O que é o discurso linguística?

Perguntado por: Rita Branco Moreira  |  Última atualização: 17. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (3 avaliações)

O termo discurso admite muitos significados. O mais conhecido deles é do discurso como uma exposição metódica sobre certo assunto. Um conjunto de ideias organizadas por meio da linguagem de forma a influir no raciocínio, ou quando menos, nos sentimentos do ouvinte ou leitor.

O que é um discurso linguístico?

LINGUÍSTICA realização concreta e irrepetível da linguagem verbal, escrita ou oral, e em qualquer registo (formal, informal, etc.)

Qual a definição de discurso?

Significado de Discurso

substantivo masculino Exposição de ideias, proferida em público, feita de improviso ou antecipadamente escrita com esse propósito; oração, fala. Maneira própria de se expressar através da fala: seu discurso era caótico.

Qual o objetivo do discurso?

O discurso dá sustentação aos enunciados e ao mesmo tempo é reforçado pelos enunciados que o realizam, mas nunca poderá se restringir a um enunciado específico nem poderá existir sem esses enunciados.

Quais são os elementos de um discurso?

São esses elementos que fazem do discurso um objeto de análise e estudo, ou seja, são os elementos constitutivos do discurso, como a ideologia, os efeitos de sentido, a memória discursiva, as condições de produção, o sujeito etc.

O que é o Discurso para os Linguistas?

28 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de discurso?

Em um texto narrativo, o autor pode optar por três tipos de discurso: o discurso direto, o discurso indireto e o discurso indireto livre. Não necessariamente estes três discursos estão separados, eles podem aparecer juntos em um texto.

Quais as principais características do gênero textual discurso?

O corpo do texto em si. O autor deve expor argumentos lógicos. Porém, não basta citar dados ou depoimentos de autoridades. É preciso apresentar informações adicionais que convençam as pessoas a adotar determinado comportamento ou atitude, adquirindo algum benefício ou evitando um prejuízo.

Qual a importância do discurso para o texto?

A Análise do Discurso nos fornece métodos teóricos eficientes para a análise de todo tipo de discurso, como também nos auxilia a ultrapassar a superficialidade da primeira leitura de um texto. ... Ainda julgamos necessário fazer certas diferenciações entre texto e discurso antes de iniciarmos as análises.

Como se analisa um discurso?

Análise do Discurso é tida como uma prática de análise do estudo lingüístico, existente no campo da comunicação. Ela consiste na análise da estrutura de um dado texto, seja ele verbal ou não-verbal, e suas respectivas preocupações.

O que é discurso para a filosofia?

DISCURSO. Na Filosofia clássica : "operaçäo intelectual que se efectua por uma sequência de operaçöes elementares e sucessivas". Um conhecimento discursivo opöe-se a um conhecimento intuitivo ou imediato. Pode-se assim assemelhar discursivo a racional, e discurso a razäo.

O que é discurso na narrativa?

O discurso do texto narrativo é a forma como a voz das personagens aparece na voz do narrador. ... Discurso direto – menciona a fala das personagens de maneira exata, sem que o narrador tenha participação. Discurso indireto – as falas das personagens são reproduzidas pelo narrador utilizando suas próprias palavras.

O que é discurso citado exemplos?

Quando convocamos a voz de outros autores em nossos textos, damos a isso o nome de “discurso alheio”, que, como o próprio nome diz, é “alheio”, de “outra pessoa” e, portanto, é muito importante ter sua origem respeitada. ...

Qual a diferença entre discurso e texto?

Texto: unidade linguística concreta, percebida pela audição (na fala) ou pela visão (na escrita), que possui um sentido e apresenta uma intenção comunicativa. ... Discurso: atividade comunicativa, constituída de texto e com texto discursivo (interlocutores, finalidade, contexto, etc.).

O que é discurso para Bakhtin?

(BAKHTIN, 2003b, p. 324). ... Para Bakhtin, o enunciado é a unidade concreta e real da comunicação discursiva, uma vez que o discurso só pode existir na forma de enunciados concretos e singulares, pertencentes aos sujeitos discursivos de uma ou outra esfera da atividade e comunicação humanas.

O que é a Análise do Discurso?

Empreender a análise do discurso significa tentar entender e explicar como se constrói o sentido de um texto e como esse texto se articula com a história e a sociedade que o produziu. O discurso é um objeto, ao mesmo tempo, lingüístico e histórico; entendê-lo requer a análise desses dois elementos simultaneamente.

Quais as três fases da Análise do Discurso?

As etapas do processo de análise dos discursos são: passagem da superfície linguística para o objeto discursivo; passagem do objeto discursivo para o processo discursivo; constituição dos processos discursivos2.

O que é modo de análise discursiva?

O que é a análise discursiva? A análise de discurso é um campo da linguística que tem como especialização a análise do uso da língua, especificamente a forma como se dão as construções ideológicas em um texto. Essa ferramenta é comumente usada para analisar ideologias presentes em textos midiáticos.

Qual a importância da Análise do Discurso para as aulas de interpretação de textos na educação básica?

A análise realizada permite aos professores e aos estudantes compreender quais seriam, para a autora, alguns dos caminhos que se pode trilhar para ler, analisar e interpretar textos, tomando como base a teoria e o método da análise do discurso fundada por Pêcheux.

O que é o discurso direto?

O discurso direto caracteriza-se por ser aquele em que o narrador reproduz as palavras de outra pessoa ou personagem. Um discurso direto pode aparecer no meio do texto. Para isso, utiliza recursos de pontuação como uso das aspas, dois pontos ou travessão, para demonstrar que a fala é de outrem.

O que é discurso direto e indireto e exemplos?

Discurso direto: — Eu comecei minha dieta ontem. Discurso indireto: Ela disse que começara sua dieta no dia anterior. Discurso direto: — Vou ali agora e volto rápido. Discurso indireto: Ele disse que ia lá naquele momento e que voltava rápido.

O que é discurso indireto e exemplos?

O discurso indireto é caracterizado pela intervenção do narrador no discurso, ao utilizar as suas próprias palavras para reproduzir as falas dos personagens. Esse tipo de discurso sempre é feito na 3ª pessoa. Exemplos: O aluno afirmara que precisava estudar muito para a prova.

Qual a relação entre discurso e o texto?

O discurso apresenta-se como um pensamento coletivo, ou seja, um conjunto de ideias comuns, partilhadas por um grupo. O texto é a manifestação concreta do discurso através de uma forma de linguagem, que pode ser verbal ou não verbal: literatura, pintura, música, fotografia,...

O que é o discurso de um texto?

Discurso é toda situação que envolve a comunicação dentro de um determinado contexto e diz respeito a quem fala, para quem se fala e sobre o que se fala. Quanto à fala, na narração pode vir de três formas: discurso direto, discurso indireto e discurso indireto livre.

É história texto ou discurso?

A história é sempre texto, ou mais amplamente, discurso, seja ele escrito, iconográfico, gestual etc., de forma que apenas a partir da decifração dos discursos que exprimem ou contêm a história poderá o historiador realizar seu ofício.

Como citar o discurso alheio?

Os verbos de dizer (dizer, responder, retrucar, afirmar, falar, entre outros) podem ser colocados antes do discurso direto, no interior do discurso direto ou no final do discurso direto. b) A fala citada aparece nitidamente separada por elementos tipográficos como as aspas, travessões, dois-pontos e itálico.

Artigo anterior
O que são gastos em contabilidade?
Artigo seguinte
Quais são os três períodos operatórios?