Quais são as recomendações em segurança em projetos elétricos?

Perguntado por: Mara Figueiredo de Marques  |  Última atualização: 13. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (69 avaliações)

Segurança em Instalações Elétricas Desenergizadas
Constatação da ausência de tensão; Instalação de aterramento temporário com equipotencialização dos condutores dos circuitos; Proteção dos elementos energizados existentes na zona controlada (Anexo I); Instalação da sinalização de impedimento de reenergização.

Quais devem ser as medidas de segurança nas redes elétricas?

São três as principais medidas de controle de risco em instalações elétricas: Medidas de proteção coletiva; Medidas de proteção individual; Procedimentos de trabalho.

O que são medidas de prevenção ao risco elétrico?

As medidas de controle do risco elétrico são apresentadas, objetivando com que o profissional saiba identificar as melhores condutas para uma situação de risco. Desenergização, aterramento funcional, barreiras e invólucros e colocação fora do alcance são algumas das técnicas abordadas.

Qual a medida de proteção mais eficiente para os riscos elétricos?

Sinalização: É uma medida simples e eficaz para prevenir acidentes de origem elétrica.

Quais são os pontos considerados de segurança em instalações elétricas Desenergizadas para o trabalho?

10.5.1 Somente serão consideradas desenergizadas as instalações elétricas liberadas para trabalho mediante os procedimentos apropriados, obedecida à seqüência abaixo: a) Seccionamento; b) Impedimento de reenergização; c) Constatação da ausência de tensão; d) Instalação de "Aterramento Temporário" com ...

CIRCUITOS ELÉTRICOS EM CONDUTO FECHADO, PRINCIPAIS RECOMENDAÇÕES | FAM ENGENHARIA

41 questões relacionadas encontradas

O que garante a segurança em instalações elétricas?

Para atividades em instalações elétricas deve ser garantida ao trabalhador iluminação adequada e posição de trabalho segura, de acordo com a NR 17 – Ergonomia, de forma a permitir que ele disponha dos membros superiores livres para a realização das tarefas.

O que é Instalações Desenergizadas?

A desenergização é um conjunto de ações coordenadas, sequenciadas e controladas destinadas a garantir a efetiva ausência de tensão no circuito, trecho ou ponto de trabalho durante todo o tempo de intervenção e sob controle dos trabalhadores envolvidos.

Qual a medida de controle para o risco de arco elétrico?

A NFPA 70E define ainda que: a fronteira de proteção ao risco de arco elétrico é a distância na qual é provável que uma pessoa receba queimadura de segundo grau, assumida quando recebe uma energia incidente de 5 j/cm2 (1,2 cal/cm2).

Quais são as duas medidas mais comuns e eficientes no controle do risco da eletricidade Estatica?

O aterramento é a forma mais comum e eficiente de evitar esses danos, mas outras medidas podem ser tomadas, como escolher um piso com isolamento, usar calçados com solado de borracha e não ter por perto objetos com alta concentração de cargas.

Como se prevenir de acidentes de eletricidade?

Como fazer para evitar choques elétricos
  1. Não sobrecarregue as instalações elétricas. ...
  2. Não deixe aparelhos eletrônicos energizados perto da pia. ...
  3. Tenha cuidado ao trocar a temperatura do chuveiro. ...
  4. Tenha cuidado ao instalar antenas de TV. ...
  5. Tenha atenção com as crianças. ...
  6. Utilize um organizador elétrico.

Quais são as medidas de controle de risco?

Considerando as medidas de proteção coletiva, três alternativas podem ser adotadas:
  • Eliminação do risco;
  • Sinalização e Bloqueio do risco;
  • Neutralização do risco, sendo que a Neutralização se subdivide em outras três etapas chamadas de proteção contra o risco, isolamento do risco e enclausuramento do risco.

Quais são as medidas de controle?

As medidas de controle são o conjunto das ações estratégicas de prevenção destinadas a eliminar ou reduzir os eventos indesejáveis que tem capacidade potencial para causar lesões ou danos à saúde dos trabalhadores.

O que é EPI e qual a sua importância?

EPI significa Equipamento de Proteção Individual. São equipamentos e acessórios desenvolvidos para proteger uma parte do corpo ou o indivíduo todo contra riscos específicos.

Quais as medidas preventivas de controle do risco elétrico que devem ser adotadas em todas as intervenções em instalações elétricas?

10.2.1 Em todas as intervenções em instalações elétricas devem ser adotadas medidas preventivas de controle do risco elétrico e de outros riscos adicionais, mediante técnicas de análise de risco, de forma a garantir a segurança e a saúde no trabalho.

Quais as principais proteções que devem ser implementadas para evitar o contato direto com a eletricidade?

Continue a leitura!
  1. Treinamento. A capacitação é o melhor modo de prevenir acidentes. ...
  2. Equipamento de Proteção Individual (EPI) ...
  3. Proteção de Equipamentos Elétricos. ...
  4. Sinalização. ...
  5. Normas para segurança do trabalho com eletricidade.

O que define a segurança com eletricidade?

O que é a segurança em eletricidade? A segurança em eletricidade nada mais é que um conjunto de medidas que garantem a identificação e o controle dos riscos aos quais trabalhadores que lidam com redes elétricas estão expostos. A indústria é movida, em grande parte, por energia elétrica.

Como evitar danos com a eletricidade estática?

Como evitar eletricidade estática
  1. Use tecidos naturais, como algodão. Evite esfregar seus dispositivos em tecidos sintéticos, como nylon ou poliéster.
  2. Se você estiver em ambientes fechados, use um umidificador.
  3. Hidrate a pele.

Quais as medidas de controle de risco elétrico quando falamos de desenergização de um circuito energizado?

A medida preventiva é obtida por meio de um curto-circuitamento da tensão de contato, efetuando-se uma ligação condutora de baixo valor resistivo entre a parte da instalação e a terra. Sistema de aterramento temporário.

Quanto às medidas de controle contidas na nr-10 segurança em instalações e serviços em eletricidade é correto afirmar?

Considerando-se o tópico Das medidas de controle da NR-10, é correto afirmar que a carga mínima instalada em um estabelecimento para que este tenha a obrigatoriedade de constituir e manter o Prontuário de Instalações Elétricas, bem como esquemas unifilares atualizados, é de 75 kW.

O que é análise de risco de arco?

Conforme verificamos no artigo anterior, a exposição ao risco de arco elétrico é condição intrínseca em trabalhos com circuitos energizados, tanto em baixa quanto em alta tensão, sendo a principal causa de lesões nos profissionais da área elétrica.

Quais são os principais riscos de um arco elétrico?

A alta temperatura que pode envolver um arco elétrico é a principal causa de preocupação com esse fenômeno. ... Entretanto, além da alta temperatura, um arco elétrico apresenta outros riscos, como os vapores metálicos tóxicos, projeção de metal fundido, luz extremamente intensa e uma significativa onda de pressão.

Quais são as condições fundamentais para a existência de um arco elétrico que tipos de riscos ele oferece?

Existem várias causas na ocorrência de arco elétrico, e as de maior destaque são aquecimento de uma conexão mal apertada, esquecimento de ferramentas após manutenção, poluição excessiva ou degradação dos meios isolantes, operação indevida, sobretensões devido à descarga atmosférica, operação do sistema de proteção ...

O que é desenergizado?

O que é a desenergização? Esse é o procedimento realizado para a supressão da instalação. Ele pode ser definido como um conjunto de ações coordenadas, controladas e sequenciadas que se destinam à garantia da ausência total de tensão no circuito — devendo este estar sob controle durante todo o tempo de trabalho.

Qual é a diferença entre desligado e desenergizado?

Uma forma de realizar as atividades necessárias, reduzindo os riscos ao máximo, é realizando a desenergização. Esse processo não é o simples desligamento do sistema, mas a supressão da energia na instalação – o que o torna mais seguro.

Quando podemos considerar um circuito desenergizado?

Constatar a ausência de tensão através de procedimentos e equipamentos apropriados à tensão de trabalho da rede elétrica em questão, de todos os circuítos, elementos e partes que direta ou indiretamente afetam ou interferem na zona de trabalho.

Artigo anterior
O que é intercultural?
Artigo seguinte
Quem pode fazer a vasectomia?