O que é o antipapa?

Perguntado por: Bárbara Iris Leite Anjos Henriques  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (24 avaliações)

Um antipapa é uma pessoa que reclama o título de Papa, em oposição a um Papa legitimamente eleito, ou durante algum período em que o título estava vago. Antipapa não é necessariamente sinal de doutrina contrária à fé ensinada pela Igreja.

Quem é o atual Antipapa?

Partindo do caso de Hipólito de Roma até o século XV, há uma grande lista de Antipapas na história da Igreja Católica. Cabe destacar que dois antecessores do nome utilizado pelo atual papa, Bento XVI, declararam-se Antipapas com o nome de Bento XIV.

Quantos Antipapas existiram?

CIDADE DO VATICANO, 10 Mar 2013 (AFP) - Além dos 265 pontífices que se sentaram no trono de Pedro ao longo de 2.000 anos de história do catolicismo, existem outros 36 'antipapas' reconhecidos pela Igreja.

O que significa um Antipapa?

Significado de Antipapa

substantivo masculino Papa eleito irregularmente, e não reconhecido pela Igreja; falso papa.

Porque Antipapas?

Os “antipapas” eram escolhidos por cardeais e nobres contrários ao grupo que estava dominando o Vaticano. Eram empossados na cidade de Avignon, na França, e tentavam exercer o poder sobre regiões da Europa que não estavam contentes com o Papa.

Antipapa: O papa que não foi eleito

36 questões relacionadas encontradas

Quais foram os anti papas?

  • Hipólito de Roma.
  • Novaciano.
  • Félix II.
  • Ursino.
  • Eulálio.
  • Lourenço.
  • Dióscoro.
  • Teodoro.

O que é o Sedevacantismo?

Sedevacantismo é uma posição teológica minoritária dentro do catolicismo tradicionalista que defende que a Santa Sé está vaga e que o Papa é, na realidade, um impostor.

Quem foi o primeiro papa da história?

Pela tradição católica, o primeiro papa foi o homem que tem sua imagem ali impressa: Pedro, um dos doze homens que foram escolhidos pelo próprio Jesus Cristo para acompanhá-lo e auxiliá-lo em suas andanças repletas de pregações e relatos de milagres.

Quem foi o segundo papa da história?

Lino foi o segundo papa da história da Igreja Católica.

Quando surgiu o primeiro papa?

O primeiro documento fornecido por um papa, é de Clemente I no final do século I, em que interveio em uma disputa em Corinto, na Grécia, Clemente foi o primeiro Pai Apostólico da Igreja, fundando o período eclesiástico patrístico, que duraria até o século VIII.

Quantos papa já teve na história?

Dentre os 265 Papas da história da Igreja Católica, apenas quatro renunciaram antes de Bento XVI. Foram 600 anos de pontificados interrompidos somente com a morte do titular.

Quais foram os papas até hoje?

Quantos papas existiram até hoje na Igreja Católica? De São Pedro a Papa Francisco, os pontífices eleitos desde o início do Cristianismo e da afirmação da Igreja Católica como mãe de todas as igrejas cristãs, são 266 papas.

Quantos papas existiram de 1929 até hoje?

De 1929 até os dias atuais, a Igreja Católica elegeu oito papas (incluindo o próprio Pio XI). A lista dos papas eleitos desde o Tratado de Latrão ate os dias de hoje é a seguinte: Pio XI (1922-1939)

Como surgiu o Sedevacantismo?

O termo "sedevacantismo" é derivado da frase em latim sede vacante, que significa literalmente "cadeira vaga", sendo a cadeira em questão a cátedra de um bispo.

O que é o rito tridentino?

A Missa Tridentina é a liturgia da Missa do Rito Romano contida nas edições típicas do Missal Romano, que foram publicados de 1570 até 1962. Todas estas edições tinham a indicação "ex decreto sacrosancti Concilii Tridentini restitutum".

Quantos papas até hoje a partir do Tratado de Latrão?

Papas depois do Tratado de Latrão

Desde o tratado, a Igreja Católica possuiu oito papas, incluindo o papa Pio XI: Pio XI (1922-1939) Pio XII (1939-1958) São João XXIII (1958-1963)

Qual foi o papa mais cruel da história?

Alexandre VI, ou Rodrigo Bórgia, é o nome do papa que esteve à frente da Igreja Católica de agosto de 1492 a agosto de 1503. É considerado até hoje como um dos papas mais corruptos da história da Igreja. Usou a sua influência durante o papado para perpetuar o poder da família Bórgia por meio de nepotismo.

Quem inventou o padre?

A Igreja Católica considera São Pedro – Simão Pedro, um dos 12 apóstolos de Jesus – o primeiro papa da história. Ele teria assumido a função de líder do cristianismo logo após a morte de Jesus, ainda no século 1.

Como foi escolhido o primeiro papa?

Ou seja: Pedro teria sido apontado como primeiro e supremo chefe do cristianismo – e suas decisões deveriam ser consideradas infalíveis, já que têm o aval de Cristo. De acordo com a doutrina católica, as prerrogativas de Kepa foram herdadas por seus sucessores, os bispos de Roma – ou seja, os papas.

Como o primeiro papa morreu?

Segundo relatos aceitos pela Igreja Católica, Pedro viveu em Roma, onde, segundo a tradição, foi morto por ordem de Nero, no ano 67 da Era Cristã. Pedro foi crucificado de cabeça para baixo, segundo seu desejo, pois não considerava digno de morrer como seu mestre.

Quem foi o terceiro papa da história?

Anacleto foi o terceiro papa da história da Igreja Católica. Cletus, nome grego que também identifica Anacleto, nasceu em Roma no ano 25.

Artigo anterior
Como ir de Dubai e Abu Dhabi?
Artigo seguinte
O que causa intoxicação por mercúrio?