Quem foi Juscelino Kubitschek e qual sua importância para o Brasil?

Perguntado por: Bárbara Constança Batista Garcia  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (4 avaliações)

Juscelino Kubitschek de Oliveira BTO • GColIH • GCTE, também conhecido pelas suas iniciais JK (Diamantina, 12 de setembro de 1902 — Resende, 22 de agosto de 1976) foi um médico, oficial da Polícia Militar mineira e político brasileiro, foi o 21º Presidente do Brasil entre 1956 e 1961.

Qual a importância de Juscelino Kubitschek para o Brasil?

Além disso, JK construiu hidrelétricas, refinarias de petróleo, rodovias e ferrovias. Mais um aspecto de sua gestão foi o início da produção de bens de consumo em território brasileiro. Assim, podemos citar a indústria automotiva e a de eletrodomésticos.

O que Juscelino Kubitschek fez de importante?

A construção de Brasília foi um dos fatos mais marcantes da história brasileira, e da política de JK no seu mandato de cinco anos como presidente, sendo uma das maiores obras do século XX.

Qual foi o primeiro presidente brasileiro?

Cerimônia de posse do Presidente Deodoro da Fonseca como primeiro Presidente da República, em 26 de Fevereiro de 1891.

Como foi o governo de JK no Brasil?

Juscelino Kubitschek assumiu a presidência em 31 de janeiro de 1956 e seu governo ficou marcado pela sua política desenvolvimentista, isto é, que incentivava o desenvolvimento econômico do país via industrialização.

Governo de Juscelino Kubitschek (resumo)

38 questões relacionadas encontradas

Quais foram as principais medidas tomadas por Juscelino Kubitschek?

As principais medidas adotadas no Governo JK proporcionaram o grande desenvolvimento das áreas urbanas, enquanto foram escassos os investimentos nas áreas rurais. Esse fator levou ao aumento do êxodo rural, ou seja, do deslocamento da população do campo em direção às cidades.

Quais foram os principais objetivos do plano de metas?

Plano de Metas foi um programa cuja finalidade era melhorar as infraestruturas brasileiras implementado durante o governo de Juscelino Kubitschek (1956-1960). O projeto definia trinta objetivos, agrupados em cinco setores, a serem alcançados: energia, transporte, indústria, educação e alimentação.

Quais foram os principais fatos do governo de João Goulart?

Os principais acontecimentos dele estão relacionados com a discussão em torno das Reformas de Base, reformas estruturais propostas pelo presidente, e da conspiração golpista, que se realizou durante o mandato de Jango e resultou na sua destituição por meio do Golpe Civil-Militar de 1964.

Qual foi a contribuição do governo de Getúlio Vargas e do governo de Juscelino Kubitschek para o desenvolvimento do processo de industrialização do Brasil?

Um exemplo da política varguista foi a construção da Usina de Volta Redonda no Rio de Janeiro como também as construções da Companhia Vale do Rio Doce, destinadas à exploração do minério de ferro em Minas Gerais, e da Petrobrás em 1953, que contribuíram bastante para o aceleramento do crescimento industrial.

Qual foi o legado do processo de industrialização desenvolvido no Brasil por Juscelino?

O governo JK retirou de lá, transformando-o no plano de metas com o objetivo de conciliar investimento público e privado em setores de base e infraestrutura, e melhorar as condições sociais do país. O plano era focado em 5 setores: transporte, energia, alimentação, educação e indústria de base.

Quais as principais características do processo de industrialização brasileira no período do governo de Juscelino Kubitschek?

Industrialização no Governo JK

Foi durante esse período que houve um grande crescimento industrial e o consequente aumento do padrão de vida, além da possibilidade de consumo de uma parcela da população: a classe média. Entretanto, houve também o grande aumento da desigualdade social.

Quais foram as Reformas de Base do governo de João Goulart?

Entre as principais Reformas de Base estavam: a agrária, a administrativa, a constitucional, a eleitoral, a bancária, a tributária (ou fiscal) e a universitária (ou educacional).

O que foram esses atos?

Os Atos Institucionais (AI) foram diplomas legais baixados pelo poder executivo no período de 1964 a 1969, durante a ditadura militar brasileira. Foram editados pelos Comandantes-em-Chefe do Exército, da Marinha e da Aeronáutica ou pelo Presidente da República, com o respaldo do Conselho de Defesa Nacional.

Quais eram as propostas de João Goulart para as Reformas de Base?

Reformas de base foi o nome dado pelo 24° presidente do Brasil, João Goulart, às reformas estruturais propostas por sua equipe. Estas incluíam os setores educacional, fiscal, político, urbano e agrário.

Quantas metas tinha o Plano de Metas?

Esse ideal desenvolvimentista foi consolidado num conjunto de 30 objetivos a serem alcançados em diversos setores da economia, que se tornou conhecido como Programa ou Plano de Metas.

O que foi o Plano de Metas 50 anos em 5?

O Presidente Juscelino Kubitschek prometia incrementar a industrialização brasileira através do Plano de Metas, cujo lema era “cinquenta anos em cinco”, O plano de metas completaria o quadro da industrialização do país, através da “substituição das importações” nos setores de bens de capital e bens de consumo duráveis.

O que é um Plano de Metas?

O plano de metas é um documento que apresenta as prioridades e ações estratégicas propostas pelo prefeito para serem realizadas nos quatro anos de governo. As metas precisam contemplar todas as áreas de atuação da prefeitura, como a saúde, educação, mobilidade urbana e assistência social.

Quais as principais medidas adotadas no governo de Juscelino Kubitschek para a industrialização do país?

Ao fim de seu mandato, JK conseguiu que nosso parque industrial crescesse cerca de oitenta por cento, com o aumento das usinas hidrelétricas (Furnas), da indústria de aço, a instalação da indústria de automóveis, criação de novas rodovias (Belém-Brasília) e a construção de Brasília – nova capital que simbolizaria a ...

Quais os principais eixos do Plano de Metas?

O Plano de Metas foi organizado em cinco eixos:
  • Transporte.
  • Energia.
  • Indústria de base.
  • Alimentação.
  • Educação.

O que foi o Plano de Metas do governo de JK?

O Programa de Metas do governo Juscelino Kubitschek, também conhecido como Plano de Metas, não foi um plano global, mas um plano para alguns setores-chave da economia brasileira, tanto públicos quanto privados, abrangendo cerca de 1/4 da produção nacional.

Como foi a campanha eleitoral de JK?

Através de uma aliança política formada por seis partidos, Juscelino foi eleito Presidente da República em 3 de outubro de 1955, com 35,68% dos votos válidos, a menor votação de todos os presidentes eleitos de 1945 a 1960.

O que foi as deliberações do AI 5?

A edição do AI-5 foi a manifestação de um dos desejos dos militares instalados no poder desde 1968: ampliar as bases autoritárias do regime. Eles buscaram, no período de 1964 a 1968, criar a narrativa que justificasse o endurecimento do regime e encontraram na “crise política” de 1968 a desculpa perfeita para isso.

Quais foram as principais características da industrialização brasileira?

O desenvolvimento da produção industrial no Brasil apresenta três características principais: • Industrialização tardia: ocorreu cerca de 200 anos após o início da Revolução Industrial na Inglaterra, no século XVIII; • Substituição de importações: produtos que eram importados começaram a ser fabricados internamente (e ...

Quais são as características do governo de Juscelino Kubitschek?

Juscelino Kubitschek foi o 21º presidente do Brasil e seu governo foi marcado por amplo desenvolvimento econômico e industrial, além da construção de Brasília. Juscelino Kubitschek foi um hábil negociador político. ... Esta forma de governar possibilitou uma administração com certa estabilidade na condução do país.

Artigo anterior
O que é evisceração do globo ocular?
Artigo seguinte
Qual a PaO2 normal?