O que e o edema pulmonar e quais as causas?
Perguntado por: Telmo Pereira | Última atualização: 24. Mai 2025Pontuação: 4.1/5 (56 avaliações)
O edema agudo de pulmão é uma emergência médica, de início súbito, causada pelo excesso de líquido proveniente dos vasos sanguíneos, que se deposita nos pulmões. Em geral, afeta pessoas com histórico anterior de distúrbios cardiovasculares.
O que faz a pessoa ter edema pulmonar?
Edema pulmonar agudo pode resultar de isquemia coronariana aguda, descompensação da insuficiência cardíaca de base, arritmia, distúrbio valvar agudo ou sobrecarga aguda de volume. Os pacientes têm dispneia grave, diaforese, sibilos e, às vezes, escarro espumoso e sanguinolento.
O que causa o edema pulmonar?
Na maioria dos casos, o edema é causado pela insuficiência cardíaca, que ocorre quando o coração não é capaz de bombear o sangue adequadamente. Mas o edema pulmonar pode ocorrer por outros motivos, incluindo pneumonia, exposição a certas toxinas e medicamentos e até por traumas torácicos.
Qual a gravidade de um edema pulmonar?
O edema pulmonar requer tratamento imediato, pois é uma patologia de alta mortalidade, se não for tratada a tempo. Quanto maior o edema, menor é a oxigenação do sangue e, quanto menos oxigenação houver, maior é a falência da bomba cardíaca.
Quando um edema é preocupante?
Quando o edema aparece em pernas e pés —seja em sua forma aguda ou crônica, a amplitude de possíveis doenças que ele sinaliza pode dificultar o diagnóstico e o tratamento.
Saúde - O que é Edema Pulmonar? | Ep. 04
Quais doenças causam edema?
- obesidade e excesso de peso;
- trombose;
- varizes;
- uso de medicamentos (pílulas anticoncepcionais ou anti-hipertensivos);
- insuficiência cardíaca;
- insuficiência renal;
- insuficiência venosa;
- insuficiência hepática.
Como reverter edema pulmonar?
Nos casos de edema agudo de pulmão, a primeira medida terapêutica consiste em fornecer oxigênio a 100% por meio de máscara facial, cânula nasal ou máscara de pressão positiva. Às vezes, é necessário recorrer a ventiladores mecânicos para diminuir o esforço respiratório.
É perigoso edema pulmonar?
O Edema Pulmonar de grande Altitude (EPGA) é uma complicação da Doença das Altitudes, caracterizada pela dificuldade respiratória devido à rarefação de oxigénio a grandes altitudes. O EPGA tipicamente desenvolve-se 24 a 96 horas após uma ascensão superior a 2500m e é a principal causa de morte da Doença das Altitudes.
Quais as sequelas de um edema pulmonar?
O edema pulmonar crônico demora mais para se desenvolver. O edema pulmonar agudo e o edema pulmonar crônico levam à uma dificuldade para respirar, que piora quando o paciente se movimenta. As complicações do edema pulmonar acontecem devido ao aumento na pressão no sangue dentro dos vasos sanguíneos do pulmão.
Quais as sequelas do edema pulmonar?
Pacientes com edema pulmonar desenvolvem dispneia intensa, inquietação e ansiedade, além de sensação de sufocação. São comuns tosse possivelmente produtiva com expectoração sanguinolenta, palidez, cianose, diaforese intensa; alguns pacientes espumam pela boca.
Qual exame detecta edema pulmonar?
A gasometria arterial é importante para quantificar a hipoxemia e a hipercapnia, além de quantificar a qualidade das medidas terapêuticas realizadas. O raio-x de tórax pode nos mostrar aumento das câmaras cardíacas, sinais de congestão pulmonar ou de processos infecciosos.
O que fazer em caso de edema?
- Potássio, magnésio e vitamina B6. Ingerir estes nutrientes ajuda a diminuir a retenção de líquidos. ...
- Beba água. ...
- Evite alimentos ricos em sódio. ...
- Modere no consumo de bebidas alcoólicas e industrializadas. ...
- Esticar as pernas para cima. ...
- Procure orientação médica.
Qual o melhor remédio para tirar água do pulmão?
O tratamento para água no pulmão pode ser feito com oxigenoterapia, para melhorar a oxigenação do corpo, além do uso de remédios, como furosemida ou nitroglicerina, que ajudam a reduzir a quantidade de líquido nos pulmões.
Como tirar água do pulmão naturalmente?
Percussão, ou percussão toráxica, é uma técnica que pode ajudar a drenar o líquido dos pulmões. Trata-se de colocar o paciente deitado, com a cabeça abaixada e bater levemente em suas costas, trabalhando de cima para baixo.
Como é feita a retirada de água do pulmão?
A toracocentese e a drenagem torácica são procedimentos rotineiramente realizados no pronto-socorro, na enfermaria e no Centro de Terapia Intensiva (CTI). Consistem, basicamente, na retirada do acúmulo de ar ou líquido do espaço pleural por meio da inserção de um tubo, cânula ou agulha no espaço intercostal.
O que o pulmão tem a ver com o coração?
O coração e os pulmões funcionam em conjunto para manter o suprimento de oxigênio das células do corpo. Durante a circulação, o coração bombeia sangue sem oxigênio para os pulmões, e depois recebe sangue oxigenado dos pulmões para distribuição ao resto do corpo.
Quais são os sintomas de quem tem água no pulmão?
- Falta de ar e grande dificuldade de respirar;
- Tosse, que pode conter sangue;
- Aumento da frequência respiratória;
- Respiração ruidosa;
- Mucosas arroxeadas (olhos, lábios);
- Não conseguir ficar deitado, pela intensificação da falta de ar;
- Ansiedade;
- Inchaço das pernas ou dos pés;
Qual a posição do paciente com edema agudo de pulmão?
Aos solicitantes deve ser orientado que estimule o repouso absoluto do paciente em posição sentado e, se possível, com os membros inferiores pendentes, diminuindo, assim, o retorno venoso. Deve-se solicitar também o afrouxamento das vestes e que não seja realizada nenhuma ingestão oral. repetida a cada 05 minutos.
Qual o estágio mais avançado do edema agudo pulmonar?
Quando o líquido atinge o espaço alveolar, caracterizando a última fase do edema hidrostático (edema alveolar), ocorre formação de pequenos nódulos ou áreas acinares que tendem à confluência, para formar consolidações francas, definidas e bilaterais, predominando nas porções centrais e inferiores dos pulmões, por ...
O que fazer para aumentar a oxigenação do pulmão?
- Pare de fumar. Todo mundo já deve ter visto comparações entre o pulmão saudável e o de um fumante. ...
- Faça exercícios de respiração. ...
- Garanta sua cota de vitamina D. ...
- Solte a voz. ...
- Mexa-se. ...
- Arrume a postura. ...
- Melhore a qualidade do ar da sua casa.
Quais os tipos de edema agudo de pulmão?
Existem dois tipos diferentes de edema pulmonar em humanos: o edema pulmonar cardiogênico (também denominado hidrostático ou hemodinâmico) e o edema pulmonar não cardiogênico.
Quais são os três tipos de edema?
- Inflamatório.
- Linfedema.
- Insuficiência vascular.
- Angioedema.
O que acontece se não tratar edema?
Esse acúmulo pode ocasionar um aumento da pressão intracraniana, gerando sintomas diversos e causando até mesmo risco de morte.
Qual é o sintoma de edema?
O principal sintoma do edema é o inchaço da região afetada, porém caso o inchaço seja muito grande é possível notar outros sintomas como a pele mais brilhante e estirada. Caso o edema esteja nos pés ou pernas, ao caminhar, a pessoa pode sentir um leve ardor e formigamento.
Quais os sintomas de que o pulmão não está bem?
- Falta de ar. Esforços físicos costumam exigir mais dos pulmões, dificultando um pouco a respiração. ...
- Tosse persistente. Está aí mais um sintoma popular entre os males respiratórios. ...
- Sibilo ou chiado. ...
- Dor no peito. ...
- Tosse com sangue ou catarro. ...
- Cianose. ...
- Febre alta.
Como funciona o recolhimento de ICMS?
Como é a qualidade do ar na cidade do Rio de Janeiro?