O que é o belo filosofia?

Perguntado por: Ivo Mendes  |  Última atualização: 26. April 2025
Pontuação: 4.2/5 (14 avaliações)

O belo segundo Sócrates Sócrates, um dos três principais pensadores da Grécia Antiga (Século V – ano 470 a.C.), acreditava que o belo era uma concordância observada pelos olhos e ouvidos, ou seja, o belo é permissível através dos sentidos sensoriais.

O que é o belo na filosofia?

Para Platão (340 a.C.) o belo é o ideal da perfeição só podendo ser contemplado em sua essência por meio de um processo de evolução filosófica e cognitiva do indivíduo por meio da razão, que lhe proporcionaria conhecer a verdade harmônica do cosmo.

O que é o conceito de Belo?

Segundo o dicionário, é aquilo ou alguém que tem forma ou aparência agradável, harmoniosa. Que desperta sentimentos de admiração, nobreza e perfeição.

Quais filósofos falam sobre o Belo?

SÓCRATES, PLATÃO E KANT

Antes de mais nada, é preciso considerar o conceito de beleza, seja na filosofia ou nas artes, pois o caráter simbólico de representação deste termo faz referências que estruturam seu significado em determinado contexto ou sociedade.

Quem definiu o que é belo?

E se hoje você se pergunta o que é belo ou ser belo, agradeça a Platão pela dor de cabeça do pensamento estético. Foi ele que, lá na Grécia Antiga, formulou explicitamente essa pergunta.

O conceito de belo na filosofia estética

23 questões relacionadas encontradas

Como Aristóteles definiu o belo?

Podemos entender que para Aristóteles o belo não é ligado a conceitos de real. O artista teria a liberdade para criar realidades e dar sentido para um mundo que não tem sentido. A obra de arte teria também um papel histórico e didático na evolução humana.

O que é a beleza para Platão?

Para Platão (340 a.C.) o belo é o ideal da perfeição só podendo ser contemplado em sua essência por meio de um processo de evolução filosófica e cognitiva do indivíduo por meio da razão, que lhe proporcionaria conhecer a verdade harmônica do cosmo.

Qual a diferença entre beleza e belo?

O belo é aquilo que atrai, que aproxima, que expressa uma qualidade admirável. Uma pessoa bela demonstra conteúdo, algo admirável com harmonia e estética. Um outro ponto importante da beleza é a completude, uma imagem bela é completa por si só, independente das coisas que a cercam.

Como descrever a beleza?

bonita, bela, atraente, deslumbrante, vistosa, bem-parecida, bem-apresentada, maravilhosa, formosa, graciosa, encantadora, estonteante, jeitosa, apolínea, angelical, bem-apessoada. ... elegante, bem-vestida, arrumada, alinhada, ataviada, garbosa, venusta, airosa, donairosa, janota.

O que faz o belo ser belo?

Isso, mesmo, a simetria, as proporções, o equilibrio, recebem uma visão clara e agradável e assim dizemos que encontramos o BELO! Então um principio do SER BELO vem da simetria, harmonia e equíbrio da imagem vista.

O que é belo na vida?

O que é belo na vida? A beleza é uma virtude individual que carregamos durante a vida e vai além da aparência física, pois, está contida em características da personalidade.

O que é belo e estética?

A estética é conhecida também por ser a ciência do belo, a filosofia da arte que dedica-se a estudar aquilo que é belo nas manifestações da natureza e também nas manifestações artísticas. A estética é uma área da filosofia, é portanto, um ramo filosófico que dedica-se a estudar e investigar a essência da beleza.

O que é o belo na modernidade?

Ao redefinir o conceito de belo na modernidade, o separa do utilitarismo que o associava ao bem e à propriedade objetiva das coisas na antiguidade, e o reclassifica em termos de um belo subjetivo, advindo da conjunção de nossas representações. Essa noção de belo inspira decisivamente a terceira crítica kantiana.

O que é belo de acordo com Kant?

Segundo Kant, o belo resulta da concordância harmoniosa entre uma forma sensível imaginada para exprimir uma ideia, e um ideia concebida para ser expressa por uma forma. O belo será o que satisfaz o voo livre da imaginação, sem estar em desacordo com as leis da Verstand.

O que é o belo para Platão e Aristóteles?

Note que Platão aponta para cima, para "o mundo das idéias", enquanto Aristóteles aponta para a Terra, a concretude. Para Platão, o Belo está pautado na noção de perfeição, de verdade. Para ele, a Beleza existe em si mesma, no mundo das ideias, separada do mundo sensível (que é o mundo concreto, no qual vivemos).

Qual é sinônimo de Belo?

1 bonito, lindo, atraente, encantador, formoso, airoso, elegante, esbelto, garboso, galante, bem-apessoado, apessoado, apolíneo, donairoso, harmonioso, gracioso, jeitoso, venusto, perfeito, bem-feito, bem-acabado, bem-proporcionado, catita, caprichado.

O que é o belo na filosofia Brainly?

Belo, portanto, é uma qualidade que atribuímos aos objetos para exprimir certo estado da nossa subjetividade. Para Platão, filósofo grego do século V a.C., o belo está ligado a uma essência universal e não depende de quem observa, pois está contido no próprio objeto, na criação.

Como o conceito de belo mudou ao longo do tempo?

O conceito de belo é dinâmico ao longo do tempo, assim como as concepções teóricas e filosóficas que o permeiam. A relação entre ele e a saúde, por vezes, é confundida, haja vista que nem sempre o que é belo vem a ser sadio, como também vice-versa.

Qual livro Platão fala sobre o Belo?

Platão foi um pensador grego que viveu entre o final do século V e início do século IV a.C. A obra fundamental dessa pesquisa é o diálogo Fedro, escrito por Platão em 416 a.C no qual o autor trabalha a questão do Belo, no entanto, buscaremos auxiliar a relação desse com os diálogos Banquete e Fedon.

Como Sócrates pensava sobre o Belo?

Para Sócrates o “ser” belo se impõe sobre a “aparência”. Para Hípias o belo nada mais é do que uma aparência que se impõe sobre todas as coisas. Mas Sócrates não está, de fato, procurando saber o que produz a aparência ou o ser (enquanto aparência) da beleza, mas sim o que é a própria beleza.

O que é o feio para a filosofia?

Nesse sentido, o feio é o aparente, o-que-parece-ser. Daí o repúdio de Platão pelas artes que, na sua época, eram sobretudo artes que imitavam a aparência das coisas, à excepção da poesia ou das artes divinatórias que procediam de uma inspiração divina e, enquanto tal, eram louvadas por Platão.

Qual a visão de Hegel sobre o Belo?

Segundo Hegel, “o belo é a Idéia enquanto unidade imediata do conceito e de sua realidade”5 e, portanto, é verdadeiro. Tal afirmação só fará sentido se tivermos em mente de modo claro o significado de cada termo ali em jogo.

Qual é o padrão de beleza?

Qual é o padrão de beleza brasileiro? O padrão de beleza brasileiro consolidou-se em torno da sensualidade, valorizando seios fartos e quadris largos. Esse padrão é muito influenciado pela rica mistura cultural que inclui elementos indígenas e carnavalescos, bem como a liberdade na exposição do corpo.

Quem é o pai da estética?

Alexander Baumgarten pode ser considerado o fundador da Estética. Seu livro que traz esse título foi publicado em 1750 e dedica-se a desenvolver uma filosofia da faculdade de sentir, investigando como a sensibilidade pode levar à produção de conhecimento.

Artigo anterior
Qual é a maior marca de perfumes do Brasil?
Artigo seguinte
Quais são as capacidades físicas centrais?