O que é o ácido nucleico?

Perguntado por: Salomé Soraia Nogueira Batista  |  Última atualização: 25. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (48 avaliações)

Os ácidos nucleicos são moléculas gigantes, formadas por unidades monoméricas menores conhecidas como nucleótidos. Cada nucleótideo, por sua vez, é formado por três partes: um açúcar do grupo das pentoses; um radical “fosfato”, derivado da molécula do ácido ortofosfórico; uma base orgânica nitrogenada.

Qual é a função do ácido nucleico?

Função dos ácidos nucleicos

Os ácidos nucleicos são moléculas complexas responsáveis por armazenar e transmitir as informações genéticas, bem como garantir sua tradução. O armazenamento e a transmissão dessas informações são garantidos por meio do DNA.

Qual o conceito de ácido nucleico?

Os ácidos nucleicos são moléculas com extensas cadeias carbônicas, formadas por nucleotídeos: um grupamento fosfórico (fosfato), um glicídio (monossacarídeo com cinco carbonos / pentoses) e uma base nitrogenada (purina ou pirimidina), constituindo o material genético de todos os seres vivos.

Onde se encontram os ácidos nucleicos?

As moléculas de ácidos nucleicos são assim chamadas por possuírem caráter ácido e por terem sido, primeiramente, identificadas no interior do núcleo da célula. Atualmente sabemos que os ácidos nucleicos podem ser encontrados tanto dentro quanto fora do núcleo, e que são eles os responsáveis pela herança biológica.

Porque é que o DNA é ácido?

Um Monossacarídeo: No caso do DNA é uma pentose (açúcar composto por cinco carbonos) de nome Desoxirribose que possui função estrutural. Uma Molécula de Ácido Fosfórico: A molécula de fosfato de um nucleotídeo se liga na molécula de açúcar de outro nucleotídeo, formando a longa cadeia nucléica do DNA.

DNA E RNA - ÁCIDOS NUCLEICOS - BIOQUÍMICA | Biologia com Samuel Cunha

37 questões relacionadas encontradas

Porque o DNA é o RNA são chamados ácidos nucleicos?

Esse nome se deve ao fato de serem substâncias orgânicas de caráter ácido que, inicialmente, foram encontradas no interior do núcleo celular. Esses polímeros são formados por nucleotídeos e desempenham um papel fundamental na transmissão de características genéticas dos organismos.

Porque o RNA não tem timina?

Devido à uracila ser encontrada somente no RNA, ela é mostrada apenas ligada à D-ribose, mas nunca à 2-desoxi-D-ribose; Devido à timina ser encontrada só no DNA, ela se mostra apenas ligada à 2-desoxi-D-ribose, e nunca à D-ribose.

Onde pode ser encontrado o DNA e RNA?

Enquanto o DNA é encontrado apenas no núcleo das células, o RNA é produzido nele, mas migra para o citoplasma. A constituição de cada um também é diferente. Enquanto no RNA existe a ribose, no DNA encontramos a desoxirribose.

Onde pode ser encontrado o RNA?

O RNA (ácido ribonucleico) é uma molécula responsável pela síntese de proteínas das células do corpo. Sua principal função é a produção de proteínas. Por meio da molécula de DNA, o RNA é produzido no núcleo celular, sendo encontrado também no citoplasma da célula.

O que pode ser encontrado no DNA?

O DNA apresenta desoxirribose como açúcar, já o RNA apresenta uma ribose. As bases nitrogenadas presentes no DNA são citosina, guanina, adenina e timina. No RNA, são encontradas a citosina, guanina, adenina e uracila. O DNA apresenta duas fitas, mas o RNA é possui fita simples.

Quais são ácidos nucleicos?

Os ácidos nucleicos são substâncias orgânicas ácidas descobertas inicialmente no núcleo celular. Essas moléculas podem ser de dois tipos: DNA ou RNA. DNA é a sigla usada para indicar o ácido desoxirribonucleico; RNA, por sua vez, é a sigla de ácido ribonucleico.

São chamados de ácidos nucleicos?

Os ácidos nucleicos são macromoléculas constituídas por nucleotídeos e que formam dois importantes componentes das células, o DNA e o RNA. Eles recebem essa denominação pelo fato de possuírem caráter ácido e por serem encontrados no núcleo da célula.

Qual é o papel dos ácidos nucleicos na divisão celular?

A função dos ácidos nucléicos é controlar a síntese protéica, armazenando e transportando as informações genéticas através das moléculas de DNA e RNA.

Quais os tipos de RNA descreva suas funções?

Os principais tipos de RNA são o RNA mensageiro, o RNA transportador e o RNA ribossômico. Esses três tipos desempenham papel fundamental no processo de síntese proteica. O RNA (ácido ribonucleico) é um ácido nucleico que está relacionado diretamente com o processo de síntese de proteínas.

Quais são os tipos de ácido nucleico de um vírus?

Os vírus são formados por ácidos nucleicos, RNA (ácido ribonucleico) ou DNA (ácido desoxirribonucleico), envolvidos por uma capa proteica chamada de capsídeo.

Onde é produzido o RNA?

O RNA, ao contrário do DNA, é composto por apenas uma fita e ela é produzida no núcleo celular a partir de uma das fitas de uma molécula de DNA. Depois de pronto, o RNA segue para o citoplasma celular, onde desempenhará sua principal função, que é controlar a síntese de proteínas.

Onde pode ser encontrado o DNA?

Onde o DNA é encontrado? O DNA é encontrado principalmente nos cromossomos do interior do núcleo celular e nas mitocôndrias. Portanto, é identificado em todas as formas de vida do planeta, com exceção de alguns vírus.

Onde é sintetizado o RNA?

O RNA transportador (RNAt) é uma molécula sintetizada a partir do processo de transcrição do DNA em segmentos localizados em regiões específicas dos cromossomos.

Onde se encontram os cromossomos na célula?

Os cromossomos estão presentes no núcleo das células eucarióticas e a sua quantidade varia em cada espécie.

Qual é a base do RNA?

A molécula de RNA (ácido ribonucléico), sintetizada por transcrição a partir da molécula de DNA (ácido desoxirribonucléico), é formada por um único filamento de nucleotídeos, ou seja, uma fita simples, cujas bases nitrogenadas são: adenina e guanina (bases purinas) e citosina e uracila (bases pirimidinas).

Porque timina vira uracila?

De fato a Timina tem outro nome, assim como quase tudo na biologia. O seu segundo nome é 5'-metil-uracila. O que você pode tirar daí é que a Timina nada mais é que uma Uracila que possui um grupamento Metil no 5º carbono de sua cadeia! Então pode se dizer que o DNA tem uma 'uracila' modificada, chamada TIMINA!

Qual é a função da timina?

Uma das quatro bases nitrogenadas contidas nos ácidos nucleicos e que intervêm no código genético. O que é Timina? O ácido desoxirribonucleico, ou DNA, é o que os genes são feitos.

Quais são as quatro fases da mitose?

Após a interfase, inicia-se a divisão celular. Didaticamente, costuma-se dividir a mitose em quatro fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase.

Como a informação genética e expressa nas células?

Ao nível do núcleo celular dá-se a síntese de uma molécula de ácido ribonucleico (ARN), complementar de uma porção do ADN que contém a informação. É esta molécula de ARN que transporta a mensagem em código de nucleótidos até aos ribossomas, onde se irá processar a síntese proteica.

Quais são os tipos de nucleotídeos?

Separadamente, nucleotídeos são bastante simples, consistindo de três partes diferentes: Base nitrogenada (Adenina, Timina, Guanina ou Citosina) Desoxirribose (um açúcar por cinco carbonos)
...
No DNA existem quatro tipos de bases nitrogenadas:
  • » Adenina (A)
  • » Guanina (G)
  • » Citosina (C)
  • » Timina (T)

Artigo anterior
Quanto tempo dura o supletivo do ensino fundamental?
Artigo seguinte
Como o Falco virou Titã?