O que é o controle de custos?

Perguntado por: Renato Amaral  |  Última atualização: 11. Januar 2022
Pontuação: 4.7/5 (33 avaliações)

Controle de custos é ter a administração dos custos fixos e dos custos variáveis do funcionamento de uma empresa sob controle. É fazer a gestão desses custos de forma que a empresa diminua suas despesas e maximize os seus lucros, sempre com o menor número de gastos possível.

Como é feito o controle de custos de uma empresa?

Como fazer o controle de custos
  1. As contas da empresa e dos sócios não podem se confundir. ...
  2. Implemente um fluxo de caixa e acompanhe o capital de giro. ...
  3. Um olho nos gastos. ...
  4. O outro olho no estoque. ...
  5. Cuidado ao escolher seus fornecedores.

Como fazer o controle de custos e despesas?

O primeiro passo para que você tenha um controle e gestão de custos eficiente separar os gastos variáveis dos fixos. Definidos os custos da empresa, é essencial que você faça um registro de todas as despesas, bem como uma previsão dos gastos e das receitas esperadas.

Quais são as atividades da gestão de custos?

Quais são os objetivos da gestão de custos?
  • fornecer informações sobre o rendimento e o desempenho de diversas atividades da empresa;
  • auxiliar no controle, planejamento e desenvolvimento das operações;
  • fornecer informações que possam subsidiar a tomada de decisões.

O que você entende por controle de custos e despesas?

Controle de custos x despesas

A diferença básica entre custos e despesas é a seguinte: os primeiros se relacionam diretamente ao produto ou serviço da empresa, e os segundos se referem à manutenção da atividade.

GESTÃO DE CUSTOS | Como Controlar Seus CustosPara Ter Lucro De Verdade

40 questões relacionadas encontradas

Qual é a diferença entre custo e despesa?

O que é despesa? Enquanto o custo está relacionado com os gastos que a empresa precisa fazer para oferecer suas mercadorias, a despesa remete a todos os gastos que envolvem os bens ou serviços para manter a parte administrativa da empresa, como o setor comercial, de marketing, de desenvolvimento e financeiro.

Qual é a definição de custos?

Custo é um gasto relativo ao bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços. Definição do custo de produção dos bens ou serviços vendidos constante no Regulamento do Imposto de Renda (art. 290 do RIR/99 – art.

Quais são as ferramentas mais utilizadas na redução dos custos?

Quais são as melhores ferramentas para reduzir custos?
  1. 1 – Chatbot. ...
  2. 2 – Sistema ERP online. ...
  3. 3 – Sistema de controle de vendas. ...
  4. 4 – Softwares de gestão. ...
  5. 5 – Google Drive.

Qual é a importância da gestão de custos para as empresas?

Um dos principais benefícios da gestão de custos é a redução de gastos desnecessários e excessivos. Isso porque, uma vez que os gastos são listados e monitorados, fica mais fácil controlar onde esses recursos estão sendo aplicados e se, de fato, estão gerando retorno.

Quais são os tipos de custos?

Esses gastos podem ser divididos entre custos e despesas e, ainda, dentro dos custos, podemos dividi-los entre diretos, indiretos, fixos e variáveis. Conhecer os diferentes tipos de custos é essencial para que uma gestão financeira assertiva seja realizada dentro da empresa.

Como apresentar custos?

Confira as nossas recomendações para implementar esse tipo de análise.
  1. Entenda as diferenças entre custos e despesas. ...
  2. Defina prioridades ao fazer um relatório financeiro. ...
  3. Lembre-se de que as metas são importantes. ...
  4. Use um software de controle financeiro. ...
  5. Coleta de dados. ...
  6. Separação de cada saída. ...
  7. Revisão de informações.

O que é controle de custos de produção?

O controle de custos, é a gestão administrativa dos custos fixos e dos custos variáveis de uma empresa. Uma boa gestão desses custos reflete na redução de despesas e maximizar os lucros. Esse controle, pode ser feito através de diversas ferramentas/ métodos, cada uma usada em busca de um objetivo específico.

Como avaliar os custos de uma empresa?

Basta subtrair a margem bruta dos lucros pelos custos de time externo. Lembrando que a margem bruta é igual à venda líquida menos os custos do produto e menos os custos logísticos. No final, os números da margem de servir precisam mostrar que os resultados que a empresa está gerando são maiores do que os gastos.

Por que é importante que as empresas controlem e otimizem seus custos?

Para operar de modo sustentável, a empresa precisa otimizar os próprios custos, os quais precisam ser menores que as receitas. Por esse motivo, torna-se impossível buscar uma redução de custos de maneira retroativa, sendo necessário o planejamento e o controle para que isso ocorra no futuro.

Qual o principal objetivo da gestão de custos?

O objetivo por trás de uma boa gestão de custos é entender como adequar melhor os investimentos para que a margem de lucro seja a maior possível. Por isso, evitar gastos desnecessários e tarefas sem valor agregado é obrigatório.

Qual a importância dos custos no ambiente de produção?

De acordo com Dutra (2010), é necessário desenvolver técnicas para a segurança e racionalização da produção, daí a importância do controle de custos. Com isso se tem facilidade para gerir o negócio, tomar decisões mais concretas e concisas, gerando mais vantagens e lucros para o sistema produtivo ou de serviço.

Quais são as ferramentas de qualidade?

As ferramentas da qualidade são um conjunto de metodologias utilizado para definir, medir, analisar e resolver problemas que impactam nos resultados das organizações. Estas ferramentas colaboram para que os problemas sejam solucionados de forma assertiva, direcionando corretamente os esforços.

Como reduzir os custos da qualidade?

Como reduzir os custos do negócio sem comprometer a qualidade?
  1. Saiba negociar com os fornecedores. ...
  2. Tenha cuidado na contratação de funcionários. ...
  3. Pense em como reduzir custos com a terceirização. ...
  4. Procure renegociar dívidas e tarifas bancárias. ...
  5. Aposte na digitalização de documentos.

Como podemos diminuir o custo com estoques?

5 estratégias para reduzir seus custos com estoque
  1. 1 – Se possível, use estoques menores. ...
  2. 2 – Conheça bem o comportamento do seu cliente. ...
  3. 3 – Descarte produtos obsoletos e sem saída. ...
  4. 4 – Faça um orçamento do seu estoque. ...
  5. 5 – Determine o volume de giro.

Qual é a definição para inflação de custos?

Por outro lado, a inflação de custos, também chamada de inflação de oferta, ocorre quando existe uma pressão para o aumento dos preços, devido ao aumento dos custos de produção. Ou seja, em um cenário com inflação de custos, a demanda pelos bens e serviços permanece a mesma, enquanto os custos de produção sobem.

O que é considerado despesa?

Despesa, para a Contabilidade, é o gasto necessário para a obtenção de receita. As Despesas são gastos que não se identificam com o processo de transformação ou produção dos bens e produtos. As despesas estão relacionadas aos valores gastos com a estrutura administrativa e comercial da empresa.

O que é custo e despesa exemplos?

Custos e despesas fixas são os gastos que independem do volume produzido ou vendido. ... Um exemplo de custo fixo é o salário da força de trabalho, que deve ser honrado mensalmente. Já um exemplo de despesa fixa é o aluguel do espaço físico da organização.

São exemplos de despesas?

Exemplos de despesas fixas
  • Aluguel da sala comercial ou imóvel;
  • impostos fixos;
  • folha de pagamento de colaboradores;
  • taxas bancárias;
  • seguros;
  • conta de energia elétrica, água e internet;
  • softwares e sistemas.

O que é avaliação de custo?

Definição - O que é Custo De Avaliação

Somatório dos custos decorrentes das atividades de inspeção, controle e auditoria da qualidade de produtos e serviços, com o objetivo de determinar o nível de qualidade de matérias-primas e produtos/serviços finais.

Como calcular a despesa total de uma empresa?

Total das Despesas Fixas ÷ Total das Vendas x 100. Essa conta indica o % que as despesas fixas representam das vendas. Quando aplicado sobre o preço de venda, encontra-se o valor em R$ que poderá ser somado aos demais custos e despesas para se chegar ao custo total das mercadorias.

Artigo anterior
Qual é a principal causa da fome no Brasil?
Artigo seguinte
Quem tem o Poder Executivo?