O que é hífen exemplos?

Perguntado por: Alexandra Tatiana Soares Jesus  |  Última atualização: 5. Januar 2022
Pontuação: 4.1/5 (13 avaliações)

Exemplos: Anti-inflamatório, arqui-inimigo, contra-ataque, mini-instrumento, inter-racial, pan-nacionalismo, pós-graduação, pré-operatório, tele-homenagem, ultra-apressado, super-racional, vice-presidente, semi-intensivo, ex-namorado, circum-hospitalar, co-herdeiro, auto-observação.

O quê hífen e exemplos?

Segundo o texto, são hifenizadas as palavras cujo prefixo termina com a mesma letra com que começa a segunda palavra. ... Além disso, o hífen também deve ser utilizado quando a segunda palavra começa com a letra h. Exemplos: micro-história, extra-humano, contra-habitual, sobre-humano.

Qual é o sinal de hífen?

Chamamos 'hífen' o sinal gráfico (-) que empregamos na língua portuguesa a fim de indicar a ligação entre palavras compostas ou aquelas que são derivadas por meio do processo morfológico conhecido como prefixação.

Como se usa o hífen?

# Utilizamos o hífen quando o prefixo terminar em consoante e a segunda palavra começar com a mesma consoante. # Com o prefixo “-sub”, diante de palavras iniciadas por “r”, usa-se o hífen. # Diante dos prefixos “-além, -aquém, -bem, -ex, -pós, -recém, -sem, - vice” usa-se o hífen.

Quais são os hífen?

Segundo o atual Acordo Ortográfico, o hífen é utilizado quando o prefixo termina com a mesma letra que começa a segunda palavra ou quando a segunda palavra começa com h.
...
Exemplos com hífen - segunda palavra começa com h
  • micro-história;
  • contra-habitual;
  • anti-higiênico;
  • sobre-humano;
  • extra-humano;
  • extra-hospitalar;
  • ...

HÍFEN – Como usar? Saiba as regras! || Prof. Letícia

24 questões relacionadas encontradas

Quais palavras não tem mais hífen?

Não se emprega mais o hífen em locuções substantivas, adjetivas, pronominais, verbais, adverbiais, prepositivas ou conjuntivas.

Qual é o nome do sinal?

O nome desse sinal gráfico é ASTERISCO. Essa palavra vem do grego e significa exatamente "pequeno astro" ou "estrelinha".

Quando se usa o tracinho?

Usos do travessão
  1. Discurso direto. O uso mais comum do travessão é marcar a fala de alguém em texto. Para esse fim, pode-se utilizar também as aspas. Veja: ...
  2. Para separar expressões ou frases intercaladas. Os travessões também são utilizados substituindo as vírgulas para intercalar trechos em que se pretende dar ênfase.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases. Exemplo: Você não gosta dessa matéria, por quê? Porquê: possui o valor de substantivo e indica o motivo, a razão.

Qual é a função do hífen?

A função básica do hífen é criar novas palavras sejam compostas ou derivadas.

Quem criou o hífen?

Quanto à datação e origem da palavra hífen,o Dicionário Houaiss, por exemplo, estabelece o seu surgimento na língua portuguesa no ano de 1576, especificando-se que o mesmo deriva etimologicamente do «gr. huphén, adv. "juntamente", pelo lat.

Em qual sequência de palavras Deve-se colocar o hífen em todas elas?

Quais as regras para aprender quando usar o hífen?
  • Prefixo terminado com a mesma letra com que se inicia a segunda palavra. ...
  • Hiper-, inter-, super- + segunda palavra iniciada com “h” ou “r” ...
  • Segunda palavra começando com “h”

Porque Belo Horizonte não têm hífen?

6) Nos topônimos compostos iniciados pelos adjetivos grã, grão, ou por forma verbal ou cujos elementos estejam ligados por artigos. Exemplos: Grã- Bretanha, Grão -Pará; ... Obs.: os outros topônimos compostos escrevem-se com os elementos separados, sem hífen: América do Sul, Belo Horizonte, Cabo Verde, etc.

Como se escreve dia a dia com ou sem hífen?

As palavras compostas que possuem entre seus termos um elemento de ligação (representado por uma preposição, artigo ou pronome) já não mais requerem o emprego do hífen. Além da expressão em estudo (dia a dia), há ainda outras, como: pé de moleque, lua de mel, carne de sol, fim de semana, etc.

Por que junto ou separado?

já o porquê, explicativo, é o porquê da resposta. Aquele que se escreve sempre junto (porque), visto que substitui a conjunção “pois” ou, na sua versão causal, “como”. Esse porquê tem como particularidade nunca ser acentuado; e.

Por que exemplos?

“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".

Porque no sentido de pergunta?

Porque (junto e sem acento)

Trata-se de Conjunção Explicativa ou Causal utilizada para responder a qualquer pergunta, dúvida ou questionamento. Seu efeito de sentido é equivalente a “pois”, “uma vez que”. Exemplos: Não estou vindo trabalhar porque fiquei adoecido.

Quando se usa traço na redação?

Quando uma palavra possui um prefixo que termina com a mesma vogal que se inicia a próxima palavra/elemento você deve usar hífen.

Quando se usa meia-risca?

A meia-risca (também chamada de traço de ligação, meio-traço ou traço médio) é um sinal de pontuação que serve para unir os valores extremos de uma série, como números (1–10), letras (A–Z) ou outras, indicando ausência de intervalos na enumeração.

Quando pode substituir vírgula por travessão?

Nas orações intercaladas, o travessão pode substituir a vírgula ou os parênteses, separando-as da oração principal. Há quem o faça — mas não o aconselha — por isso não o farei. Eles dizem — embora ninguém acredite — que são de confiança.

Quais os sinais de pontuação que existem?

Usualmente, os sinais de pontuação que mais se destacam são: ponto-final, ponto e vírgula, ponto de exclamação, interrogação, dois-pontos, travessão, reticências, aspas, parênteses, vírgula e colchetes.

Quais são os nomes dos sinais?

Confira abaixo os dez sinais de pontuação utilizados na nossa língua, assim como as situações em que devem ser empregados, seguidas de exemplos.
  • Ponto (.) O ponto pode ser utilizado para: ...
  • Dois-pontos (:) ...
  • Parênteses ( ) ...
  • Ponto de exclamação (!) ...
  • Ponto de interrogação (?) ...
  • Vírgula (,) ...
  • Ponto e vírgula (;) ...
  • Travessão (—)

Qual o nome que se dá ao traço?

O travessão é um sinal de pontuação representado por um traço na horizontal (–) maior que o hífen e que tem como finalidade indicar o discurso direto ou enfatizar trechos intercalados de textos, substituindo o papel da vírgula.

Quais as palavras que perderam o hífen?

1.6 Em qualquer tipo de locução o hífen deixou de ser empregado. Aero; agro; anti; auto; arqui; circum; co; contra; des; entre; ex; hidro; hiper; in; inter; mini; pan; pós; pré; pró; pseudo; sub; semi; super; tele; ultra; vice.

Como se escreve a palavra dia a dia?

Segundo o Acordo Ortográfico, a forma correta é dia a dia. As palavras compostas constituídas por nome + preposição + nome e que não sejam termos de botânica ou zoologia, como dia a dia, fim de semana, frente a frente, pé de galinha (ruga), perdem o hífen.

Artigo anterior
O que seria o FBI no Brasil?
Artigo seguinte
Como achar um filtro no TikTok?