O que é Não-contradição exemplos?

Perguntado por: Matheus Sousa  |  Última atualização: 26. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (63 avaliações)

Vejamos um exemplo: (1) Está chovendo. (2) Não está chovendo. De acordo com o princípio de não contradição, as proposições expressas nas frases (1) e (2) não podem ser ambas verdadeiras ao mesmo tempo: não pode ser verdade ao mesmo tempo que está chovendo e que não está chovendo (uma ou outra, não ambas!).

O que é não contradição?

O Principio da Não Contradição é a segunda das Três Leis Clássicas do Pensamento, em sua formulação mais simples, determina que duas afirmações contraditórias não podem ser verdadeiras ao mesmo tempo sob o mesmo aspecto. Sob o mesmo tempo e aspecto, tais afirmações serão mutuamente excludentes.

Como identificar uma contradição?

Contradição é uma proposição cujo valor lógico é sempre falso. A proposição p Λ (~p) é contraválida,pois os resultados com verdadeiro e falso sempre dão falso no final da coluna. A proposição ~(p ν q) Λ (p Λ q) é contraválida, pois a última coluna da tabela-verdade só possui F.

Qual exemplo abaixo se encaixa no Princípio da Não Contradição?

"A estrada para cima e para baixo são uma e o mesmo implica que a estrada leva em ambos os sentidos, ou pode não haver estrada alguma. Isto é o complemento lógico da princípio da não contradição.

Quais são os tipos de contradição?

contradição
  1. Afirmação oposta, inversa ou contrária ao que alguma pessoa disse;
  2. Incongruência entre ações ou comentários consecutivos relativamente àquilo que se disse;
  3. Discordância de pontos de vista, perspetivas, emoções, vocábulos ou ideias;
  4. Ação ou resultado de (se) contradizer;
  5. Impugnação ou refutação.

Lili Entrevista | Fernando Haddad

34 questões relacionadas encontradas

O que é contradição exemplos?

Significado de Contradição

substantivo feminino O que se opõe ao que foi dito ou feito anteriormente: caiu em contradição. Afirmação ou comportamento que expressa incoerência, em relação ao que foi feito ou dito anteriormente. [Por Extensão] Ausência de nexo, de coerência, de lógica; discrepância.

O que é contradição na língua portuguesa?

Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa

1 Ato ou efeito de contradizer(-se); afirmação em contrário do que foi dito. 2 Incoerência entre afirmações atuais e anteriores, entre palavras e ações; antinomia, discrepância, incongruência.

O que diz o Princípio da Não Contradição é o princípio do terceiro excluído?

Primeiramente tratemos do Princípio da Não Contradição que diz: “Uma proposição não pode ser verdadeira e falsa ao mesmo tempo.” Já o segundo Princípio o do Terceiro Excluído: “Toda proposição ou é verdadeira ou é falsa, ou seja, verifica-se sempre um destes casos e nunca um terceiro.”

O que é a contradição Para Heráclito?

De acordo com o autor, para Heráclito, a harmonia nasce da própria oposição: “O divergente consigo mesmo concorda; harmonia de tensões contrárias, como de arco e lira” (HERÁCLITO apud ABRÃO, 2004, p. 31-32). A divergência e a contradição não só produzem a unidade do mundo, mas também a sua transformação.

Qual a diferença do princípio da contradição é do terceiro excluído?

O princípio da contradição é meramente uma expressão do aspecto mutualmente exclusivo dessa dicotomia, e o princípio do terceiro excluído é uma expressão desse aspecto mutualmente exaustivo.

Como saber se é tautologia ou contradição?

Se na coluna do operador principal todas as linhas forem verdadeiras, diremos que a proposição composta é uma tautologia. Ao contrário, se todas forem falsas, é uma contradição. Por fim, se houver pelo menos uma verdadeira e pelo menos uma falsa, diremos que é uma contingência.

Qual a diferença entre contradição é contingência?

A contradição normalmente é uma conjunção. Contingência é uma proposição cujo valor lógico pode ser verdadeiro ou falso, ou seja, não é nem uma tautologia e nem uma contradição, é uma proposição indeterminada. ... A contingência normalmente é uma condicional. A maioria das proposições compostas são contingências.

O que é contradição em raciocínio lógico?

1.2.

Uma contradição é uma proposição lógica composta que é sempre falsa, independente- mente do valor lógico das proposições simples que a constituem. O caso mais clássico é a proposição p ∧ (¬p).

O que é princípio da identidade da Não-contradição é do terceiro excluído segundo Aristóteles?

Princípio de não contradição: é impossível A ser A e não -A ao mesmo tempo; Princípio do terceiro excluído: A é y ou não-y, não há terceira possibilidade.

Quais são os três princípios básicos da lógica?

Três Princípios (entre outros) regem a Lógica Clássica: da IDENTIDADE, da CONTRADIÇÃO e do TERCEIRO EXCLUÍDO os quais serão abordados mais adiante.

O que é um sentimento contraditório?

Os sentimentos contraditórios, também chamados de sentimentos conflitantes, são aqueles que aparecem em cada um de nós em diferentes momentos da vida. Ou seja, são sentimentos opostos dirigidos ao mesmo objeto ou situação. Um exemplo simples: sentir amor e ódio por alguém ao mesmo tempo.

Por que Heráclito e Parmênides eram contraditórios?

Duas concepções dominaram o pensamento filosófico durante bastante tempo: por um lado, as ideias de Parmênides e, por outro, o pensamento de Heráclito. Heráclito defendia a ideia de um mundo contínuo, enquanto Parmênides definia um ser único, um ser imóvel.

Por que Parmênides discorda de Heráclito?

Conta-se que Parmênides certa vez disse a respeito de Heráclito: “Fora com os homens que nada sabem e parecem ter duas cabeças! Junto deles está tudo, também seu pensamento, em fluxo. Eles admiram as coisas perenemente mas precisam ser tão surdos quanto cegos para misturarem assim os contrários!”.

O que significa os princípios da razão?

O princípio de razão suficiente é um princípio filosófico segundo o qual tudo o que acontece tem uma razão suficiente para ser assim e não de outra forma, em outras palavras, tudo tem uma explicação suficiente. Exemplo: Para cada entidade X, se X existe, então há uma explicação suficiente do porquê X existe.

Qual é o princípio da identidade para Parmênides?

O princípio da identidade foi formulado por Parmênides em seus estudos sobre a lógica. Segundo este princípio, todo objeto é idêntico a si mesmo.

Quais os princípios de Aristóteles?

Aristóteles e sua metafísica

Aristóteles mostra os princípios para sustentar a realidade com três argumentos: O princípio de identidade, da não contradição e do terceiro excluído. Princípio de identidade – Fala que uma proposição é sempre igual a ela mesma, nunca diferente.

O que é o silogismo para Aristóteles?

Silogismo nada mais é do que um argumento constituído de proposições das quais se infere (extrai) uma conclusão. Assim, não se trata de conferir valor de verdade ou falsidade às proposições (frases ou premissas dadas) nem à conclusão, mas apenas de observar a forma como foi constituído.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Como identificar um paradoxo?

Paradoxo ou oximoro é uma figura de linguagem caracterizada pela expressão de uma ideia contrastante e contraditória. Contudo, se o enunciado apresenta apenas contraste, ele se configura em uma antítese, portanto, para ocorrer o paradoxo, obrigatoriamente, é preciso haver uma contradição.

O que é uma obscuridade?

Significado de Obscuridade

Estado do que é duvidoso ou mal conhecido; incerteza. Condição humilde: obscuridade do nascimento; obscuridade do lar.

Artigo anterior
Como puxar IPVA atrasado GO?
Artigo seguinte
Como converter bases?