O que é o ativo não circulante de uma empresa?

Perguntado por: Cláudio Gil Cruz Pinto Gonçalves  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (44 avaliações)

1- Ativo Não circulante
O ativo não circulante é o conjunto de bens e direitos com baixa liquidez e que não podem ser liquidados a curto prazo. Logo, os não circulantes devem permanecer com a empresa por um bom tempo, já que é uma parte importante do negócio.

Quais contas entram no ativo não circulante?

Tipos de ativo não circulante
  • Depósitos e aplicações de renda fixa com vencimento acima de 12 meses;
  • Contas de longo prazo com recebimento acima de 12 meses;
  • Despesas antecipadas de longo prazo;
  • Recuperação de impostos e créditos fiscais;
  • Empréstimos, adiantamentos ou vendas (independente do prazo).

O que é o ativo circulante da empresa?

Os ativos que podem ser considerados como circulantes incluem: dinheiro em caixa, conta movimento em banco, aplicações financeiras, contas a receber, estoques, despesas antecipadas, numerário em caixa, depósito bancário, mercadorias, matérias-primas e títulos.

São ativos não circulante de uma empresa?

Os ativos não circulantes são os investimentos de longo prazode uma empresa cujo valor total não será realizado no período de um ano. Normalmente têm uma baixa liquidez, o que significa que esses recursos não podem ser facilmente convertidos em dinheiro.

O que é um ativo não circulante?

O Ativo Não Circulante está dividido em 4 grupos: Realizável a longo prazo, Investimentos, Imobilizado e Intangível. São classificados neste grupo as contas de bens e direitos da empresa cujas realizações se darão no longo prazo (após o término do exercício seguinte).

Entenda o Ativo Não-Circulante | Imobilizado, Investimentos, Intangível

22 questões relacionadas encontradas

O que é ativo não circulante no balanço patrimonial?

ATIVO NAO CIRCULANTE. No grupo de contas contábeis denominado Ativo Não Circulante são registrados todos os bens de permanência duradoura, destinados ao funcionamento normal da entidade e do seu empreendimento, assim como os direitos exercidos com essa finalidade.

O que é passivo não circulante exemplos?

Passivo não circulante: despesas, dívidas e obrigações financeiras cujo prazo de vencimento é superior a um ano, tais como empréstimos de longo prazo e aportes financeiros.

Quais são os subgrupos do ativo não circulante?

Entram no ativo não circulante quatro subgrupos de ativos, cada um agrupando tipos diferentes de bens: ativo realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível.

Quais as contas que fazem parte do ativo circulante?

Quais elementos fazem parte do ativo circulante?
  • Estoques;
  • Matéria-prima;
  • Produtos inacabados;
  • Mercadorias prontas para a revenda;
  • Contas a receber com período máximo de vencimento dentro do exercício vigente (menor que 360 dias);
  • Depósitos bancários;
  • Reservas de caixa;
  • Dinheiro em caixa;

Como calcular o ativo circulante de uma empresa?

Para saber o quanto a empresa possui de ativo circulante, deve-se somar os seguintes itens: dinheiro + equivalentes em dinheiro + inventário + recebíveis + títulos negociáveis + despesas antecipadas + outros ativos líquidos – valores esses que aparecem no Balanço Patrimonial da organização.

O que é ativo circulante e ativo permanente?

O ativo permanente é o contrário do ativo circulante, ele representa aqueles cujo valor dificilmente será convertido em dinheiro. O grupo de contas do ativo permanente é dividido em: Investimento (Exemplo: participações em outras empresas) Imobilizado (Exemplo: prédios, terrenos, maquinário)

Quais são as contas do passivo circulante?

Podemos citar como contas da categoria passivo circulante as obrigações com funcionários (salários, 13º, férias e outros encargos trabalhistas), impostos (IPTU, IPVA, IRPJ), aluguel, pagamento de fornecedores, empréstimos, financiamentos e saldos devedores.

Pode ser considerado como uma conta contábil do ativo não circulante?

O que é ativo não circulante? Já no ativo não circulante se encontra o grupo das contas contábeis com os bens e direitos que podem ser convertidos em dinheiro, mas com um prazo maior de 12 meses de realização, como a intenção de venda de móveis, computadores, etc.

Qual a diferença entre ativo circulante e não circulante?

Desse modo, o ativo circulante é aquele com maior grau de liquidez, ou seja, pode ser convertido em dinheiro em menos tempo. Já o ativo não circulante é aquele com menor grau de liquidez, ou seja, variam de médio a longo prazo para se converterem em dinheiro.

Como calcular o passivo não circulante?

O passivo não circulante é calculado pelo passivo de longo prazo + patrimônio líquido. Quando a NCG é positiva, ela reflete a aplicação permanente de fundos que, comumente, devem ser financiadas com fundos permanentes utilizados na empresa.

São exemplos de Contas do subgrupo ativo circulante?

São exemplos de contas do subgrupo ativo circulante: Caixa, Bancos, Aplicações Financeiras e Estoques.

Quais são os subgrupos do Passivo?

No Passivo as contas serão classificadas nos seguintes grupos:
  • Passivo Circulante;
  • Passivo Não Circulante; e.
  • Patrimônio Líquido, dividido em: (i) Capital Social; (ii) Reservas de Capital; (iii) Ajustes de Avaliação Patrimonial; (iv) Reservas de Lucros; (v) Ações em Tesouraria e; (vi) Prejuízos Acumulados.

Quais os grupos e subgrupos do Balanço Patrimonial?

O Balanço Patrimonial é composto por três grandes grupos: Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido (PL).

Quais são os grupos e subgrupos do ativo no Balanço Patrimonial?

6404/76. De acordo com essa lei, o ativo é classificado em dois grandes subgrupos de contas patrimoniais: ativo circulante e ativo não circulante. Os critérios de separação entre esses subgrupos, no caso do ativo, são o grau de liquidez e o ciclo operacional da entidade.

Qual é a diferença entre ativo circulante é passivo circulante?

O que são ativos circulantes

Quando falamos sobre o passivo circulante, estamos nos referindo às contas que possuem uma realização a curto prazo, de no máximo 12 meses. Por outro lado, os ativos circulantes se referem aos recursos da empresa que podem ser convertidos para finanças em um curto prazo, de 12 meses também.

Qual a diferença entre Ativo Não Circulante e ativo realizável a longo prazo?

Boa noite Herbert! Simplificando, são coisas diferentes. O Ativo Não Circulante é composto do Realizável a Longo Prazo, e também dos Investimentos, Imobilizado e Intangível. O Realizável a Longo Prazo é composto por contas as quais os valores esperam se realizar após o término do exercício.

O que são contas de intangíveis?

Trata-se de um ativo não monetário identificável sem substância física ou incorpóreo (CPC 04), isto é, possui valor econômico, mas não tem existência física. Representa direitos de uso de um bem ou direitos associados a uma organização.

São contas do passivo circulante exceto?

Representam contas do Passivo Circulante, exceto: Salários a Pagar. Provisões e Encargos das Provisões. Empréstimos de Longo Prazo.

Quais são os ativos permanentes?

Ativo Permanente é um grupo de contas contábeis que engloba os recursos aplicados em bens ou direitos de permanência duradoura, destinados ao funcionamento normal da empresa.

O que é o ativo permanente no Balanço Patrimonial?

O ativo permanente se refere à soma dos ativos e dos investimentos de longo prazo de um negócio, destinados ao pleno funcionamento da empresa. A partir da Lei 11.638/2007, esse termo passou a ser chamado ativo não circulante, dado que houve uma modificação na estruturação do balanço patrimonial.

Artigo anterior
Qual é o planeta mais velho?
Artigo seguinte
O que é uma educação contemporânea?