O que é o código genético?

Perguntado por: Neuza Ferreira de Abreu  |  Última atualização: 18. Februar 2022
Pontuação: 4.3/5 (7 avaliações)

Código genético é a relação entre a sequência de bases no DNA e a sequência correspondente de aminoácidos, na proteína.

O que é código genético explique?

O código genético é um código universal que estabelece a equivalência entre a sequência de bases no DNA (ácido desoxirribonucléico) e a sequência correspondente de aminoácidos, na proteína.

O que é o código genético e quais as suas principais características?

Entende-se por Código Genético essa relação entre as bases nitrogenadas (que compõem os ácidos nucléicos) e os aminoácidos (que compõem uma proteína). A molécula de DNA é composta por monômeros, chamados nucleotídeos. Cada nucleotídeo contém uma base nitrogenada, que tem a função de compor o código genético.

O que significa dizer que o código genético e degenerado?

Cada aminoácido corresponde a uma ou mais combinações de três nucleotídeos, chamadas códon. Como um mesmo aminoácido pode ser traduzido a partir de diferentes códons, o código genético é considerado degenerado (ou redundante).

O que significa dizer que o código genético é universal e degenerado?

Em outras palavras, o código genético é dito degenerado porque existem trincas diferentes para codificar um mesmo aminoácido. Só para o aminoácido leucina, por exemplo, existem seis diferentes trincas. ... Ou seja, o código genético é universal porque é válido para todos os seres vivos.

Biologia - Código Genético - Visão Geral

25 questões relacionadas encontradas

Porque se considera que o código genético e degenerado?

A importância do código genético ser degenerado consiste na ideia de que as diferentes combinações de nucleotídeos em trincas (códons) podem codificar o mesmo aminoácido. Isso pode diminuir as chances de se obter uma mutação no DNA que prejudique a formação/função de uma proteína importante pro organismo.

Qual é o código genético do ser humano?

Todos os seres vivos têm um código genético. O DNA é constituído por duas hélices que lembram os corrimãos de uma escada helicoidal. ... Retorcida e compactada, a longa molécula de DNA constitui uma estrutura intranuclear, o cromossomo. Nos seres humanos, as células contêm 46 cromossomos, formando 23 pares.

Onde ocorre o processo de tradução?

A tradução ocorre nos ribossomos, que estão situados no citoplasma. ... A sequência de nucleotídeos de uma molécula de mRNA é traduzida na sequência apropriada de aminoácidos de acordo com as determinações do código genético.

Como identificar os códons?

Os códons do mRNA são mostrados apenas como texto (na cor branca), complementares aos anti-códons da fita molde do DNA. Estes últimos são mostrados da esquerda para a direita, correspondendo ao sentido em que o mRNA seria sintetizado (5' para 3', anti-paralelo à fita codificante do DNA).

O que vem a ser um códon e qual a sua função?

Na genética molecular, um codão ou códon é uma sequência de três bases nitrogenadas de RNA mensageiro que codificam um determinado aminoácido ou que indicam o ponto de início ou fim de tradução da cadeia de RNAm.

Como ler o código genético?

Tabela do código genético

A leitura do da tabela é bem simples. Devemos procurar o códon na tabela e identificar qual aminoácido ele codifica. A formação das proteínas só terá início a partir do momento em que houver o códon iniciador. Sendo assim, sem ele, o processo de tradução do RNA-m não começa.

Quais etapas da tradução?

A tradução ocorre em três etapas (iniciação, alongamento e terminação), nas quais a informação presente no mRNA e organizada em codões (conjunto de 3 nucleótidos), é reconhecida pelos anticodões presentes nos tRNA's que transportam os resíduos de aminoácidos.

Onde ocorre o processo de replicação do DNA?

A replicação ocorre antes da divisão celular, durante a interfase. O processo de replicação inicia-se com a separação das duas fitas que formam a molécula de DNA. Em seguida, ocorre a ligação dos nucleotídeos livres no núcleo a um nucleotídeo correspondente em uma das fitas.

Onde ocorre a tradução Nos procariontes?

Em procariotos, o primeiro passo da iniciação ocorre com o reconhecimento do códon de início, que em E. Antes de iniciar a tradução, as subunidades ribossômicas encontram-se separadas. ... Para iniciar a síntese, a subunidade menor 30S se liga primeiramente ao RNAm.

Quais são os genes do ser humano?

Cada célula humana tem cerca de 25.000 genes. A maioria dos genes está contida nos cromossomos. O cromossomo é constituído por uma longa cadeia de DNA envolvido em torno de uma proteína especial denominada histona. A maioria dos cromossomos contêm vários genes diferentes.

Qual é a sigla do DNA?

O DNA (Ácido Desoxirribonucleico) é uma molécula presente no núcleo das células dos seres vivos que carrega toda a informação genética de um organismo.

Quando é determinado o sexo do indivíduo?

A determinação do sexo ocorre no momento da fecundação do óvulo. Nos mamíferos, essa determinação é feita através dos cromossomos sexuais encontrados nos gametas masculinos, que são os espermatozoides (XY), e no gameta feminino, que é o óvulo (XX).

Qual a importância do RNA na tradução?

No processo de tradução, a célula lê a informação de uma molécula chamada RNA mensageiro (RNAm) e usa essa informação para construir uma proteína.

Quantos códons apresenta o RNA que codifica uma proteína?

Quando essa proteína é produzida na célula, o RNA mensageiro precisa apresentar um códon para cada aminoácido presente na proteína. Ou seja, são necessários seis códons no RNA mensageiro.

Qual o significado do termo códon?

CÓDON - Trinca de nucleotídeos que codifica um aminoácido de uma proteína. COLINEARIDADE - Correspondência entre a sequência de nucleotídeos do DNA e do RNA com a sequência de aminoácidos de uma proteína.

Por que o código genético não é ambíguo?

Não ambíguo: cada códon corresponde a somente um aminoácido, mas um aminoácido pode corresponder a mais de um códon. Universal: Com raras exceções, o código genético é o mesmo nos mais diversos organismos (da bactéria ao homem).

Como ocorre o processo de tradução resumo?

A síntese de proteínas (tradução) ocorre no citoplasma e consiste na leitura do RNAm. O processo envolve três etapas conhecidas por: iniciação, alongamento e finalização. A síntese tem início (etapa de iniciação) quando a subunidade menor de um ribossomo e um RNAt específico associam-se a um RNAm.

Como ocorre o processo de splicing?

O splicing pode ocorrer durante e/ou após a transcrição do pré-mRNA. Quando este está completamente processado, o m RNA é exportado para o citoplasma para ser traduzido. Ou seja, o Splicing consiste na retirada dos íntrons de um RNA precursor, de forma a produzir um mRNA maduro funcional.

Quais são as etapas da síntese proteica?

Após a transcrição das informações genéticas do DNA em RNA mensageiro e seu deslocamento para a região na qual a proteína será produzida, todo o processo de síntese proteica acontece em três fases. São elas: iniciação da tradução, alongamento da cadeia polipeptídica e término da tradução.

Artigo anterior
Quanto tempo demora o cafe a fazer efeito?
Artigo seguinte
Quanto tempo demora para ativar um CNPJ inapto?