O que é o currículo em espiral?

Perguntado por: Ricardo Faria de Nunes  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (61 avaliações)

O currículo em espiral é baseado na metodologia de ensino proposta pelo Método Matemático de Singapura. Seu objetivo é que o aluno se aprofunde nos conhecimentos de forma progressiva.

O que é espiral de aprendizagem?

A espiral da aprendizagem consiste em dar oportunidade ao aluno de rever e repassar conteúdos já trabalhados e experiências vividas. ... Neste vídeo exclusivo do Sistema Etapa, ela explica todo o envolvimento da neuroplasticidade e reorganização das sinapses que levam à aprendizagem.

Qual é a teoria de Jérôme Bruner?

A teoria de Bruner é pautada na participação ativa da criança no processo de aprendizagem por investigação, que leva a uma descoberta. Sua teoria explora o desenvolvimento da criança e um ensino no formato de um currículo em espiral.

Quais são as teorias de ensino?

Seis teorias da aprendizagem embasam as ações pedagógicas da ESP/CE: Teoria Experencial, Teoria Cognitiva da Aprendizagem, Teoria Social Cognitiva, Andragogia, Teoria da Carga Cognitiva e a Teoria de Fitts e Posner. A seguir, uma breve descrição de cada uma delas.

Quais são as características de auxílio do conteúdo a que Bruner se refere?

Quais sãos as características de auxilio do conteúdo a que Bruner se refere? a ) Avaliação, acompanhamento e efetivação de estruturação. b ) A forma de representação, a economia e a potência efetiva de uma estruturação. c ) Instrumento da atividade, economia e processos na organização.

O currículo em espiral: Jerome Bruner

21 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de variáveis consideradas no estudo da motivação?

No estudo da motivação são consideradas três variáveis: o ambiente, as forças internas do indivíduo (necessidade, vontade, interesse) e o objeto.

É conceito de aprendizagem significativa?

A aprendizagem significativa ocorre quando uma nova ideia se relaciona aos conhecimentos prévios, em uma situação relevante para o estudante, proposta pelo professor. Nesse processo, o estudante amplia e atualiza a informação anterior, atribuindo novos significados a seus conhecimentos.

Quais são as teorias do desenvolvimento e da aprendizagem?

Dentre essas teorias da aprendizagem podemos destacar três delas que considero a psicogênese do desenvolvimento infantil, e o interesse natural do indivíduo em cada fase de desenvolvimento numa perspectiva integracionista são elas as teorias de Wallon, Vigotsky e Piaget.

O que é a teoria da educação?

A teoria da educação estuda a educação como instrumento de equalização social e superação da marginalidade. Sociedade é concebida como harmoniosa. A mar- ginalidade é um fenômeno acidental que afeta individualmente um número maior ou menor de membros da sociedade.

O que são as teorias da aprendizagem qual a sua utilidade?

As teorias de aprendizagem buscam reconhecer a dinâmica envolvida nos atos de ensinar e aprender, partindo do reconhecimento da evolução cognitiva do homem, e tentam explicar a relação entre o conhecimento pré-existente e o novo conhecimento.

O que o construtivismo defende?

O Construtivismo afirma que o conhecimento é resultado da construção pessoal do aluno; o professor é um importante mediador do processo ensino-aprendizagem. A aprendizagem não pode ser entendida como resultado do desenvolvimento do aluno, mas sim como o próprio desenvolvimento do aluno (Fossile, 2010).

Qual a ideia central da proposta do currículo em espiral?

O currículo em espiral aborda a aprendizagem de modo que o aluno possa ir do conhecimento geral ao conhecimento especializado naturalmente. Isso se deve a um modelo de aprendizagem contínua que evita que os conceitos caiam facilmente no esquecimento.

Quais são os níveis de representação cognitiva segundo a teoria da instrução proposta por Bruner?

Bruner distingue três modos de representação do mundo pelos quais passa o indivíduo: a representação ativa, a representação icônica e a representação simbólica.

O que é uma espiral?

A espiral é um símbolo de evolução e de movimento ascendente e progressivo, normalmente positivo, auspicioso e construtivo, sobretudo na sua forma. Enquanto plana, a espiral pode ter associado o movimento de evolução e de involução.

O que é uma espiral construtivista?

A espiral construtivista – EC é uma metodologia problematizadora, concebida a partir de experiências que desenvolvi como docente, em currículos que utilizavam tecnologias educacionais ativas. A primeira formulação foi intuitiva e originada na interpretação dos achados de uma pesquisa 8. Lima VV.

O que é uma síntese provisória?

Considerando a teoria dialética do conhecimento27, a “síntese provisória” corresponde ao momento de síncrese, como uma visão global e inicial da realidade, e a “nova síntese”, aos momentos de análise e síntese. A partir da busca, a “nova síntese” representa a possibilidade de reconstrução dos saberes, à luz da ciência.

Qual o papel da teoria na educação?

Teorias para induzir o conhecimento

O estudo e o embasamento nas várias teorias da educação e do desenvolvimento dão origem a essa habilidade de conhecer e transmitir os conteúdos por meio de métodos e técnicas que visam ao aprendizado do aluno.

Quem são os teóricos da educação?

Veja a seguir.
  • Paulo Freire, o mentor da educação para a consciência. ...
  • Lev Vygotsky, o teórico do ensino como processo social. ...
  • Jean Piaget, o biólogo que colocou a aprendizagem no microscópio. ...
  • Maria Montessori, a médica que valorizou o aluno. ...
  • Emilia Ferreiro, a estudiosa que revolucionou a alfabetização.

O que diz a teoria de Paulo Freire?

Sua filosofia baseia-se no diálogo entre professor e aluno, procurando transformar o estudante em um aprendiz ativo. Nesse sentido, ele criticava os métodos de ensino em que o professor era tido como o detentor de todo o conhecimento, e o aluno apenas um “depositório” — o que ele chamava de “educação bancária”.

Quais são as teorias do desenvolvimento?

São eles: Hereditariedade: consiste em genes repassados pelos pais, que determinam o desenvolvimento de cada um. Dependendo das experiências e do ambiente, eles podem, ou não, se manifestar. Crescimento orgânico: a maturidade física dá ao adolescente/adulto possibilidades que ele não tinha quando criança.

O que é a teoria do desenvolvimento e quais suas principais correntes?

Dito isto, existem duas principais correntes atuais na teoria do desenvolvimento da economia. A primeira deriva da teoria clássica, e as suas variações tais como a teoria neoclássica e o neoliberalismo. Em suma esta corrente crê no avanço do comércio e da liberdade econômica como a chave para o desenvolvimento.

Quais são as teorias do desenvolvimento infantil?

Podemos dividi-las em: 1) Teorias psicanalíticas, discutidas por Sigmund Freud e Erik Erikson; 2) Perspectiva da Aprendizagem que se subdivide em condicionamento clássico, condicionamento operante e teoria da aprendizagem social; 3) A perspectiva Cognitiva de Piaget e Vygotsky.

O que é aprendizagem significativa exemplos?

Um exemplo de aprendizagem significativa para o ensino superior é a ferramenta dos mapas mentais. Trata-se de uma representação visual dos conceitos em forma de proposições, com a junção de termos conceituais para que se estabeleçam significados aos ouvintes.

O que é aprendizagem significativa segundo Piaget?

A aprendizagem significativa em uma ótica piagetiana

A assimilação designa o fato de que é do sujeito a iniciativa na interação com o meio. Ele constrói esquemas mentais de assimilação para abordar a realidade. Todo esquema de assimilação é construído e toda abordagem à realidade supõe um esquema de assimilação.

Quais são os tipos de aprendizagem significativa?

Existem três tipos de aprendizagem significativa que são aprendizagem representacional, conceitual e proposicional.

Artigo anterior
Em qual região do néfron A glicose é reabsorvida e como ocorre sua reabsorção?
Artigo seguinte
Para que serve o sândalo na Umbanda?