O que é o acolhimento na atenção básica?

Perguntado por: Bernardo Tavares  |  Última atualização: 19. Juni 2024
Pontuação: 4.2/5 (23 avaliações)

O acolhimento é um ato de aproximação, inclusão e humanização. Nesta abordagem, o profissional acolhe, escuta e dá respostas/orientações adequadas aos usuários, com resolutividade e responsabilização.

O que é o acolhimento?

O acolhimento como ato ou efeito de acolher expressa, em suas várias definições, uma ação de aproximação, um “estar com” e um “estar perto de”, ou seja, uma atitude de inclusão. Essa atitude implica, por sua vez, estar em relação com algo ou alguém.

Como é o processo se acolhimento na Unidade Básica de Saúde?

O acolhimento na unidade é realizado por técnicos de enfermagem e visa apenas organizar a população com base na ordem de chegada dos indivíduos para o atendimento de demanda espontânea e agendar consultas, quando solicitado pelo paciente.

Qual a importância do acolhimento do paciente?

Segundo o Ministério da Saúde (BRASIL, 2003) o acolhimento estabelece ligação concreta e de confiança entre o usuário ou potencial usuário com a equipe ou profissional de saúde, sendo indispensável para se atender aos princípios orientadores do Sistema Único de Saúde (SUS).

Como é a visão do acolhimento no processo de trabalho da Atenção Básica?

O acolhimento possibilita uma reflexão acerca dos processos de trabalho em saúde, pois estabelece uma relação concreta e de confiança entre o usuário e o profissional ou a equipe, estando diretamente orientado pelos princípios do SUS (BRASIL, 2010. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde.

Como deve ser realizado o acolhimento em um PSF - Atenção Básica

32 questões relacionadas encontradas

Qual é o objetivo do acolhimento?

“O acolhimento é uma postura ética que implica na escuta do usuário em suas queixas, no reconhecimento do seu protagonismo no processo de saúde e adoecimento, e na responsabilização pela resolução, com ativação de redes de compartilhamento de saberes.”

Quais os principais objetivos do acolhimento?

Os objetivos do acolhimento são atender, ouvir pedidos, prestar atendimentos resolutivos responsáveis e estabelecer articulações entre os serviços da rede, encaminhando e orientando pacientes e familiares para a continuidade da assistência (Brasil, 2006).

Como deve ser feito o acolhimento ao paciente?

Como colocar em ação o acolhimento nas práticas de produção de saúde?
  1. Mudança de atitude. Todas as etapas do atendimento, desde a chegada na recepção até a consulta em si, devem prezar pela humanização no tratamento ao paciente. ...
  2. Faça treinamentos com toda a equipe. ...
  3. Abertura para conversa. ...
  4. Mudanças estruturais.

O que é acolhimento exemplos?

"Acolher é reconhecer o que o outro traz como legítima e singular necessidade de saúde. O acolhimento deve comparecer e sustentar a relação entre equipes/serviços e usuários/populações.

Quais são as formas de acolhimento?

E quais são modalidades de Acolhimento na Proteção Social Especial?
  • Acolhimento em República;
  • Acolhimento em Família Acolhedora; e.
  • Serviço de Proteção em Situações de Calamidades Públicas e de Emergências.

Qual palavra substitui acolhimento?

Forma de acolher, receber: 1 recepção, recebimento, acolhida, atendimento, receptividade, atenção, admissão, aceitação, adoção, acolho, consideração, respeito, cabimento, deferimento, tratamento.

O que é acolhimento em saúde?

O acolhimento é uma postura ética que implica na escuta do usuário em suas queixas, no reconhecimento do seu protagonismo no processo de saúde e adoecimento, e na responsabilização pela resolução, com ativação de redes de compartilhamento de saberes.

Onde se aplica o acolhimento?

O Acolhimento Social atende emergencialmente as famílias em situação de risco pessoal e social como também orientam com atendimentos psicológicos, informações quanto aos direitos e deveres, entre outros atendimentos, bem como o encaminhamento para tratamento especializado quando necessário.

O que é o acolhimento humanizado?

Nesse sentido, o atendimento humanizado é aquele que considera a integralidade do cuidado, isto é, prevê a união entre a qualidade técnica do tratamento e do relacionamento desenvolvido entre o paciente, a família e a equipe.

Qual a importância do acolhimento e do atendimento adequado do paciente na UBS?

No entanto, não se trata de uma simples relação de prestação de serviço, o acolhimento implica uma relação de cidadania e humanização, de escuta qualificada (BRASIL, 2010). Essa prática possibilita a criação indispensável de vínculo e confiança entre os usuários com as equipes de saúde e os serviços de saúde.

Como realizar um atendimento acolhedor?

Para humanizar o atendimento, ouça com atenção o que o cliente tem a dizer. Pratique a escuta ativa para entender o problema relatado pelo cliente e, assim, encontrar a solução mais adequada. Uma regra prática de como fazer isso é passar mais tempo escutando o cliente do que falando.

Como se fazer um acolhimento?

Por isso, durante o Acolhimento é preciso ser paciente; falar suave e pausadamente; atentar aos gestos/linguagem corporal; ser objetivo, com uma linguagem de fácil compreensão; observar se a pessoa está entendendo.

Quais condutas podem ser tomadas pelos profissionais de saúde no acolhimento aos usuários?

➢uma postura de escuta e compromisso em dar respostas às necessidades de saúde trazidas pelo usuário, que inclua sua cultura, saberes e capacidade de avaliar riscos; ➢construir coletivamente propostas com a equipe local e com a rede de serviços e gerências centrais e distritais.

O que é o acolhimento com classificação de risco?

A classificação de risco é utilizada no acolhimento hospitalar para se fazer uma avaliação inicial do paciente e determinar a necessidade de um atendimento mais urgente. Esse método permite saber a gravidade do estado de saúde dos pacientes, seu potencial de risco, o grau de sofrimento, entre outras informações.

Quais os benefícios do acolhimento?

As pesquisas também apontam que crianças e adolescentes em acolhimento familiar apresentam maior bem estar subjetivo, melhor autoestima e melhores índices de desenvolvimento físico e de aprendizagem, além de estar menos expostos a situações de risco, como abuso físico e sexual, do que aqueles acolhidos em instituições.

Qual é a diferença entre acolhimento e atendimento?

Em resumo, o acolhimento é o primeiro contato, focado na humanização e na compreensão das necessidades, enquanto o atendimento é a prestação de serviços específicos para abordar essas necessidades identificadas durante o acolhimento.

Qual o papel do assistente social no acolhimento?

No acolhimento, ao realizar o diagnóstico, o assistente social busca identificar se ocorreram, e/ou quais as formas de violações, avaliando as condições de posterior retorno da criança e do adolescente para sua família. Visita-se a casa dos pais, para confirmar a possibilidade de retorno.

Quem pode realizar o acolhimento?

De acordo com a legislação apresentada, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem podem realizar o acolhimento e escuta qualificada na Atenção Básica, dando respostas às necessidades dos usuários e direcionando o fluxo de atendimento estabelecido em Protocolos Institucionais.

O que diz o artigo 19 do ECA?

Art. 19. Toda criança ou adolescente tem direito a ser criado e educado no seio da sua família e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária, em ambiente livre da presença de pessoas dependentes de substâncias entorpecentes.

O que é o acolhimento na enfermagem?

O acolhimento não é um espaço ou um local, mas uma postura ética: não pressupõe hora ou profissional específico para fazê-lo, implica compartilhamento de saberes, angústias e invenções, tomando para si a responsabilidade de “abrigar e agasalhar” outrem em suas demandas, com responsabilidade e resolutividade sinalizada ...

Artigo anterior
O que faz o cabelo emborrachar?
Artigo seguinte
O que é ser uma pessoa fofa?