O que é não contradição?

Perguntado por: Micael Nuno de Gomes  |  Última atualização: 2. März 2025
Pontuação: 4.3/5 (26 avaliações)

Na Lógica clássica, o princípio da não-contradição, afirma que duas afirmações contraditórias não podem ser verdadeiras ao mesmo tempo, exemplo: As duas proposições "A é B" e "A não é B" são mutuamente exclusivas, dito de outra forma: "nada pode ser e não ser simultaneamente"

O que significa não contradição?

O princípio da não-contradição foi (primeiramente) formulado por Aristóteles e diz-nos que uma proposição verdadeira não pode ser falsa e uma proposição falsa não pode ser verdadeira. Nenhuma proposição (na lógica clássica), portanto, pode ser os dois ao mesmo tempo.

O que diz o princípio da não contradição ou da identidade?

O princípio da identidade afirma que uma proposição é sempre verdadeira quando se refere a si mesma, ou seja, A é A. Esse princípio estabelece que algo é o que é, e não pode ser diferente. O princípio da não contradição estabelece que uma proposição não pode ser verdadeira e falsa ao mesmo tempo.

Qual e o papel da não-contradição na detecção de erro de raciocínio?

A lei da não contradição desempenha um papel fundamental na detecção de erros de raciocínio, pois afirma que uma proposição não pode ser verdadeira e falsa ao mesmo tempo. Portanto, ao aplicar a lei da não contradição, podemos identificar e corrigir inconsistências lógicas em argumentos e raciocínios.

O que e uma contradição na filosofia?

Na lógica clássica, uma contradição consiste numa incompatibilidade lógica entre duas ou mais proposições. Isso ocorre quando as proposições, tomadas em conjunto, geram conclusões que formam inversões lógicas, geralmente opostas uma da outra.

Aula 03 - Lógica Matemática - Princípio da não contradição

45 questões relacionadas encontradas

O que é não-contradição exemplos?

Princípio da não contradição

Esse princípio estabelece que duas afirmações contraditórias não podem ser verdadeiras ou falsas, uma delas é verdadeira enquanto a outra é falsa. Por exemplo, as duas afirmações seguintes não podem ser verdadeiras ao mesmo tempo: “X é Y” e “X não é Y”. Ou é ou não é.

Quais são os 3 tipos de raciocínio lógico?

Resumindo, há três tipos de forma lógica: o tipo que apresenta infinitude discreta, o tipo que apresenta infinitude contínua, e aquele que apresenta finitude discreta.

Quais são os três princípios básicos da lógica?

Três Princípios (entre outros) regem a Lógica Clássica: da IDENTIDADE, da CONTRADIÇÃO e do TERCEIRO EXCLUÍDO os quais serão abordados mais adiante.

Quais são os três princípios básicos da lógica aristotélica?

1- Princípio de Identidade: A é A; 2- Princípio de não contradição: é impossível A é A e não-A ao mesmo tempo; 3- Princípio do terceiro excluído: A é x ou não-x, não há terceira possibilidade.

Porque e que o Aristóteles e considerado o pai da lógica?

Os estudos de lógica foram iniciados por Aristóteles, entre 384 a.C e 322 a.C., na Grécia Antiga. Esse grande pensador percebeu que a maior distinção entre o ser humano e os demais animais é a linguagem. Ele também notou que há uma estrutura linguística que deve ser obedecida para que os enunciados tenham sentido.

Quem foi o criador do pensamento lógico?

A história da Lógica tem início com o filósofo grego ARISTÓTELES (384 - 322a. C.) de Estagira (hoje Estavo) na Macedônia. Aristóteles criou a ciência da Lógica cuja essência era a teoria do silogismo (certa forma de argumento válido). Seus escritos foram reunidos na obra denominada Organon ou Instrumento da Ciência.

São Tomás de Aquino ao cristianizar o pensamento de Aristóteles?

São Tomás de Aquino

Tomás cristianizou o pensador grego Aristóteles ao tomar seus principais conceitos e pô-los a serviço da fé. As quatro causas aristotélicas, o princípio de não contradição, as noções de substância, ato e potência foram fundamentais para a fundamentação da prova racional da existência de Deus.

O que é contradição e exemplos?

Uma contradição ocorre quando um argumento contém elementos que são opostos ou contraditórios. Por exemplo: João é meu pai, mas ele não é meu pai . Se um dos termos for verdadeiro, então o outro é falso (ou vice-versa), pois uma coisa não pode ser verdadeira e falsa ao mesmo tempo.

Qual é o princípio da razão?

O princípio da razão suficiente também é conhecido como princípio da causalidade por estabelecer conexões entre coisas, entre fatos ou entre acontecimentos. Por exemplo: "Se houver 'a', necessariamente ocorrerá 'b'"; "se chover, necessariamente a terra ficará úmida".

Qual e o princípio da identidade?

O princípio de identidade é um conceito fundamental na filosofia que busca estabelecer a relação entre um objeto e sua própria identidade. Ele afirma que um objeto é idêntico a si mesmo, ou seja, ele é o que é e não pode ser outra coisa.

O que afirma o princípio da identidade?

O princípio da identidade foi formulado por Parmênides em seus estudos sobre a lógica. Segundo este princípio, todo objeto é idêntico a si mesmo.

O que e lei da lógica?

Uma lei lógica é a enumeração completa de todas as possibilidades. Enquanto enumera todas as possibilidades, ela nada informa, isto é, seu conteúdo informati- vo é zero'.

Quais são as 4 formas de raciocínio?

Eles são o raciocínio Dedutivo (Deduz), Indutivo (Induz) e Abdutivo (Abduz).

O que e raciocínio lógico exemplo?

O raciocínio lógico é uma habilidade fundamental em diversas áreas, desde a resolução de problemas matemáticos até a tomada de decisões no cotidiano. De maneira sintética, esse termo refere-se à capacidade de analisar informações objetivamente e fazer conexões causais para chegar a conclusões válidas.

O que e ter raciocínio lógico?

O que é raciocínio lógico? Raciocínio lógico é uma organização ou estruturação de raciocínios que nos permite, de acordo com determinadas normas, chegar a uma conclusão ou resolver um problema.

Qual o princípio da contradição?

Ouça este artigo: O Principio da Não Contradição é a segunda das Três Leis Clássicas do Pensamento, em sua formulação mais simples, determina que duas afirmações contraditórias não podem ser verdadeiras ao mesmo tempo sob o mesmo aspecto.

O que é a Lei de Morgan?

O primeiro teorema mostra que a soma lógica (conhecida como OR) de duas variáveis ao ser invertida (ou seja, negada) é equivalente a inverter cada variável individualmente e, em seguida, fazer a operação AND entre elas. Para comprovar essa equivalência, vamos visualizar a tabela verdade para o 1º teorema de De Morgan.

Artigo anterior
Como saber se é ansiedade ou problema cardíaco?
Artigo seguinte
Quem tem diabete tipo 2 pode comer pizza?