O que é nitretação líquida?

Perguntado por: Xavier Santiago Lourenço Ramos  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (40 avaliações)

A Nitretação Líquida é um processo de tratamento termoquímico que produz modificações na camada superficial dos metais apresenta grande aplicabilidade nos aços e ferros fundidos. O processo utiliza um banho de cianeto de sódio, comercialmente, é conhecido como processo Tennifer ou Sursulf.

Quais são os tipos de nitretação?

O processo de nitretação é desdobrado em variados tipos, como: nitretação gasosa, nitretação por plasma, nitretação iônica, nitretação a gás e nitretação líquida.

Para que serve a Carbonitretação?

A carbonitretação enriquece as camadas superficiais do metal com carbono e, com a adição do nitrogênio formando nitretos, a superfície se torna muito mais dura do que por meio do processo de cementação para o mesmo aço.

O que é cementação líquida?

A Cementação líquida é um processo termoquímico de introdução de carbono no aço a partir de sais ricos em carbono. Os aços a serem cementados devem possuir baixo teor de carbono, de modo que, quando aquecidos à temperatura de austenitização, o carbono do meio líquido possa reagir e difundir na superfície das peças.

O que é nitretação a gás?

Neste tratamento termo-químico, chamado Nitretação, o endurecimento superficial é promovido pelo nitrogênio, o qual, se difunde a partir da superfície das peças para seu interior, formando nitretos de elevada dureza e resistência ao desgaste com os elementos químicos contidos nos aços.

Tratamento Térmico - Cementação, Nitretação, Carbonitretação e Cianetação

25 questões relacionadas encontradas

Qual o objetivo da Cianetação?

Carbonitretação: Também conhecido como cianetação seca, cianetação a gás ou nitrocarbonetação, é um processo de introduzir carbono e nitrogênio no aço a partir de uma mistura gasosa apropriada.

Onde se aplica a nitretação?

É aplicado em ferramentas de forjamento, de extrusão de alumínio, de fundição sob pressão e em moldes de injeção de plásticos que exigem maior resistência ao desgaste dos moldes.

Quais são os tipos de cementação?

A cementação pode ser realizada em meio sólido, líquido ou gasoso, também podendo ser utilizado plasma. O potencial químico do carbono no meio de cementação determina o potencial máximo de carbono que o aço pode atingir e assim o teor de carbono na superfície do material.

O que é cementação e dê exemplo?

Cementação é o tratamento termoquímico que consiste em se introduzir carbono na superfície do aço pelo mecanismo de difusão atômica com o objetivo de se aumentar a dureza superficial do material, depois de convenientemente temperado.

O que é cementação sólida?

O tratamento termoquímico de cementação sólida é geralmente usado para o endurecimento superficial de engrenagens de aço baixo-carbono. Trata-se de um processo que promove a difusão atômica de carbono, partindo de um meio rico em carbono para o interior de um elemento mecânico.

Quando deve ser realizado a carbonitretação?

A carbonitretação é normalmente feita em peças pequenas que requerem resistência à fadiga e dureza superficial elevadas.

Como é feita a carbonitretação?

No tratamento termoquímico carbonitretação as peças são aquecidas a temperaturas de até 880 °C e são mantidas nessa temperatura por um período de tempo específico. Após esse procedimento, as peças são resfriadas e revenidas a uma temperatura média que varia entre 150 e 180 °C.

Qual a vantagem da aplicação do tratamento termoquímico de carbonitretação?

TRATAMENTO TÉRMICO CARBONITRETAÇÃO – VANTAGENS. Com o tratamento térmico carbonitretação, as peças adquirem maior qualidade, pois este tratamento propicia para essas peças de aço uma maior dureza superficial e resistência quando submetidas a condições prejudiciais, elevando a qualidade do produto e de sua indústria.

Quais os tipos de nitretação existem e para que são utilizados?

Entre os diferentes meios de nitretação, se encontram os mais usuais na indústria a nitretação gasosa, líquida (em banho de sais) e a plasma (iônica). Cada tipo de nitretação deve ser escolhida de acordo com a peça que será nitretada, qualidade da nitretação e custo total do produto.

O que é nitretação iônica?

A nitretação iônica é um processo de tratamento termoquímico, usado para endurecimento superficial de metais ferrosos e um crescente número de materiais não ferrosos como ligas de titânio e alumínio [1], pela obtenção de uma camada de nitretos, que eleva a resistência ao desgaste das superfícies tratadas [2].

Quais aços podem ser Nitretados?

Os principais elementos químicos formadores de Nitretos no processo de difusão de nitrogênio em ligas ferrosas são: Ferro, Cromo, Molibdênio, Vanádio, Tungstênio.

O que é o processo de cementação?

Cementação é um processo em que metais ferrosos são colocados em contato com ambiente rico em carbono, o que permite anexar carbono na superfície do metal por difusão, criando um gradiente de concentração de carbono entre a superfície e o interior do metal.

Como é feito cementação?

Cementação: tratamento termoquímico onde se acrescenta C (carbono) na superfície da peça para aumento de dureza. de componentes mecânicos, através da introdução de carbono combinada com tratamento térmico de têmpera e revenimento. Endurecer a superfície sem perda de tenacidade do componente.

Como fazer a cementação?

Para a realização do processo de cementação, a peça é envolvida em um meio rico em carbono, sendo aquecida durante determinado período de tempo, a uma temperatura específica. Essa temperatura faz com que os átomos de carbono sejam transferidos para a superfície da peça, o que melhora suas propriedades.

Qual o tipo de cementação mais eficiente?

A cementação de gás é o processo mais eficiente porque permite a cementação de peças com maior consistência e melhor eficiência energética. Este processo geralmente usa gás propano ou gás natural para a geração de carbono necessário e a temperatura varia de 850°C a 950°C.

Quais são as 3 etapas de um tratamento térmico?

É importante reforçar que um tratamento térmico é feito em três fases distintas: -> Aquecimento; -> Manutenção da temperatura; -> Resfriamento.

Quais são os tipos de recozimento?

O tratamento de recozimento se divide em três tipos o recozimento pleno, o recozimento isotérmico ou crítico e o recozimento para esferoidização.

Quais as finalidades do tratamento termoquímico de nitretação?

Nitretação é um tratamento termoquímico da metalurgia em que se promove enriquecimento superficial com nitrogênio, usando-se de um ambiente nitrogenoso à determinada temperatura, buscando o aumento da dureza do aço até certa profundidade.

Qual o material base utilizado na nitretação?

Vanádio – Forma nitretos estáveis e duros; Níquel, cobre, silício e manganês – Estes elementos têm pouco efeito, se houver, na nitretação; Chumbo – A adição de chumbo tem um efeito ligeiramente negativo, reduzindo a profundidade e a dureza da camada superficial.

Quais são os tipos de tratamento térmico?

Dentre os principais tipos de tratamentos térmicos em metais, temos os seguintes:
  • Recozimento.
  • Alívio de Tensões.
  • Normalização.
  • Têmpera e Revenimento.
  • Cementação.
  • Nitretação.

Artigo anterior
O que é nitretação líquida?
Artigo seguinte
O que é o Nosso Lar espiritismo?