O que é monopólio e exemplos?

Perguntado por: Teresa Íris Figueiredo Macedo  |  Última atualização: 22. Dezember 2024
Pontuação: 4.6/5 (23 avaliações)

Monopólio Comercial Tipo ocorrido quando uma empresa é a única a ofertar determinado produto ou serviço. Muito comum no setor de tecnologia, onde empresas como Facebook e Google são as únicas a ofertar suas soluções.

Quais são os monopólios no Brasil?

Quais são os monopólios no Brasil? No Brasil, os serviços de fornecimento de água e energia elétrica, por exemplo, são monopólios estatais.

Quais são os três tipos de monopólio?

Quais os principais tipos de monopólio?
  • Monopólio Natural. Característico de setores que exigem grandes investimentos em infraestrutura como energia elétrica, exploração de petróleo e gás, saneamento, entre outros. ...
  • Oligopólio. Um pequeno grupo domina o mercado. ...
  • Concorrência monopolística.

O que significa Monopó?

Na sua forma clássica e mais pura, monopólio é o domínio de um único fornecedor sobre a oferta de um produto ou serviço que não possui substituto.

Como funciona o monopólio?

O monopólio ocorre quando apenas uma empresa fornece produtos ou serviços para seus consumidores sem concorrência, fato que pode gerar vantagens competitivas. O monopólio é uma forma de mercado bastante única é que possui características que a distingue das demais formas de negócios.

O que é MONOPÓLIO | Significado | Exemplos | Economia

15 questões relacionadas encontradas

O que é monopólio no Brasil?

Monopólio é o controle exclusivo por parte de uma empresa no comércio ou produção de algum bem ou serviço. Monopólio é uma situação econômica em que uma única empresa controla a produção e comercialização, ou apenas uma destas atividades, de um determinado produto ou serviço.

Quais são as principais características do monopólio?

O monopólio é uma situação econômica onde apenas um ofertante detém toda a posição de mercado de um determinado tipo de produto ou de setor.

Quais são as empresas monopolistas?

Podemos ver exemplos de competição monopolista em vários segmentos: Indústria farmacêutica: Novartis e Eurofarma. Indústria automobilística: Honda, Fiat, Renault, BMW, Ford, Mercedes Benz, GM Toyota e Jeep; Indústria alimentícia: Nestlé e Sadia.

Porque monopólio é proibido?

O monopólio é proibido no Brasil. A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 173, inciso IV, proíbe o abuso do poder econômico que visa à dominação dos mercados e a eliminação da concorrência. Nesse cenário, cabe ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) fiscalizar o cumprimento da legislação no Brasil.

Qual o maior monopólio do mundo?

Qual é o maior monopólio do mundo? Pelos critérios da Forbes, o maior monopólio mundial por volume de ativos é o Banco Industrial e Comercial da China (ICBC), com US$ 6,1 trilhões (quase R$ 30 trilhões).

Por que a Petrobras é considerada um monopólio?

Isso significa que se trata de uma empresa pública de capital aberto, com participação de outras empresas privadas e do Estado, sendo este o detentor da maior parte das ações. Conforme vimos, a lei que criou a Petrobras determinou o monopólio do Estado sobre as atividades desenvolvidas na cadeia produtiva do petróleo.

Qual é o monopólio da Petrobras?

Atualmente, a Petrobras está organizada como Sociedade de Economia Mista, submete-se às regras gerais da administração pública e não mais detém o monopólio da exploração do petróleo em território nacional.

O que é o monopólio do Estado?

Termo : “Monopólio estatal”

Situação em que o Estado detém o controle exclusivo de uma atividade econômica, serviço público ou recurso natural, sem a concorrência de empresas privadas ou outros agentes.

Qual a diferença de monopólio?

Num monopólio em sentido estrito só existe um vendedor no mercado que monopoliza o mercado e fixa os preços. Por seu lado, os oligopólios são constituídos por um pequeno número de empresas que dominam o mercado. Estes grupos podem chegar a pactuar aumentos de preços, o que é contrário aos interesses dos consumidores.

Quais eram as vantagens do sistema de monopólio?

✓ O monopólio permite que se cobrem preços acima do custo marginal, algo prejudicial aos consumidores. ✓ Entretanto, os ganhos adicionais permitem mais investimentos em áreas de pesquisa, por exemplo. serviço com um custo inferior ao custo de várias empresas no mercado.

Qual é o sinônimo de monopólio?

1 abarcamento, estanco, domínio, açambarque, açambarcamento, açambarcação, exclusividade, estanque, controle, exclusivo, patente, privilégio.

O que é a Lei do monopólio?

20 e 21 da Lei nº 8.884, de 1994. Monopólio legal é a exclusividade de exploração de atividade econômica estabelecida pelo Poder Público para si ou para terceiros, por meio de edição de atos normativos.

Quais são as desvantagens do monopólio?

As grandes desvantagens de um monopólio são o preço mais alto e a quantidade ofertada menor em relação à concorrência perfeita, no entanto, o monopolista não pode cobrar “o preço que quiser” por um determinado produto ou serviço, pois se cobrasse um preço muito alto, acabaria vendendo muito pouco e teria um lucro muito ...

Como surge o monopólio?

Um monopólio natural surge quando existem economias de escala sobre uma faixa relevante da produção. Curvas de Demanda para as Firmas Competitivas e Monopolistas... A receita marginal do monopolista é sempre menor que o preço do bem.

Quando surgiu o monopólio?

O monopólio na História

Os monopólio econômicos existem desde a antiguidade, assim como as práticas de regulamentação de ofertas de bens, preços e salários por instituições. O crescimento e avanço industrial de países europeus como a Inglaterra, Alemanha e França no século XIX gerou a concentração de capital.

O que não é uma característica do monopólio?

💡 1 Resposta

A característica que não é do monopólio é a alternativa: B) Transparência de mercado.

Pode ter monopólio no Brasil?

Praticar monopólio é ilegal, no entanto as grandes empresas encontram maneiras de “driblar” as leis dos países nos quais estão instaladas.

Artigo anterior
Qual foi o desfecho de Jean Valjean?
Artigo seguinte
Quais são os remédios constitucionais?