O que é o decaimento de um átomo?

Perguntado por: Álvaro Pacheco de Leal  |  Última atualização: 21. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (3 avaliações)

Desintegração radioativa, ou decaimento radioativo, é o nome dado ao fenômeno da transformação de um átomo em outro por meio da emissão de radiação a partir de seu núcleo instável. O núcleo de um átomo é instável quando a combinação do número de prótons e do número de nêutrons em seu interior não confere estabilidade.

Como funciona o decaimento?

Um decaimento radioativo ocorre quando isótopos instáveis têm seus núcleos rompidos em razão da instabilidade atômica. Para entender por que um isótopo se desintegra é preciso nos atentar para o núcleo atômico. ... Diante disso, o núcleo se rompe, por não conseguir comportar essas cargas repelentes.

O que é decaimento de partículas?

As reações que ocorrem no núcleo de elementos radioativos são reações de decaimento. ... Átomos que se encontram instáveis a nível nuclear e na busca de estabilidade acabam por emitir partículas e/ou ondas eletromagnéticas são radioativos; as reações que ocorrem no núcleo de elementos radioativos são reações de decaimento.

O que é tempo decaimento?

O processo de decaimento radioativo, sinônimo para tempo de meia-vida (t1/2) ou período de semidesintegração (P), é o fenômeno estatístico que permite prever por quanto tempo determinada quantidade de átomos produzirá emissões radioativas.

O que é núcleo pai é núcleo filho?

NÚCLEONS - São os prótons e/ou neutrons, isto é, são as partículas que compõem os núcleos. NÚCLEO PAI - É o precursor imediato de um núcleo filho. VEJA produto filho. NUCLÍDEO - É cada diferente tipo de átomo caracterizado por seu número de massa, número atômico e estado de energia de seu núcleo.

Os Átomos São Eternos? (O Decaimento de Prótons)

24 questões relacionadas encontradas

O que é partícula alfa beta é gama?

Radiação alfa (α): também chamada de partículas alfa ou raios alfa, são partículas carregadas por dois prótons e dois nêutrons, sendo, portanto, núcleos de hélio. ... Radiação beta (β): raios beta ou partículas beta, são elétrons, partículas negativas com carga – 1 e número de massa 0. Radiação Gama (γ): ou raios gama.

O que é radioisótopos?

Radionuclídeos ou radioisótopos são isótopos instáveis, ou seja, sujeitos ao processo de decaimento radioativo. Para entender melhor essa definição, vamos recordar as aulas de Química. Átomos são formados por partículas com carga positiva (prótons), neutra (nêutrons) e negativa (elétrons).

O que é o decaimento radioativo?

Desintegração radioativa, ou decaimento radioativo, é o nome dado ao fenômeno da transformação de um átomo em outro por meio da emissão de radiação a partir de seu núcleo instável. O núcleo de um átomo é instável quando a combinação do número de prótons e do número de nêutrons em seu interior não confere estabilidade.

Como calcular o tempo de decaimento?

Utilizar a definição de meia-vida, que é o período em que uma amostra perde metade da sua radiação. Assim, se temos 100% de uma amostra, após uma meia-vida, restarão 50% dela. Após mais uma meia-vida, haverá 25% dela. Em outras palavras, passaram-se duas meias-vidas no decaimento da amostra de 100% para 25%.

Como calcular tempo de decaimento?

Lei de decaimento radioativo: N = Ne- λt

A taxa de decaimento nuclear também é medida em termos de meia-vida . A meia-vida é a quantidade de tempo que um determinado isótopo leva para perder metade de sua radioatividade. Se um radioisótopo tiver meia-vida de 14 dias, metade de seus átomos terá decaimento em 14 dias.

O que são emissões Y?

Essa radiação eletromagnética emitida pelos elementos radioativos foi denominada radiação gama e representada pela letra grega γ. Elas são semelhantes aos raios X, não possuindo carga elétrica e nem massa. ... Em razão disso, as emissões gama podem atravessar um corpo humano e causar danos irreparáveis.

Como é o processo de decaimento alfa?

A emissão alfa , desintegração alfa ou decaimento alfa é uma forma de decaimento radioativo que ocorre quando um núcleo atômico instável emite uma partícula alfa transformando-se em outro núcleo atômico com número atômico de duas unidades menor e número de massa 4 unidades menor.

Quais são as partículas elementares?

Em física de partículas, uma partícula elementar ou partícula fundamental é uma partícula que não possui nenhuma subestrutura. Por exemplo, átomos são feitos de partículas menores conhecidas como elétrons, prótons e nêutrons.

Como fazer o decaimento radioativo?

O decaimento radioativo natural ocorre quando o núcleo do átomo de algum elemento químico é instável e, então, ele como que “se parte”, liberando radiações eletromagnéticas e desintegrando-se.

Como o urânio se transforma em chumbo?

É o caso do urânio, que, ao sofrer radiação, se transforma em chumbo. Na natureza, uma rocha que contiver urânio, depois de certo tempo terá apenas a metade da quantidade desse elemento. Esse tempo é chamado de meia-vida.

Como é feita a radiação nuclear?

A Química nuclear está intimamente relacionada com a radioatividade, o fenômeno no qual o núcleo instável de um átomo emite partículas e ondas com o intuito de atingir a estabilidade. ... As emissões das radiações alfa, beta e gama pelos átomos ocorrem em decorrência do decaimento radioativo dos átomos.

Qual é a constante de decaimento?

A constante é chamada constante de decaimento e é característica de cada núcleo. Obtemos, assim, o número N de partículas que permanecem radioativas depois de um tempo t. ... A constante tem dimensão de 1/s e caracteriza a fração de núcleos que decaem na unidade de tempo, isto é, determina a taxa de decaimento radioativo.

Como fazer o cálculo da radioatividade?

Z = 2.x - y + C
  1. Z = número atômico do elemento que emite as partículas alfa;
  2. x = número de partículas alfa emitidas;
  3. y = número de partículas beta emitidas;
  4. C = número atômico do elemento formado após a emissão de todas as partículas alfa e beta.

Como calcular o tempo de meia vida de uma reação?

Nós temos, aqui, que a meia-vida é o tempo que leva para a concentração do reagente cair pela metade da concentração inicial. Então, nós vamos representar isso como sendo a concentração inicial. Então, a concentração inicial, dividido por 2, pois a gente está caindo pela metade. O símbolo para a meia-vida é t½.

Que fator determina diretamente o decaimento radioativo?

O decaimento radioativo é calculado pelo tempo de meia-vida (ou período de semi-desintegração, P) do radioisótopo, que é o tempo necessário para que metade da massa da amostra inicial radioativa sofra desintegração, ou seja, torne-se estável.

O que é emissões radioativas?

REAÇÕES NUCLEARES NATURAIS

Ocorrem em núcleos instáveis, mais conhecidos como radioativos, que se modificam espontaneamente para adquirir maior estabilidade. Nessa transformação, partículas são emitidas do núcleo com grande velocidade. É o que chamamos de emissões radioativas.

Qual a importância do decaimento radioativo para os sistemas biológicos?

Radioatividade é geralmente usado em ciências da vida para medições diretas e altamente sensíveis de fenômenos biológicos e para visualizar a localização de biomoléculas marcadas isotopicamente com um radioisótopo.

Quais são os principais radioisótopos?

Radioisótopos
  • Carbono: 12C6 14C6 Não pare agora... ...
  • Hidrogênio: 1H1 2H1 3H1 O Hidrogênio com massa 1 é o mais abundante na natureza e não é radioativo. ...
  • Urânio: 238U92 235U92 O Urânio 235 é radioativo e é usado para construir os reatores nucleares e as bombas atômicas.
  • Cobalto: 59Co27 60Co27

Quais são os isótopos radioativos?

Dizemos que um elemento é um isótopo de outro elemento quando seus átomos possuem o mesmo número de prótons, mas diferente número de nêutrons. Muitos isótopos apresentam uma importante característica: são capazes de emitir algum tipo de radiação, sendo, por isso, chamados de isótopos radioativos ou radioisótopos.

O que significa o termo radioisótopo qual a aplicação destes na biologia?

Um radioisótopo ou isótopo radioativo é um átomo que tem excesso de energia nuclear, tornando-o instável. ... Por exemplo, o isótopo radioactivo tálio pode identificar vasos sanguíneos bloqueados em pacientes sem provocar danos ao corpo do paciente. O carbono-14 pode ser utilizado na datação de fósseis.

Artigo anterior
Quais os tipos de facas?
Artigo seguinte
Como saber se a pessoa tem algum tipo de câncer?