O que é necessário para regularizar um consultório odontológico?
Perguntado por: Cláudio Vítor Domingues Garcia Neves | Última atualização: 13. April 2025Pontuação: 4.3/5 (19 avaliações)
- Cadastro Nacional Pessoa Jurídica. ...
- Documentação na Junta Comercial. ...
- Alvará de funcionamento. ...
- Alvará sanitário. ...
- Cadastro Nacional de Estabelecimentos em Saúde. ...
- Registro no CRO. ...
- Plano de gerenciamento de resíduos. ...
- Laudo radiométrico.
Como legalizar o funcionamento de um consultório odontológico?
– Inscrever-se na Junta Comercial e na Prefeitura; – Criar o Alvará de Funcionamento da Vigilância Sanitária Municipal; – Criar o Alvará de Funcionamento proporcionado pelo Corpo de Bombeiros; – Inscrever-se em uma empresa especializada em coleta de resíduos.
O que a Vigilância Sanitária exige para clínica?
- Adotar pisos antiderrapantes e com desníveis para o escoamento de água;
- Iluminação e ventilação adequada;
- As paredes e divisórias devem ser laváveis e de cor clara;
- Acesso independente à clínica;
Quais documentos precisa para abrir um consultório odontológico?
Como um compêndio geral, seu consultório odontológico deverá apresentar, como pessoa jurídica: Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF), Conselho Regional de Odontologia (CRO) e comprovante de residência.
Como registrar uma clínica odontológica?
Após a emissão do CNPJ, será necessário solicitar na Prefeitura a emissão da Inscrição Municipal e do Alvará de Funcionamento. O Alvará de Funcionamento é um dos documentos exigidos pelo CRO para registro de consultórios e clínicas de odontologia.
Helpdoc - Regularização de consultórios odontológicos
Sou obrigada a pagar o Cro?
Com essa inscrição, o profissional ou a pessoa jurídica receberão, anualmente, o boleto da anuidade, que é uma contribuição obrigatória ao Conselho. Caso eu não pague a anuidade, posso sofrer alguma sanção? Tornando-se inadimplente, o Conselho poderá cobrar os valores através de ação judicial própria.
Qual o valor para tirar o Cro?
De acordo com a decisão CFO 52/2021, o valor cobrado pelos conselhos regionais de odontologia sobre o registro de consultórios e clínicas odontológicas no CRO é de: R$ 656,74.
Qual o primeiro passo para abrir um consultório odontológico?
- Realizar o registro de autônomo.
- Contrato social.
- Registro na junta comercial.
- Inscrição estadual.
- Fazer inscrição no INSS.
- Solicitar o alvará do espaço para Vigilância Sanitária.
- Laudo AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros)
Tem MEI para dentista?
O dentista não pode ser MEI. Sabemos que essa é uma opção que parece bem atrativa, tendo em vista a facilidade com que se pode abrir esse tipo de empresa atualmente. No entanto, há vários profissionais que não podem ser MEI e, junto com os dentistas estão os advogados, os arquitetos, os médicos e muitos outros.
O que preciso para abrir consultório?
- Autorização do Corpo de Bombeiros.
- Autorização da Vigilância Sanitária.
- Registro do consultório enquanto pessoa jurídica (CNPJ)
- Alvará de Funcionamento.
- Cadastro no CNES: esse é um registro obrigatório que todos estabelecimentos que oferecem serviços de saúde devem possuir.
Como legalizar consultório?
- pedido devidamente preenchido;
- cópia do Contrato Social da empresa;
- cópia do CNPJ ou CPF — no caso de pessoa física;
- comprovante do recolhimento da taxa do serviço;
- cópia da Carteira Profissional emitida pelo Conselho de Classe do Responsável Técnico;
É obrigatório ter pia no consultório?
Equipamentos mínimos – Dos consultórios e serviços do Grupo Um, em que são realizadas apenas consultas, serão exigidos, por exemplo, equipamentos básicos como tensiômetro, estetoscópio, termômetro, maca, lençóis, pia, cadeiras para o médico e uma para o paciente e acompanhante entre outras exigências.
É obrigatório ter pia dentro do consultório?
Além do local ter sido aprovado pela vigilância sanitária, existem algumas obrigações quanto ao espaço da clínica. Por exemplo, deve existir uma pia ou um lavatório na área de atendimento aos pacientes com sabonete líquido e dispensador com álcool a 70%, toalha descartável e lixo com tampa, acionado por pedal.
Pode ter papel de parede em consultório odontológico?
Sim, você pode e deve ter essa decoração no seu consultório!
Pode ter planta dentro do consultório odontológico?
Não abra mão do verde na decoração do consultório odontológico. As plantas e folhagens não podem ser usadas dentro do consultório. Contudo, isso não impede que os demais ambientes da clínica sejam embelezados por elas.
Pode ter banheiro dentro do consultório odontológico?
As instalações de água fria para os serviços odontológicos devem ser projetadas, executadas, testadas e mantidas em conformidade com a norma ABNT NBR 5626. As instalações sanitárias devem ser providas de, no mínimo, um vaso sanitário e lavatório.
Qual o Imposto que o dentista paga?
IRPJ: Imposto de Renda Pessoa Jurídica; CSSL: Contribuição Social sobre o Lucro Líquido; COFINS: Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social. PIS: Programa de Integração Social.
Qual o valor do Imposto para dentista?
Dentista autônomo
Para o IR, a tributação é feita como IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física), com alíquota em torno de 27,5% (dependendo da renda auferida no ano). O IRPF é calculado pelo valor líquido do rendimento, ou seja, o rendimento total bruto subtraído das despesas dedutíveis.
Qual a diferença de clínica odontológica e consultório odontológico?
Como explicamos, o consultório fica com um atendimento diário bem limitado quando tem apenas uma cadeira e atende várias especialidades odontológicas. As clínicas, por outro lado, estão aptas a oferecer mais serviços, comodidade de quem já tem uma infraestrutura mais robusta.
O que não pode faltar em uma clínica odontológica?
- Cadeira Odontológica. A cadeira odontológica está entre os itens mais básicos quando falamos de equipamentos para dentistas. ...
- Pedal de comando. ...
- Mesa do equipo. ...
- Autoclave. ...
- Na recepção. ...
- No consultório. ...
- Softwares de gestão. ...
- Computadores.
Qual o nome do registro do dentista?
CROSP - Conselho Regional de Odontologia de São Paulo.
Qual a profissão do Crô?
De uma forma geral, o Conselho Regional de Odontologia (CRO) é o órgão responsável pelo trabalho de fiscalização da atividade regular da profissão de dentista.
O que significa a sigla CRO?
O que é CRO (Conversion Rate Optimization)?
A sigla CRO significa “Otimização de Conversão”. É uma estratégia que consiste em um conjunto de práticas que aumentam as conversões de determinado site ou página da internet, aproveitando melhor o tráfego que as páginas já possuem sem necessariamente atrair mais visitantes.
Quanto tempo posso usar aparelho?
O que é necessário para fazer um curativo?