Qual o método de esterilização de materiais Termorresistentes utilizados na assitência a saúde e que utiliza vapor saturado sob pressão?

Perguntado por: Tiago Pinheiro Cruz  |  Última atualização: 28. September 2024
Pontuação: 4.1/5 (29 avaliações)

A esterilização a vapor é realizada com um vapor saturado, normalmente a 134ºC. Todos os materiais críticos termorresistentes devem ser esterilizados por vapor saturado sob pressão pois, esse método de esterilização, elimina os microrganismos mais facilmente.

Como esterilizar materiais Termorresistentes?

Para materiais termorresistentes, o método indicado é o vapor saturado sob pressão por meio do equipamento autoclave e para aqueles termossensíveis os métodos indicados são aqueles automatizados físico-químicos por meio de óxido de etileno, vapor a baixa temperatura e formaldeído e vapor de peróxido de hidrogênio, com ...

O que é esterilização por vapor saturado?

O vapor saturado é considerado um dos melhores métodos de esterilização para produtos termorresistentes, em razão da capacidade de destruir esporos bacterianos em curto período de exposição, aquecendo rapidamente os produtos pela transferência de calor, que ocorre pela condensação do vapor ao entrar em contato com as ...

Quais são os 4 métodos de esterilização?

O processo de esterilização pode ser feito por meio de quatro métodos que englobam a técnica:
  • Flambagem;
  • Incineração;
  • Raios infravermelhos;
  • Estufas de ar quente.

Para que a esterilização utilizando o calor úmido por meio do vapor saturado sob pressão é necessário que a autoclave?

A esterilização por calor úmido requer temperaturas superiores a de água fervente que são atingidas por meio de vapor sob pressão em autoclave. Esse equipamento é uma câmara de pressão de isolamento em que o vapor é usado para elevar a temperatura.

Métodos de Esterilização - Prof. Lorena Raizama | INTERVALO DO PLANTÃO

39 questões relacionadas encontradas

Qual é o equipamento utilizado para esterilização por calor úmido com vapor sob pressão?

Autoclave é um aparelho que esteriliza materiais e artigos médico-hospitalares por meio do calor úmido sob pressão (que pode variar de grau, de acordo com o tipo de material).

Como é o processo de esterilização por vapor saturado sob pressão?

O processo de esterilização por vapor saturado utiliza agua purificada, que é transformada em vapor saturado. Após a transferência de calor latente para os produtos para saúde, é realizada a termocoagulação e a desnaturação das enzimas e proteínas que formam a estrutura dos microrganismo.

Quais os tipos de esterilização explique cada um?

A esterilização por processos físicos pode ser através de calor úmido, calor seco ou radiação. A esterilização por radiação tem sido utilizada em nível industrial, para artigos médicos-hospitalares. Ela permite uma esterilização a baixa temperatura, mas é um método de alto custo.

Quais os principais tipos de esterilização em saúde?

Os métodos de esterilização podem ser divididos em químicos (compostos fenólicos, clorexidina, halogênios, álcoois, peróxidos, óxido de etileno, formaldeído, glutaraldeído e ácido peracético) e físicos (calor, filtração e radiação).

Como é feita a esterilização por calor seco?

A esterilização por calor seco é realizada por condução. O calor é absorvido pela superfície externa do item e passa para o centro do item, camada por camada. Todo o item acabará por atingir a temperatura necessária para a esterilização. O calor seco faz a maior parte do dano oxidando as moléculas.

Quais os 3 tipos de esterilização?

Os métodos de esterilização podem ser divididos em físicos (vapor, calor e radiação) e químicos (compostos fenólicos, halogênios, peróxidos, óxido de etileno, formaldeído, glutaraldeído e ácido peracético).

Qual método de esterilização utiliza o calor úmido?

  • Calor Úmido (Autoclavagem): O método de esterilização por calor úmido, também conhecido como autoclavagem, é um dos mais utilizados em ambientes de saúde e laboratórios. ...
  • Radiação Ionizante: ...
  • Calor Seco: ...
  • Filtração: ...
  • Produtos Químicos:

Quais materiais podem ser esterilizados em estufa?

A esterilização por calor seco ou seja a estufa de esterilização e secagem é mais indicada para vidraria, metais e substâncias em pó, este tipo de esterilização não danifica os materiais de corte, nem forma ferrugem. Entretanto, o material a ser esterilizado por calor seco deve ser resistente a variação de temperatura.

O que é material termo resistente?

O termo “materiais resistentes à temperatura” refere-se à capacidade de um insumo para impressão 3D suportar exposição prolongada à altas temperaturas.

O que é uma Termodesinfecção?

Termodesinfectora é um equipamento industrial para lavagem, enxágue, desinfecção térmica e secagem de instrumentos.

Qual é a função da autoclave?

A autoclavagem é um tratamento térmico bastante utilizado no ambiente hospitalar e que consiste em manter o material contaminado a uma temperatura elevada, através do contato com vapor de água, durante um período de tempo suficiente para destruir todos os agentes patogênicos.

Qual o método mais eficaz para esterilização de materiais utilizados na área da saúde?

Óxido de Etileno: é um gás bastante utilizado para a esterilização de materiais termossensíveis e é indicado principalmente para uso hospitalar por não ser corrosivo. Tem um alto poder de penetração e pode ser usado em produtos ainda em suas embalagens primárias e secundárias.

Qual a principal forma de esterilização dos materiais hospitalares?

O óxido de etileno (ETO) é um gás esterilizante utilizado no processamento de esterilização de artigos médico-hospitalares, termossensíveis e termorresistentes.

Qual o melhor método de esterilização?

Óxido de etileno (ETO)

É um dos métodos mais eficazes e utilizados no processamento. A autoclave é um tipo de esterilização por óxido de etileno e sua ação se dá pela reação com uma proteína no núcleo da célula, impedindo a reprodução do microrganismos.

Quais são os métodos de esterilização e desinfecção utilizados na área da saúde?

Os métodos utilizados geralmente são químicos. Mas há métodos físicos também, como a pasteurização. Alguns tipos de processo são álcoois, agentes oxidantes, fenólicos, radiação UV e calor. Nesse sentido, esses produtos químicos e físicos têm ação desinfetante, são eficazes e podem ter uma abrangência maior ou menor.

Qual o tipo de esterilização da autoclave?

Para ser esterilizado em autoclave o material deve ser rigorosamente limpo e seco acondicionada em pacotes que devem ser feitos com materiais que permitam a passagem de vapor.

Qual a opção para a esterilização de artigos termossensíveis?

Alguns exemplos de métodos de desinfecção para materiais termossensíveis. Com atuação biocida, bacteriana, virucida, fungicida e esporicida, a esterilização através do glutaraldeído pode ser encontrada em solução aquosa.

Qual o prazo de validade do material esterilizado?

A Secretaria de Estado da Saúde (SÃO PAULO, 1 994) recomenda o prazo de sete dias de validade para os artigos esterilizados por meio de processo físico, devido à dificuldade que algumas instituições têm em realizar estudos microbiológicos específicos.

Como é o processo de esterilização?

A esterilização química é feita por meio de substâncias que reagem com o material a ser esterilizado para efetuar a descontaminação. Algumas das substâncias utilizadas nesse processo são a água oxigenada, o formaldeído, o ácido peracético, o glutaraldeído e o óxido de etileno.

Quais as vantagens da esterilização pelo vapor sob pressão?

VANTAGENS DA ESTERILIZAÇÃO PELO VAPOR SATURADO SOB PRESSÃO:

- eficácia; - rapidez; - ausência de toxicidade.

Artigo anterior
Quais as questões que mais caem no Enem?
Artigo seguinte
Quem vai primeiro a galinha ou o ovo?