O que é o CPC 30?

Perguntado por: Maria Moreira Alves  |  Última atualização: 15. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (24 avaliações)

O CPC 30 (2012) explica que quando os serviços acontecerem por etapas durante um período específico de tempo, o reconhecimento da receita se dá pelo método linear durante este período, caso não haja outro método melhor para representar o estágio de execução da transação.

O que é o CPC na Contabilidade?

O Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) foi idealizado a partir da união de esforços e comunhão de objetivos das seguintes entidades: Associação Brasileira das Companhias Abertas (Abrasca); ... B3 Brasil Bolsa Balcão; Conselho Federal de Contabilidade (CFC);

Porque o CPC 30 foi revogado?

O CPC 47 (Receita de Contrato com Cliente), vigente a partir de 01/01/2018 substituiu e revogou alguns documentos, entre o eles, o CPC 30 (Receitas). ... Isso pode ocorrer, por exemplo, devido à falta de espaço do cliente ou devido a atrasos no seu cronograma de produção.

O que são receitas de contribuições CPC si?

Correspondem aos valores pagos pela contratação de seguros, licenças de softwares e outras ~\ despesas que são apropriadas nas contas de resultado mensalmente, observando o período de vigência do contrato em consonância com o regime de competência.

Quantos são os CPCs?

Atualmente, temos 47 Pronunciamentos Técnicos (CPCs) emitidos, além de Orientações e Interpretações Técnicas.

CPC 30 - Receitas

31 questões relacionadas encontradas

Qual é o último CPC?

O novo Código de Processo Civil, Lei n. 13.105, de 16 de março de 2015, foi sancionado nessa data e foi publicado no Diário Oficial da União de 17 de março de 2015.

Quando a receita deve ser reconhecida?

A receita deve ser reconhecida quando for provável que benefícios econômicos futuros fluam para a entidade e esses benefícios possam ser confiavelmente mensurados. Este Pronunciamento identifica as circunstâncias em que esses critérios são satisfeitos e, por isso, a receita deve ser reconhecida.

O que são receitas a realizar?

Assim, a "receita a realizar" deverá sempre corresponder a um valor líquido dos custos já incorridos ou a incorrer e da respectiva parcela de impostos aplicáveis, inclusive aqueles sobre a renda.

O que diz o CPC 47?

O CPC 47 é um pronunciamento do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) que define a forma como é feita a demonstração da receita decorrente de contratos com clientes. Ele unifica um conjunto de regras anteriores (CPC 17, CPC 30, ICPC 02 e ICPC 11) em uma única regra.

Qual norma substitui o CPC 30?

E através da Resolução 1.412/2012 do Conselho Federal de Contabilidade deu-se nova redação à NBC TG 30 – Receitas que consiste na norma contábil brasileira sobre Receitas, regulamentando o CPC 30 (R1), juntamente com a Deliberação 692/12 da Comissão de Valores Mobiliários.

Qual é o CPC que se refere aos contratos de construção?

Nesse contexto, o CPC 17 – Contratos de Construção estabelece os procedimentos e normas para contabilização de receitas e despesas dos contratos de longa duração.

O que é receita CPC?

Segundo o CPC 47, uma entidade apenas reconhece receita quando satisfaz uma obrigação de desempenho, transferindo um bem ou serviço prometido a um cliente. ... O reconhecimento de receita no momento da transferência do controle representa uma abordagem diferente do atual modelo de “riscos e benefícios”.

O que é o CPC é o IFRS na Contabilidade?

As Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS) vem sendo adotadas no Brasil desde 2010 tanto para empresas de grande porte como para as PMEs. ... Aqui no Brasil temos as CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis), que ajudam na tradução das Normas Internacionais de Contabilidade, as IFRS e IAS.

Qual o objetivo do CPC 00?

O objetivo do CPC 00 é:

auxiliar os responsáveis pela elaboração (preparadores) dos relatórios financeiros a desenvolver políticas contábeis consistentes quando nenhum pronunciamento se aplica à determinada transação ou outro evento, ou quando o pronunciamento permite uma escolha de política contábil; e.

O que é o CPC PME?

O CPC PME estabelece as normas gerais de contabilização das empresas brasileiras que são conceituadas como pequenas e médias empresas, contudo existem divergências entre a percepção dos benefícios e do custo da adoção deste pronunciamento.

Quais são as contas de receitas?

Receitas. Nas contas do grupo de receitas são registrados todos os valores recebidos pela empresa. Eles podem ser provenientes da operação direta, como venda de produtos ou serviços, de receitas não operacionais, como juros recebidos, e, até mesmo, da venda de um ativo que não é mais utilizado.

Quando se reconhece a receita?

A receita deve ser reconhecida quando for provável que benefícios econômicos futuros fluirão para a entidade e esses benefícios possam ser confiavelmente mensurados; e deve ser mensurada pelo valor justo da retribuição recebida ou a receber.

Como são caracterizadas as receitas de uma empresa?

A receita de empresa é todo o dinheiro recebido vindo das atividades da organização. Isso quer dizer que a receita é tudo o que a companhia ganha com venda de serviços, produtos, aplicações financeiras, etc.

Qual o fato gerador da receita?

O fato gerador da receita, a entrega do serviço ou do material ao contratante, independe do recebimento do valor correspondente à prestação do serviço ou da venda do bem ou material.

Como reconhecer receitas e despesas?

O principal conceito de receitas são os recursos provenientes da venda de mercadorias ou de uma prestação de serviços. As despesas, por sua vez, são todos os gastos que uma empresa precisa ter para obter uma receita. Alguns exemplos de despesas são os salários, a conta de água, luz, telefone, os impostos e etc.

Quais são as etapas que devem ser seguidas para o reconhecimento contábil de uma receita?

Eis as etapas que deverão ser seguidas até o reconhecimento contábil de uma receita:
  • Etapa 1 – Identificar o(s) contrato(s) com um cliente.
  • Etapa 2 – Identificar as obrigações de desempenho.
  • Etapa 3 – Determinar o preço da transação, por obrigação de desempenho.

Quando o CPC mudou?

O Código de Processo Civil de 2015, conhecido como Novo CPC, é um documento que reúne as leis e regramentos que regulam o processo judicial civil brasileiro. O Novo CPC foi criado através da lei nº 13.105/2015, de 16 de março de 2015, substituindo o Código de Processo Civil anterior, de 1973.

Qual a vigência do CPC 2015?

Assim, concluíram que, tendo o CPC/2015 sido publicado em 17/03/2015, o derradeiro dia da vacância será 17/03/2016 e a data da entrada em vigor do novo codex será 18/03/2016.

O que é CPC 46?

O CPC 46 – Mensuração do Valor Justo tem como objetivo definir o valor justo, estabelecendo a mensuração do valor justo e estabelecendo sua forma de divulgação.

Artigo anterior
Pode comer mandioca Rosa?
Artigo seguinte
O que tomar para corta a menstruação?