O que é o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem?

Perguntado por: Diogo Rafael Cunha  |  Última atualização: 1. Mai 2022
Pontuação: 4.8/5 (37 avaliações)

O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (CEPE) é um documento que reúne os princípios fundamentais para a conduta profissional de Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem, Auxiliares de Enfermagem, Obstetrizes e Parteiras e Atendentes de Enfermagem.

Qual o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem?

O código de ética dos profissionais de Enfermagem reúne normas e princípios, direitos e deveres. Bem como são pertinentes à conduta ética do profissional que deverá ser assumida por todos.

Para que serve o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem?

Tem por objetivo estabelecer parâmetros relacionados aos direitos, proibições, deveres e responsabilidades para o exercício da enfermagem frente às relações profissionais no contexto do cuidado com a pessoa, família e comunidade, as relações com a equipe interdisciplinar, com as organizações da categoria e organização ...

Qual é o objetivo de um Código de Ética?

Código de conduta ou de ética é um documento que reúne os princípios e valores adotados por uma organização, classe profissional ou nação. Ele serve como regimento interno, tendo como objetivo central promover uma postura homogênea entre todos os integrantes do grupo que o formou.

Qual a importância do Código de Ética?

Código de ética ou guia de conduta

Serve para orientar as ações de seus colaboradores e explicitar a postura da empresa em face dos diferentes públicos com os quais interage. É um instrumento que serve de inspiração para as pessoas que aderem a ele e se comprometem com seu conteúdo.

Novo Código de Ética da Enfermagem (Capítulo 1 - Dos Direitos) - Profª Juliana Mello

35 questões relacionadas encontradas

Quais são os princípios fundamentais do Código de Ética de Enfermagem?

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS

O profissional de enfermagem respeita a vida, a dignidade e os direitos humanos, em todas as suas dimensões. O profissional de enfermagem exerce suas atividades com competência para a promoção do ser humano na sua integralidade, de acordo com os princípios da ética e da bioética.

Qual a lei do exercício profissional da enfermagem?

LEI No 7.498, DE 25 DE JUNHO DE 1986.

Dispõe sobre a regulamentação do exercício da enfermagem, e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei: Art.

Quais são as proibições do Código de Ética de Enfermagem?

Proibições – Código de Ética de Enfermagem

62: Executar atividades que não sejam de sua competência técnica, científica, ética e legal ou que não ofereçam segurança ao profissional, à pessoa, à família e à coletividade; Art.

Quais são as proibições da enfermagem?

Art. 26 - Negar assistência de enfermagem em qualquer situação que se caracterize como urgência ou emergência. Art. 27 - Executar ou participar da assistência à saúde sem o consentimento da pessoa ou de seu representante legal, exceto em iminente risco de morte.

São proibições do profissional de enfermagem exceto?

É veementemente proibido de acordo com o código de ética dos profissionais de enfermagem, exceto: Delegar atividades privativas do(a) enfermeiro(a) a outro membro da equipe de enfermagem, exceto nos casos de emergência.

O que o enfermeiro não deve fazer?

Enfermeiro não deve realizar outras funções durante a classificação de risco. A Classificação de Risco e Priorização da Assistência não pode ser feita de forma concomitante com outras atividades do enfermeiro. A determinação, expressa na Resolução Cofen 661/2021, busca garantir a segurança dos pacientes.

O que é a lei do exercício profissional?

Toda lei do exercício profissional, de uma forma geral, atende necessidades elementares da institucionalização de uma profissão, a delimitação de seu campo de trabalho e a definição jurídica de sua identidade profissional.

O que é a lei 5905 73?

DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DOS CONSELHOS FEDERAL E REGIONAIS DE ENFERMAGEM E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Qual é a lei do exercício profissional para os colaboradores da área da saúde?

No dia 08 de junho de 1987 o presidente da República assinou o decreto regulamentando a Lei nº 7.498 do exercício profissional da enfermagem.

Quais são os princípios básicos de Enfermagem?

Além dos princípios da Bioética, que podem ser incorporados pelos profissionais da saúde, outros valores importantes estão presentes em códigos de ética da área e do trabalho.
...
5 princípios importantes aos profissionais da saúde
  1. Integridade. ...
  2. Imparcialidade. ...
  3. Confidencialidade. ...
  4. Autonomia. ...
  5. Idoneidade.

O que são os princípios fundamentais?

Resumo sobre os princípios fundamentais

Estado Democrático de Direito, Soberania Popular, Soberania, Cidadania, Dignidade da Pessoa Humana, Valorização do Trabalho, Livre iniciativa e Pluralismo Político.

Quais são os princípios da ética?

De acordo com Aristóteles, os valores éticos são os seguintes: coragem, temperança, liberdade, magnanimidade, mansidão, franqueza e justiça. Para Aristóteles, o ser humano moral, virtuoso, é aquele que consegue transformar a boa conduta, em um hábito na sua vida.

Quem criou a Lei 5905 73?

– LEI N 5.905/73, DE 12 DE JULHO DE 1973 Conselho Federal de Enfermagem - Brasil.

Quais as penalidades impostas pelo Cofen e Coren conforme a Lei 5905 73?

III - censura; IV - suspensão do exercício profissional; V - cassação do direito ao exercício profissional. § 1º As penas referidas nos incisos I, II, III e IV deste artigo são da alçada dos Conselhos Regionais e a referida no inciso V, do Conselho Federal, ouvido o Conselho Regional interessado.

O que compete aos conselhos regionais?

Compete aos Conselhos Regionais, EXCETO

disciplinar e fiscalizar o exercício profissional, observadas as diretrizes gerais do Conselho Federal. elaborar o Código de Deontologia de Enfermagem e alterá-lo, quando necessário. manter o registro dos profissionais com exercício na respectiva jurisdição.

Qual a importância da lei do exercício profissional?

Esta lei regulamentou a prescrição de enfermagem e a consulta de enfermagem como atribuições privativas do enfermeiro, estabelecendo um limite entre as atividades exercidas pelos profissionais da Enfermagem.

Pode chamar enfermeiro de doutor?

Resolução COFEN-256/2001 Autoriza o uso do Título de Doutor, pelos Enfermeiros.

Quais são as atividades privativas do enfermeiro?

Dentre as atividades e procedimentos privativos do enfermeiro, estão:
  • Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE);
  • Aprazamento de Prescrição Médica;
  • Classificação de Risco;
  • Cateterismo Vesical de Demora e de Alívio;
  • Punção de Port-a-CathⓇ;
  • Punção de Veia Jugular;
  • Passagem, cuidados e manutenção de PICC;

Qual é a tarefa de um enfermeiro?

São muitas as atribuições do enfermeiro, como: realizar triagens, preencher prontuários, oferecer os primeiros atendimentos, coletar exames, administrar medicamentos e monitorar o estado de saúde dos pacientes. Eles são os profissionais que estão na chamada “linha de frente”.

Quais são os direitos e deveres dos profissionais de enfermagem?

Quais são os principais direitos e deveres do técnico em enfermagem?
  • exercer sua função em todo o território nacional, com amparo legal e reconhecimento da profissão autônoma;
  • ser tratado segundo os pressupostos e princípios legais, éticos e dos direitos humanos conforme a raiz da Constituição;

Artigo anterior
O que é a segunda geração do Romantismo?
Artigo seguinte
Como fazer o celular piscar quando receber mensagem?