O que é o custo direto?

Perguntado por: Isaac Matias Moreira  |  Última atualização: 24. Februar 2022
Pontuação: 4.1/5 (70 avaliações)

O que é custo direto? Custo direto é aquele cujo valor é fácil de determinar, que é mensurável sem muita dificuldade, sem a necessidade de muitas contas. Por exemplo, são custos diretos a matéria-prima e os gastos com mão de obra direta.

Quais são os custos diretos?

– O que são custos diretos? Os custos chamados de diretos são aqueles que estão ligados a produção ou oferta do produto/serviço, isto é, sem esse custo não seria possível manter a operacionalidade do empreendimento.

O que são custos diretos exemplos?

O custo direto é aquele para o qual é mais fácil atribuir um valor, ou seja, que é mensurável sem dificuldades, sem necessidade de rateio e que é relacionado diretamente ao produto final. Exemplos de custos diretos são a matéria-prima e a mão de obra direta.

Quais são os custos indiretos?

Os custos indiretos são aqueles que não têm necessariamente uma relação direta com algum produto, departamento interno ou serviço oferecido pela empresa, mas ainda assim são essenciais para o funcionamento do negócio, então são rateados em diferentes critérios.

O que é o método de custeio direto?

No método do custeio direto, para determinado período, às despesas fixas de fabricação são adicionadas as despesas fixas de administração e de vendas, que, acrescidas do custo primário (ou custo variável) darão o custo total.

AULA 2 | CUSTOS DIRETOS E INDIRETOS

23 questões relacionadas encontradas

Qual o objetivo do custeio direto e como deve ser utilizado?

O CONCEITO DO CUSTEIO DIRETO

Visa ao custeio direto dar maior flexibilidade à determinação dos preços de venda e do lucro da empresa, separando as despesas fixas de fabricação, de vendas e de administração (que são debitadas diretamente à conta de lucros e perdas) dos custos diretamente variáveis com a produção.

Qual a vantagem do custeio direto?

Custeio Variável (custeio direto)

Este método é responsável por fornecer a margem de contribuição, indicador fundamental para o planejamento estratégico da empresa, pois ajuda a precificar produtos e serviços e saber como cada produto está contribuindo para o resultado total da organização.

O que é custo indireto exemplos?

Um exemplo comum de custos indiretos está na energia elétrica que uma indústria utiliza, já que acaba por ser um custo para a produção, mas mediato. Outros exemplos de custos indiretos aparecem em: Materiais não ligados à produção (de um escritório da empresa, por exemplo); ... Custos de depreciação ou amortização.

Quais são os custos diretos e indiretos?

Custo direto é aquele gasto determinado necessariamente pela produção, como compra de matéria-prima. Custo indireto também é um gasto terminado pela produção, mas a relação muitas vezes não é assim tão clara. Gastos em energia elétrica, por exemplo, são custos indiretos.

O que são custos indiretos da obra?

Os custos indiretos são todos os valores a serem gastos com a administração central da construção, salários de funcionários, despesas com viagens, seguros, impostos, taxas, consultorias e pró-labore dos diretores. Portanto, eles independem do volume produzido na obra.

Quais os tipos de custos?

Principais tipos de custos de uma empresa
  • 1 – Custos diretos. ...
  • 2 – Custos indiretos. ...
  • 3 – Custos fixos. ...
  • 4 – Custos variáveis.

Quais são os custos variáveis?

São exemplos de custo variável:
  • energia elétrica e água – caso sua produção dependa disso;
  • horas extras pagas a funcionários;
  • matéria prima;
  • custos com logística e entrega;
  • comissão de vendas;
  • taxas de remessa.

São exemplos de custos fixos?

Exemplos de custos fixos
  • Salário de funcionários;
  • Aluguel de máquinas ou equipamentos envolvidos na confecção de produtos ou prestação de serviços;
  • Manutenção de equipamentos;
  • Entre outros gastos envolvidos na fabricação de um produto ou prestação de serviço que se mantém fixos independentemente da quantidade vendida.

Quais são os custos indiretos de fabricação exemplos?

Como exemplo de custos indiretos de fabricação, considere óleos para lubrificação de máquinas utilizadas na produção, salários dos supervisores da produção, aluguel e energia elétrica da área industrial, entre outros.

O que são custos diretos e indiretos em uma obra?

Custos diretos e indiretos são aqueles que afetarão a obra, projeto e produto de forma direta, como a compra de materiais, ou de forma indireta, como despesas administrativas. Neste post abordaremos sobre alguns custos diretos e indiretos na engenharia, além de mostrar como calcular cada um deles.

Quais são os custos indiretos de uma empresa?

Entre as formas mais comuns de custos indiretos estão:
  • Os salários de funcionários que não trabalham na fábrica;
  • A depreciação e a manutenção de equipamentos;
  • As contas de água, energia elétrica, internet e telefonia;
  • O material de escritório e limpeza.

Como os custos indiretos são atribuídos aos produtos?

Já para calcular os custos indiretos, somam-se os gastos obtidos com outros elementos que concorreram indiretamente na fabricação do produto, como aluguel, IPTU, depreciação, gás e energia elétrica, os chamados custos indiretos de fabricação ou CIF.

Qual a vantagem e desvantagem do custeio variável?

As vantagens proporcionadas pelo custeio variável são basicamente com relação à produção de informações para a tomada de decisão. Do custeio variável extrai-se a margem de contribuição, que é a diferença entre o preço de venda e o custo do produto.

Qual a diferença entre custeio variável e custeio direto?

Custeio Variável não é a mesma coisa que Custeio Direto, pois, neste último, custos fixos que porventura sejam diretamente identificáveis com os objetos de custeio (outros que não sejam as unidades de produto, tais como a linha de produto, o centro de custos, o departamento), a estes são levados, o que jamais deve ...

Qual a diferença de custeio por absorção e custeio direto?

È o critério utilizado para acumular os custos de qualquer objeto ou segmento da empresa. ... No custeio por absorção os custos fixos são rateados aos produtos e/ou serviços enquanto no custeio variável estes custos são tratados como despesas, e vão direto para o resultado.

Quais são os principais métodos de custeio?

Os mais usados são o método de custeio variável, o método de custeio por absorção e o método ABC (do inglês Activity Based Costing), baseado em atividades.

Quais as principais características do custeio direto ou variável?

O Método de Custeio Direto, ou Variável, atribui para cada custo um classificação específica, na forma de custo fixos ou custos variável. O custo final do produto (ou serviço) será a soma do custo variável, dividido pela produção correspondente, sendo os custos fixos considerados diretamente no resultado do exercício.

Qual a metodologia de custeio que tem como uma de suas vantagens ser totalmente integrada à utilização do custo padrão e do orçamento flexível?

O Custeio por Absorção deve ser usado quando a empresa busca o uso do sistema de custos integrado à contabilidade. É válido tanto para fins de Balanço Patrimonial e Demonstração de Resultados como também, na maioria dos países, para Balanço e Lucro Fiscais.

O que são custos fixos e variáveis citar 3 exemplos?

Também são exemplos de custos fixos os gastos com limpeza, segurança e manutenção de máquinas. Já a matéria-prima é um exemplo típico de custo variável. Quanto mais produtos forem fabricados por uma indústria, maior será seu consumo de matéria-prima e, portanto, o gasto com ela.

É considerado custo fixo?

Conheça os custos fixos

Os custos fixos são aqueles que como o nome indica, mantêm-se fixos independentemente do volume de produção. ... Enquadram-se nos custos fixos despesas como aluguel, serviços de segurança, limpeza, planos de telefonia, manutenção de equipamentos, etc.

Artigo anterior
O que dar de presente para irmã mais nova?
Artigo seguinte
Como tomar Etna para parestesia?