O que é o cimento?

Perguntado por: Manuel Jorge Garcia  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (32 avaliações)

O cimento é um aglomerante hidráulico que, em contato com a água, produz reação exotérmica de cristalização de produtos hidratados, ganhando assim resistência mecânica. É o principal material de construção usado como aglomerante.

O que é feito o cimento?

Como vimos, o cimento “é feito de calcário e argila”, mas “depois de misturadas eles vão para um moinho juntamente com outros aditivos”: a areia e o minério de ferro, principalmente. De modo geral, o calcário, a argila, a areia e o minério de ferro são moídos e geram o que os fabricantes chamam de “farinha” ou “cru”.

O que é cimento e qual sua função?

O cimento é um pó fino, com propriedades aglutinantes, que pode ser utilizado para diversos fins, como na composição de argamassa, reboco de parede, na fabricação de concreto, etc. ... Além do cimento, outros materiais presentes na composição do concreto são água, areia e pedra.

Qual é a composição química do cimento?

Composição química do cimento

Os componentes principais, cuja determinação é feita a partir de uma análise química, são: cal (CaO), sílica (SiO2), alumina (Al2O3), óxido de ferro (Fe2O3), magnésia (MgO), álcalis (Na2O e K2O) e sulfatos (SO3).

Qual é a matéria-prima do cimento?

O calcário, principal matéria-prima da fabricação do cimento, é extraído da jazida subterrânea ou a céu aberto. Após a extração, o calcário vai para a britagem, etapa que o reduz às dimensões adequadas ao processamento industrial.

COMO É FEITO CIMENTO #Boravê ?Manual do Mundo

21 questões relacionadas encontradas

Como o cimento funciona?

Ele é formado basicamente por uma mistura de argila e calcário (rocha de carbonato de cálcio), que os fabricantes chamam de “farinha”. ... Por ser um material inerte, ela não reage quimicamente com os outros elementos da fórmula – ao contrário, engrossa a mistura impedindo que o cimento rache.

Quais são os tipos de cimento?

O mercado nacional dispõe de 8 opções, que atendem aos mais variados tipos de obras. O cimento Portland comum (CP I) é referência, por suas características e propriedades, aos demais tipos básicos de cimento Portland.

Por que o cimento é importante?

O cimento é um dos materiais mais utilizadas na construção civil. ... Ele também pode ser definido como um aglomerante ativo e hidráulico, pois com adição de água inicia-se uma reação química transformando o cimento numa massa que cristaliza, endurece e fornece alta resistência mecânica à compressão com o tempo.

Onde é extraído o cimento?

As matérias-primas necessárias para a produção de cimento (carbonato de cálcio, sílica, alumínio e minério de ferro) são geralmente extraídas de rocha calcária ou argila. Essas matérias-primas são extraídas das minas por meio de detonações.

Como é feito o cimento cola?

Para sua fabricação será utilizado na formula 90,2% de cimento puro, 0,8% de solotex (produto químico) e 9% de micro silicato (liga), e será comercializada em embalagem de 5kg podendo o consumidor preparar até 20kg de argamassa acrescentando apenas areia e água.

Qual a importância do cimento no concreto?

A importância do cimento para a obra

Basicamente, ele consiste em uma espécie de pó, bem fino, que apresenta propriedades aglomerantes, ligantes ou aglutinantes. O cimento serve como base para criar uma massa que terá a função de unir outras matérias-primas, ajudando a formar a estrutura de uma obra.

Porque o cimento é utilizado na construção civil?

Ele é muito utilizado na indústria de pré-moldados (para diminuir o tempo de desenforma das peças e aumentar a produtividade), em concreto protendido, pisos industriais e argamassas armadas.

Qual é a função do cimento no concreto?

O cimento é um pó muito fino feito de calcário e outros minerais, que absorve a água e atua como um agente de ligação para manter o concreto em bloco.

Qual a diferença entre os tipos de cimento?

Mas afinal qual diferença entre os cimentos CP2 e CP3 ? Os cimentos CP II são ditos compostos pois apresentam, além da sua composição básica (clínquer+gesso), a adição de outro material. O CP II-E, contém adição de escória granulada de alto-forno, o que lhe confere a propriedade de baixo calor de hidratação.

Qual melhor tipo de cimento?

Quando é necessário um cimento com baixa permeabilidade o cimento ideal é o CP IV, que possui uma adição de material pozolânico maior que o CP II – Z. Ele tem como característica maior durabilidade, podendo ser utilizado nas fundações de obras de pequeno porte, devido a baixa permeabilidade.

O que endurece o cimento?

O endurecimento do concreto é resultado de um processo de hidratação, que é, exatamente, a reação química entre o cimento e a água.

Porque o cimento ficou azul?

Trata-se de falta de hidratação e, portanto, de produção de hidróxido de cálcio, que resulta uma cor mais escura. O concreto também pode ter sua coloração alterada devido ao ataque por sulfatos.

Porque se mistura areia no cimento?

Para endurecer e ser usado em construções, esse cimento precisa receber água, formando Uma pasta. ... Com isso, a areia diminui a reação entre os componentes do cimento e a água, e não deixa que uma grande quantidade de umidade escape, evitando as trincas e rachaduras.

Qual é a matéria-prima do tijolo?

Os tijolos para construção civil podem ser fabricados a partir de argila, areia, xisto macio (argila xistosa), ardósia, silicato de cálcio, cimento, concreto entre outras matérias menos usuais, sendo a argila o material mais comum de ser utilizado.

O que acontece se colocar cimento demais no concreto?

Porém, tanto seu excesso quanto sua falta podem prejudicar o concreto. Quando ela é adicionada além do recomendado, cria vazios que deixa o concreto bem menos resistente, possibilitando o aparecimento de fissuras.

Qual o cimento ideal para concreto?

Para as fundações, o indicado é o cimento portland de alto-forno (CP III). Menos poroso e mais durável, pode ficar exposto a esgoto e chuva ácida. No caso de uso em concreto com agregados reativos, peças de grandes volumes e obras em ambientes agressivos, o melhor é o cimento portland pozolânico (CP IV).

Como os compostos do cimento influenciam nas propriedades do concreto?

As propriedades de um material à base de cimento estão relacionadas com sua porosidade, a qual depende da densidade de empacotamento das partículas e do grau de hidratação do cimento, porém as influências de ambos os parâmetros são opostas: para uma distribuição granulométrica mais aberta, a densidade de empacotamento ...

Artigo anterior
Quais foram as mudanças ocorridas no ECA?
Artigo seguinte
Como é morar em um container?