O que é necessário para pedir auxílio-doença?
Perguntado por: Valentim Pedro de Baptista | Última atualização: 24. März 2022Pontuação: 4.1/5 (33 avaliações)
Para solicitar o auxílio-doença o trabalhador deverá ter um laudo médico atualizado e detalhado com o diagnóstico da doença o tempo necessário para afastamento que deve ser superior a 15 dias. Com o laudo em mãos o segurado deverá entregar à empresa para registro do afastamento e preenchimento do afastamento.
O que é necessário para dar entrada no auxílio doença?
O pedido do benefício por incapacidade temporária será realizado pelo portal do Meu INSS, através do agendamento da perícia médica inicial. Antes de tudo, é necessário ter o CPF e uma senha cadastrado no Meu INSS. Entre no site meu.inss.gov.br pelo computador ou baixe o aplicativo no seu celular Android ou iOS.
Quem tem direito a receber o auxílio doença?
Possuir qualidade de segurado (estar contribuindo com a previdência); Cumprir a carência de 12 meses de contribuição; Comprovar o acidente ou doença que o deixou incapacitado temporariamente de trabalhar (através da perícia); Estar afastado a 15 dias de suas funções de trabalho.
Qual é o prazo para dar entrada no auxílio doença?
Segundo a Lei dos Processos Administrativos (Lei 9.784/1999), o INSS tem 30 dias, após o protocolo do pedido de benefício, para conceder ou negar o seu requerimento. Esse prazo também é válido para os pedidos de revisão.
Qual o prazo para agendar perícia no INSS?
Quem recebe a notificação tem 30 dias, a contar da data de recebimento informada pelos Correios, para marcar o procedimento. A relação completa pode ser consultada no Diário Oficial da União e o exame pode ser marcado pelo aplicativo “Meu INSS”, pela Central de Atendimento 135 ou pela página do instituto na internet.
Auxílio Doença, quais os documentos necessários para requerer ?
Qual o prazo para agendar perícia?
Documentos necessários
Quem não fizer o agendamento para o atendimento na perícia médica vai ter seu benefício suspenso nos primeiros 30 dias. Após 60 dias, o seu pagamento será cancelado.
Qual o valor máximo que o INSS paga de auxílio doença?
O valor do benefício vai corresponder a 91% do salário de benefício através da média aritmética simples das 80% maiores contribuições de julho de 1994 até o mês anterior à data do afastamento. Este valor não pode ser maior que a média dos 12 últimos salários de contribuição do trabalhador.
Qual o valor do auxílio doença 2021?
Qual é o valor do auxílio doença? Pela nova regra da Reforma da Previdência, o valor do auxílio doença corresponde a 91% do salário de benefício, que, por sua vez, consiste na média aritmética simples de todos os salários de contribuição.
Qual o valor para auxílio doença?
O benefício corresponde a 91% do salário-de-benefício, que é a média de 100% dos salários recebidos pelo trabalhador ao longo da carreira. Em outras palavras, se o trabalhador contribuiu por dois anos, todo o valor recebido no período é somado e então divido por 24 (total de meses de contribuição).
Como é calculado o pagamento do auxílio-doença?
Como calcular afastamento INSS em casos de invalidez? O valor do benefício representa 60% da média salarial calculada com base em todos os salários do trabalhador desde 1994, além de 2% a mais a cada ano que a pessoa exceder. Se for homem, 20 anos de contribuição e se for mulher, 15 anos de contribuição.
Como é feito o cálculo do auxílio-doença 2021?
Com a Reforma da Previdência, o cálculo do auxílio-doença é a média de 100% dos salários e NÃO mais 80%. Ou seja, isso significa dizer que todos os seus salários, incluindo os mais baixos, entrarão no cálculo do seu benefício, o que diminui o valor do auxílio doença.
Qual o valor a receber por afastamento pelo INSS?
Perícia médica para afastamento pelo INSS
Além disso, deve-se fazer o pedido pelo portal Meu INSS. Contudo, ao se requerer a antecipação do auxílio-doença sem perícia, ele será de apenas R$ 1.100 mensais (um salário mínimo) e por tão somente 3 meses. Ainda, não admite prorrogação de pagamento.
Como agendar perícia INSS pelo 135?
- Acessar a página do Meu INSS (pelo site ou aplicativo);
- Fazer o login e vá até a opção “Agende sua Perícia” no menu do lado esquerdo;
- Clicar em “Agendar Novo”;
- Acompanhar o pedido em “Resultado de Requerimento/Benefício por Incapacidade”;
- Comparecer na data marcada para a perícia médica.
Como ligar no 135 do INSS pelo celular?
Central de telefone 135 INSS
Para usuários de telefone fixo ou público (orelhão), a ligação para o número 135 é gratuita. Para telefones celulares, é cobrado o valor para ligações locais. Para usar a central telefônica do INSS, basta discar, aguardar a triagem eletrônica e você será encaminhado para atendentes humanos.
Qual o Whatsapp do INSS?
Saiba que o contato pelo Whatsapp, é para que você tire algumas dúvidas. Nesse caso, você terá que salvar no seu telefone o seguinte número: (61) 9638-8396.
Qual o número do meu INSS?
Em primeiro lugar, o número do INSS é igual ao do PIS/PASEP para muitos trabalhadores. Desta forma, basta lembrar o seu número do PIS e tentar usar para acessar suas informações ou agendar uma consulta. O número do PIS está disponível na carteira de trabalho, ou você pode consultá-lo pela internet.
Como agendar INSS pelo celular?
Entre no site do Meu INSS, ou no aplicativo, e clique em “agendar perícia”. Você deve fazer o mesmo login via gov.br.
Como consultar o INSS pelo CPF?
- Acessar o site meu.inss.gov.br.
- Na tela inicial clique em "Entrar"
- Insira seu CPF e clique em "Avançar"
- Insira sua senha e clique em "Entrar"
- Uma lista de serviços disponíveis pelo Meu INSS aparecerá e basta você clicar no serviço que procura.
Porque não consigo ligar para 135 do meu celular Vivo?
Já a Vivo explicou que "ligações para o 135 do INSS, nas modalidades pré-pago e controle, são tarifadas fora do pacote contratual dos clientes. Para efetuar a ligação, é necessário a contratação de créditos extras. Para as modalidades pós pagos, os valores serão lançados posteriormente em suas contas.”
Pode agendar perícia antes dos 15 dias?
Quando deve ser feita a perícia médica do INSS? ... Informada desse fato, a empresa empregadora procederá ao agendamento da perícia no INSS para comprovar a incapacidade do empregado, que ocorrerá após 15 dias de afastamento (contínuos ou intercalado num período de 60 dias).
Por que os tumores benignos podem oferecer risco ao organismo humano?
Quanto de oxigênio o ser humano precisa por dia?