Quais são as partes de uma célula animal?

Perguntado por: Filipa Batista  |  Última atualização: 5. Juni 2024
Pontuação: 4.8/5 (69 avaliações)

A célula animal, de forma geral, é composta por três partes básicas: membrana plasmática, citoplasma e núcleo.

Quais são as partes de uma célula animal e suas funções?

A seguir, descreveremos as principais funções atribuídas às organelas encontradas na célula animal.
  • Centríolos: relacionados com o processo de divisão celular.
  • Complexo golgiense: relacionado com a modificação, distribuição e empacotamento de substâncias.
  • Lisossomos: responsáveis pelo processo de digestão intracelular.

Quais são as partes fundamentais de uma célula?

É comum dizer que uma célula é composta por três partes básicas: membrana plasmática, citoplasma e núcleo. Essa informação, no entanto, é incorreta quando analisamos alguns tipos de células. Todas as células possuem membrana plasmática e citoplasma, mas o núcleo é estrutura ausente em células procariontes.

O que tem na célula animal que não tem na célula vegetal?

A célula animal apresenta algumas peculiaridades, como a presença de lisossomos. A célula animal é aquela presente nos tecidos animais e se difere da célula vegetal pela presença de organelas conhecidas como lisossomos e a ausência de estruturas como parede celular, plastos, vacúolo de suco celular e glioxissoma.

Qual é a função do citoplasma na célula animal?

Função do citoplasma

Ele é responsável por armazenar substâncias químicas fundamentais para a manutenção da vida. O citoplasma também possui a função de sustentação esquelética celular através de uma estrutura constituída por microfilamentos e tubos proteicos chamada de citoesqueleto.

A célula animal e suas partes - Ciências - Vídeo educativo para crianças

44 questões relacionadas encontradas

Qual é a função do núcleo de uma célula animal?

Núcleo. Presente somente na célula animal eucariótica, o núcleo geralmente possui um formato esférico e abriga o material genético do organismo (DNA e RNA). Deste modo, ele funciona como um centro de comando das atividades celulares.

Qual é a função do ribossomos na célula animal?

Função dos ribossomos

Os ribossomos são organelas responsáveis pela síntese de proteínas na célula. Células responsáveis por grande produção de proteínas, como as do pâncreas, são ricas nessas estruturas.

Quais são as organelas exclusivas da célula animal?

As organelas típicas da célula animal são os lisossomos e os centríolos. Os lisossomos relacionam-se com a digestão intracelular, sendo responsáveis pela nutrição da célula, além de ajudarem na reciclagem de alguns componentes. Os centríolos, por sua vez, são organelas que atuam no processo de divisão da célula.

Quais são as principais organelas da célula animal?

Nas células animais, podemos observar a presença das seguintes organelas:
  • retículo endoplasmático;
  • complexo golgiense;
  • lisossomo;
  • peroxissomo;
  • mitocôndria;
  • centríolos.

O que é uma organela?

Organelas celulares são estruturas envolvidas por membranas, localizadas no citoplasma de células eucarióticas e que desempenham importantes funções relacionadas com a sobrevivência da célula. São exemplos: núcleo, mitocôndria, retículo endoplasmático, complexo golgiense, lisossomo, peroxissomo, cloroplasto e vacúolo.

O que é e qual a função do citoplasma?

Funções do citoplasma

Facilita a troca de substâncias dentro da célula e entre células adjacentes; Devido à presença do citoesqueleto, o citoplasma atua promovendo a sustentação da célula e garantindo sua movimentação, no caso daquela que apresenta movimento ameboide.

Quais são os três tipos de células?

Essas células são divididas em três grandes grupos: células eucarióticas, procariontes e vírus. As células eucarióticas são as mais complexas e incluem as células do sangue, da pele, do tecido nervoso e dos órgãos. As procariontes são as menos complexas e incluem as bacterias.

Quais as 3 partes da célula animal?

É comum dizer que uma célula é composta por três partes básicas: membrana plasmática, citoplasma enúcleo.

Quais são as diferenças entre as células vegetais e animais?

As principais diferenças entre as células animais e vegetais são a presença de parede celular celulósica, plastos, vacúolos de suco celular e glioxissomos nas células vegetais e a ausência dessas estruturas na célula animal.

Qual a função do complexo de Golgi na célula animal?

As principais funções do complexo de Golgi são o armazenamento, transformação e exportação das substâncias das células. Quando eliminadas por essa estrutura, as substâncias vão para outras partes do corpo.

O que é o lisossomo?

Lisossomo é uma organela presente em células eucarióticas que apresenta formato esférico e é rica em enzimas que garantem a digestão intracelular. O lisossomo é uma estrutura esférica rica em enzimas.

Qual organela está ausente no citoplasma da célula animal?

Entre as organelas citadas a seguir, qual está ausente no citoplasma da célula animal? Alternativa “e”. Plastídios ou plastos são organelas encontradas nas células vegetais. Os plastídios mais conhecidos são os cloroplastos.

O que é mitocôndria e qual a sua função?

As mitocôndrias são organelas presentes em praticamente todas as células eucarióticas, incluindo as células humanas. Elas são conhecidas como a "central energética" da célula, pois são responsáveis por produzir a maior parte da energia necessária para o funcionamento celular através da respiração celular.

Qual é a função do cloroplasto?

Os cloroplastos são organelas ricas em clorofila, responsáveis pela realização do processo de fotossíntese. Estão presentes em células de plantas e algas. Ouça o texto abaixo! Os cloroplastos são organelas que ocorrem apenas nas células de vegetais e algas e são ricas em clorofila, um pigmento de coloração verde.

O que o núcleo produz?

O núcleo (plural, núcleos) abriga o material genético da célula, ou DNA, e é também o local de síntese de ribossomos, as máquinas celulares que montam as proteínas. Dentro do núcleo, a cromatina (DNA enrolado em volta de proteínas, descrita mais abaixo) é armazenada em uma substância gelatinosa chamada nucleoplasma.

Qual é a função do retículo endoplasmático?

O retículo endoplasmático granular, que possui a membrana contínua à membrana externa que envolve o núcleo, tem como função principal guardar as proteínas que são usadas pela célula ou exportadas.

Qual é a função da mitocôndria na célula animal?

As mitocôndrias funcionam como um sítio do processo de respiração celular. Esse processo metabólico extrai energia armazenada na glicose e também em outros combustíveis orgânicos, havendo decomposição desses combustíveis, na presença de oxigênio, em gás carbônico e água.

Qual é a função do retículo endoplasmático rugoso?

Além da segregação de proteínas, o retículo endoplasmático rugoso participa de processos como produção de fosfolipídios, síntese de proteínas de membrana, glicosilação (adição de açúcares às proteínas) inicial das glicoproteínas e montagem de moléculas proteicas formadas por várias cadeias polipeptídicas.

Artigo anterior
Onde está a Fátima Bernardes?
Artigo seguinte
O que faz uma vendedora de estética automotiva?