Como calcular o valor da taxa de condomínio?

Perguntado por: Nelson Sousa de Leite  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (35 avaliações)

Some todas as despesas do condomínio, como por exemplo: pagamento dos empregados, conta de água (caso não haja hidrômetros individuais), energia consumida pelas áreas comuns (elevadores, iluminação, etc) etc. Faça uma projeção desse valor para 12 meses. Ou seja, calcule o quanto você gastará durante um ano.

Como é feito o cálculo da taxa de condomínio?

A taxa de condomínio é calculada após a soma de todos os gastos que envolvem a manutenção do edifício, podendo ser realizado de duas formas diferentes para cada morador: por unidade ou por fração ideal.

O que determina o valor do condomínio?

Valor de condomínio é definido pelo número de apartamentos e funcionários, diz pesquisa. ... Além disso, na maioria dos prédios, o valor global das despesas é dividido pelo total de apartamentos. Assim, um prédio com despesa mensal de R$ 40 mil e apenas 32 apartamentos terá cota mensal de R$ 1.250 por morador.

Como saber se o valor do condomínio é justo?

Fração ideal

Essa forma de calcular o valor da taxa de condomínio é o indicado pelo Código Civil. Nesse caso, a tarifa é baseada no tamanho da propriedade, seja apartamento ou sala comercial. Isso significa que se o imóvel possui 200 m², o valor será maior que outra propriedade de 50 m², por exemplo.

Como contestar o valor do condomínio?

Se você for Proprietário do imóvel, deve formular sua queixa por Escrito e enviar para o Responsável pelo Condomínio de seu imóvel, através de Correspondência Registrada pelo Correio! Desta forma, você terá um comprovante legal de sua queixa, e o Responsável não poderá alegar ignorância!

Como é Calculado o Rateio da Taxa de Condomínio

37 questões relacionadas encontradas

Tem que pagar condomínio todo mês?

A taxa de condomínio é um valor pago mensalmente por todos os moradores que serve para o custeio da manutenção das áreas comuns do prédio. Ou seja, se quebrou um vidro do salão de festas ou foi preciso trocar alguma peça do portão da garagem, tudo isso é pago com o dinheiro dessa taxa.

Como calcular a taxa de condomínio por fração ideal?

1.336 do Código Civil a taxa de condomínio cobrada mensalmente deve ser baseada na fração ideal. Como regra geral o cálculo do valor da contribuição é realizado somando as despesas de todo o condomínio e dividindo pela fração ideal da unidade do condômino.

Como calcular ITBI fração ideal?

A base de cálculo do ITBI será o maior valor entre o valor de transação e o valor venal de referência, fornecido pela Prefeitura de São Paulo, de acordo com o Decreto nº 55.196/2014 e a Lei nº 11.154/1991. Para consultar o Valor Venal de Referência tenha em mãos o número do IPTU, a data da transmissão e clique aqui.

Como converter fração ideal em porcentagem?

Como transformar uma fração em porcentagem? É mais simples do que aparenta: para transformar a fração em porcentagem você pode dividir o numerador pelo denominador. Depois, basta multiplicar o resultado por 100 e já será uma porcentagem.

O que é fração ideal de condomínio?

Fração ideal, parte ideal, cota parte, ou como queiram chamar, significa a quantidade de propriedade que o titular da unidade tem nas partes comuns do condomínio.

Quando pagar a taxa de condomínio?

Quando o condomínio é pago? O condomínio é pago mensalmente por quem reside no apartamento naquele momento ou, então, pelo proprietário do imóvel, caso ele esteja desocupado.

Como funciona o pagamento de um condomínio?

Como é feita a cobrança

A taxa de condomínio pode ser cobrada de duas formas: em uma taxa fixa, que se mantém todos os meses, ou por rateio. O valor fixo deve ser calculado e aprovado previamente em uma assembleia. Já no rateio, o valor varia a cada mês.

Quando começo a pagar a taxa de condomínio?

Segundo a maioria, o que marca o início do pagamento da taxa condominial é quando o proprietário toma efetivamente a posse do imóvel, ou seja, quando ele começa a fazer o uso do imóvel e do condomínio.

Como recorrer dívida de condomínio?

Para entrar com uma ação judicial sobre dívida de condomínio o síndico deve reunir todas as provas e contatar um advogado. Em seguida, é iniciado o processo na Justiça. Durante uma execução, pode-se cobrar uma multa de 2%, juros de 1% ao mês e mais a correção pela inflação do período atrasado.

Como deixar de pagar condomínio?

Uma delas é que pra não precisar pagar condomínio todo mês, basta você não morar em um deles. E a segunda é que há algumas exceções nesta regra. Uma delas é a isenção para quem ocupa um cargo – o de síndico, por exemplo.

Como fazer uma contestação de cobrança indevida?

Como o cliente deve reclamar a cobrança indevida? O consumidor que sofrer uma cobrança indevida pode ir atrás dos seus direitos através do Procon municipal, entrando em contato via telefone ou site.

Quem paga o condomínio antes da entrega das chaves?

STJ acerca da exigibilidade da taxa de condomínio surgir com a entrega das chaves pressupõem a quitação por parte do comprador. Inadimplente o comprador, e estando disponível o imóvel à imissão, a mora é exclusiva daquele, respondendo pelos ônus decorrentes, inclusive as despesas condominiais.

Sou obrigado a pagar condomínio antes de receber as chaves?

Despesas de condomínio não podem ser cobradas antes da entrega das chaves. É inviável a cobrança de despesas de condomínio antes da entrega das chaves.

Como cobrar condomínio do inquilino?

Ele deverá conversar com o inquilino e cobrar deste o valor da multa. Porém, se o inquilino se recusar a pagar, será o condômino o responsável pelo débito. Há entendimentos que o condomínio até pode cobrar do próprio inquilino, mas via de regra, é o condômino (proprietário) o acionado nesses casos.

Quem deve pagar taxa de condomínio?

Porque as taxas de condomínio, segundo o artigo 1336, do Código Civil, são de obrigação do condômino, isto é, do proprietário, tendo em vista que a relação jurídica, neste caso, é entre condomínio-condômino.

Porque devo pagar taxa de condomínio?

Por que pagar condomínio? A taxa condominial serve para arcar com as despesas condominiais. Elas se referem a serviços, manutenção e melhorias das áreas comuns do condomínio, incluindo as despesas com funcionários e materiais.

De quem é a responsabilidade de pagar o condomínio?

A Lei do Inquilinato (Lei nº 8.245/91), em seu artigo 22, parágrafo único, diz que compete ao locador “pagar as despesas extraordinárias de condomínio” e no artigo 23, inciso XII, determina que cabe ao locatário “pagar as despesas ordinárias de condomínio”.

Como funciona fração ideal?

Segundo a Norma, a fração ideal é calculada multiplicando a área de todo o terreno pela área do imóvel em questão. Esse resultado precisa ser dividido pelo equivalente à área total de construção das unidades somadas.

Para que serve a fração ideal?

Essa divisão serve para que seja possível analisar de forma individual algumas questões, como para fins de cálculo de impostos e para a transmissão da propriedade da unidade.

Artigo anterior
Quantas marchas tem a Captiva 2.4 2012?
Artigo seguinte
O que pode causar o corte de giro?