsa testicular analisa aspectos como o volume dos testículos, presença de nódulos e possíveis alterações que indiquem hidrocele (acúmulo de líquido).

Como identificar infecção no espermograma?

Um dos critérios que sugere a presença de infecção genital é o número aumentada de leucócitos (glóbulos brancos) no ejaculado. Os leucócitos são células de defesa contra infecções e existem em todos os fluidos corporais. Em condições normais, pouquíssimos leucócitos são observados no sêmen.

Como saber se o homem pode ou não ter filhos?

Quais são os exames para diagnóstico da infertilidade masculina? O diagnóstico da infertilidade em si, seja masculina, seja feminina, deve ser baseado em resultados de exames específicos. No caso da infertilidade masculina, há dois principais exames: espermograma e o teste de fragmentação do DNA espermático.

Qual a idade mínima para fazer espermograma?

Normalmente ele é pedido após um exame clínico. Por isso, ele não tem uma periodicidade para ser feito. Não há contraindicações para o exame. Ele pode ser feito por qualquer homem em idade reprodutiva.

Tem como fazer o espermograma em casa?

Geralmente, essa coleta é realizada na própria clínica, na qual você é encaminhado a um local apropriado para isso. Em alguns casos, você pode coletar o material em casa e levar até o laboratório em um recipiente estéril e hermeticamente fechado, até uma hora após a coleta.

Qual o espermograma mais completo?

O espermograma com morfologia de Kruger é um exame que avalia a concentração e motilidade espermática e também de maneira detalhada a forma dos espermatozoides com critérios estritos de Kruger.

Quantos dias de abstinência para fazer o espermograma?

Esse é um exame que deve ser realizado preferencialmente no laboratório, pois a amostra deve ser analisada em curto período de tempo após a coleta. O homem deve estar em abstinência sexual por 2 a 5 dias (isso inclui qualquer prática que provoque a ejaculação).

O que causa bactéria no sêmen?

Causada por bactérias, como a da clamídia ou gonorreia, a epididimite é a inflamação do epidídimo (ducto em que passam os espermatozoides no processo de maturação). Pode ser transmitida sexualmente, mas também pode resultar de outras infecções que se espalham, provenientes da próstata ou do trato urinário.

O que pode causar infecção no sêmen?

Ela pode ser causada por bactérias, como a escherichia coli ou traumatismos. Além disso, doenças como clamídia, gonorreia e a caxumba também podem ser a causa da orquite. Em alguns casos, pode provocar uma inflamação no epidídimo, conhecido como epididimite, que falaremos abaixo.

Qual Exame de sangue detecta infertilidade masculina?

Leucócitos no sêmen (teste de Endz) à quando acima de 1milhão/ml pode indicar infecções e complementa-se a investigação com a espermocultura. Espermocultura: A infecção genital pode ser um fator importante de infertilidade masculina.

Qual a diferença entre cultura e antibiograma?

ANTIBIOGRAMA é uma palavra usada para denominar/designar um exame laboratorial de urocultura (da urina / antibiograma urinário) ou cultura (de outro tipo de secreção) ou mesmo das fezes com posterior uso de antibióticos para determinar qual ou quais dos antimicrobianos será mais eficaz para matar determinado micro- ...

Qual exame detecta infecção bacteriana?

Vários exames podem detectar infecção, como hemograma, exame de urina, cultura de urina ou sangue, marcadores inflamatórios como o PCR e VHS, pesquisa de vírus e bactérias no sangue, dosagem de anticorpos, etc.

Artigo anterior
O que significa Tamuz em hebraico?
Artigo seguinte
Quantas gramas de veneno uma cobra produz por mês?