O que é o aproveitamento no serviço público?

Perguntado por: Tomé Leandro Costa  |  Última atualização: 1. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (14 avaliações)

Segundo disposto na Lei nº 8.112/90, o aproveitamento é um tipo de provimento de cargo e está diretamente atrelado à disponibilidade do servidor. De modo geral, ele se caracteriza pelo retorno à atividade do servidor público colocado em disponibilidade em razão da extinção da função de origem.

O que é aproveitamento no serviço público?

41, 3º da CF aproveitamento é forma de provimento derivado. Implica no retorno do servidor público que se encontra em situação de disponibilidade (portanto estável) a cargo de atribuições e vencimentos compatíveis com o que ocupava anteriormente, ou seja, antes de ser extinto ou declarado desnecessário.

Quando ocorre o aproveitamento?

O aproveitamento, ocorre quando o cargo do servidor estável é instinto da organização. Nesse caso, ele passa a ocupar um novo cargo com funções e remunerações compatíveis ao original. Para que ele seja aproveitado, é necessário que já tenha adquirido estabilidade, do contrário poderá ser exonerado.

O que é aproveitamento na lei 8112?

Recondução na lei 8112

I – inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo; ... O retorno à atividade de servidor em disponibilidade far-se-á mediante aproveitamento obrigatório em cargo de atribuições e vencimentos compatíveis com o anteriormente ocupado.

O que é a reversão do servidor público?

O servidor público que retornar ao cargo, através da Reversão, receberá a remuneração do cargo que voltar a exercer, inclusive com as vantagens de natureza pessoal que recebia anteriormente à aposentadoria.

Reintegração, remoção, aproveitamento, reversão e recondução no serviço público.

42 questões relacionadas encontradas

Quando ocorre a Reversao?

Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado por invalidez, quando, por junta médica oficial, forem declarados insubsistentes os motivos da aposentadoria. ... Encontrando-se provido o cargo, o servidor exercerá suas atribuições como excedente, até a ocorrência de vaga. Art. 27.

O que é reversão no direito?

É o retorno à atividade de servidor aposentado por invalidez, quando junta médica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria; ou no interesse da Administração, desde que tenha solicitado a reversão; a aposentadoria tenha sido voluntária; estável quando na atividade; a aposentadoria tenha ocorrido nos ...

O que é reintegração no serviço público?

A reintegração ao cargo público é o retorno do servidor estável, demitido ilegalmente. Ou seja, você pode voltar às funções que exercia. Nesse caso, o ato que causou a sua demissão deve ser invalidado por sentença judicial ou decisão administrativa.

O que é aproveitamento direito administrativo?

Aproveitamento. O aproveitamento é a forma de provimento derivado que trata do retorno do servidor que havia sido posto em disponibilidade. Logo, esse aproveitamento deve ser a um cargo com atribuições e vencimentos compatíveis com o anteriormente ocupado.

O que quer dizer proceder de forma desidiosa?

A desídia consiste em negligência ou descuido na execução de um serviço. Ao anular a portaria de demissão, por maioria de votos, o colegiado entendeu que não ficou configurada a repetição de conduta desidiosa necessária para a aplicação da pena de demissão.

Quando o servidor se torna efetivo?

De modo geral, cargos públicos efetivos são todos aqueles ocupados por servidores devidamente classificados e aprovados através de concurso público específico, tanto de provas quanto de títulos, quando couber, conforme previsto pela Constituição Federal.

Quais as formas de vacância do cargo público?

O que é vacância de cargo público?
  • exoneração;
  • demissão;
  • promoção;
  • readaptação;
  • aposentadoria; ou.
  • falecimento.

Qual o período que o servidor fica em disponibilidade?

41, § 3º) que "extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo.”.

O que é um servidor excedente?

Excedente: fica trabalhando no local, com a remuneração da nova função, e haverá provimento a partir do momento que houver vacância no setor.

Como ocupar cargo público?

Já a Constituição Federal dispõe em seu artigo 37, inciso II, que a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em ...

O que são cargos providos?

O provimento em cargo público é o ato administrativo que exterioriza a vontade da administração pública para o preenchimento de cargo público por um agente.

O que é reintegração Direito administrativo?

A Reintegração é a reinvestidura do servidor/a estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

O que é um funcionário comissionado?

Em outras palavras, os cargos comissionados são aqueles ocupados transitoriamente por empregados públicos nomeados por autoridade competente. A essa posição, portanto, não se aplica a necessidade de aprovação em concurso específico.

Quais os tipos de provimento?

Tipos de provimento de cargos públicos
  1. 1 – Nomeação. A nomeação é um ato de instituição de cargo no serviço público que pode acontecer de forma efetiva ou comissionada. ...
  2. 2 – Promoção. ...
  3. 3 – Aproveitamento. ...
  4. 4 – Readaptação. ...
  5. 5 – Reversão. ...
  6. 6 – Reintegração. ...
  7. 7 – Recondução.

O que é a reintegração?

A reintegração ao trabalho consiste em restabelecer a posse completa do cargo, ou seja, em devolver ao empregado o vínculo de emprego que lhe foi tirado pelo abuso de poder da empresa e com ele, todas as garantias contratuais havidas antes da demissão.

O que significa reintegração de cargo?

É a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

Como fazer a reintegração de um funcionário?

Na reintegração não deve ser feito outro contrato e nem anotações na carteira, somente deverá ser notificada a reintegração na parte de anotações gerais. A data da rescisão na CTPS deve ser anulada e abaixo dela deve ser feita uma marcação indicando onde encontrar na carteira a anotação geral sobre o processo.

O que é Reversão e reintegração?

Reintegração é o retorno ao Serviço Ativo do Servidor que fora demitido, quando a demissão for anulada administrativamente ou judicialmente, voltando para o mesmo cargo que ocupava anteriormente. Dá-se com o ressarcimento de todas as vantagens que o servidor deixou de receber durante o período em que esteve afastado.

O que significa reversão de aposentadoria?

Reversão é o ato pelo qual o servidor aposentado por invalidez reingressa no serviço público, após verificação de que não subsistem os motivos que geraram a aposentadoria. A reversão poderá ser solicitada pelo servidor ou “ex-officio” pela chefia.

É possível reverter um pedido de exoneração?

A exoneração é o desligamento sem qualquer caráter de punição. ... Esse caso é quando ocorre a retratação, ou seja, o pedido de desistência da exoneração, antes da publicação da portaria com a exoneração. Dessa forma, ele poderá retornar ao seu cargo anterior normalmente.

Artigo anterior
Qual a relação do pH do sangue com as doenças?
Artigo seguinte
Onde o Sasori usa a bandana?