O que é ministro do joelho?

Perguntado por: Rebeca Luana Carneiro de Gonçalves  |  Última atualização: 16. November 2024
Pontuação: 4.1/5 (45 avaliações)

O menisco é uma estrutura feita de fibras de colágeno tipo I (fibrocartilagem) que tem a função de ajudar a estabilizar a articulação do joelho, além de absorver e distribuir o impacto dos movimentos. Cada joelho conta com dois meniscos: um do lado de “dentro” da perna (medial) e outro do lado de “fora” (lateral).

Como tratar o ministro do joelho?

O tratamento para lesão do menisco é feito, a princípio, de maneira conservadora com sessões de fisioterapia, uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, e aplicações de gelo no local. Em casos mais graves pode ser realizada artroscopia do joelho.

O que acontece quando rompe o ministro do joelho?

O menisco rompido inclui sintomas como a dor, tanto na parte de dentro (menisco medial), quanto na parte de fora (menisco lateral) que se agrava durante a rotação do joelho, quando paciente se agacha ou estica demais o joelho. Outro sintoma bastante como é a sensação de bloqueio ou travamento.

O que causa menisco no joelho?

As causas dessa lesão podem ser pancadas fortes no joelho, como acontece com jogadores de futebol. Entretanto, algumas situações do cotidiano também podem lesionar o menisco, como fazer agachamentos muito fundos, virar rápido o corpo sobre uma perna e levantar muito peso utilizando as pernas.

Onde é a dor no menisco?

Os primeiros sintomas de um menisco rompido são dor localizada e inchaço no joelho. A dor geralmente está na parte interna ou externa do joelho, e não ao redor da patela. Se existe um momento específico que gerou a lesão do menisco, o inchaço geralmente não aparece até o dia seguinte à lesão.

12 DÚVIDAS MAIS COMUNS SOBRE LESÃO DE MENISCO

45 questões relacionadas encontradas

O que fazer para curar o menisco do joelho?

Em lesões menores, o tratamento pode ser feito auxiliando a regeneração natural e aliviando sintomas com terapias como as ondas de choque e a viscossuplementação. Em casos mais graves, pode ser necessário realizar uma costura do menisco, ou mesmo um transplante.

Qual o sintoma do menisco inflamado?

O principal sintoma de uma ruptura do menisco é a dor na articulação do joelho. Você também pode sentir uma sensação de travamento no joelho, e muitas vezes ele está inflamado, com vermelhidão, inchaço e calor local. Também pode haver uma sensação de fraqueza na perna e uma sensação de que o joelho se dobra ou “cede”.

Como curar menisco rápido?

O tratamento para recuperação do menisco pode ser feito através de cirurgia ortopédica seguida de fisioterapia. No início do tratamento fisioterapêutico o indivíduo deverá fazer repouso, evitando mexer a perna, colocando gelo para diminuir a dor. Após alguns dias poderá andar com o auxílio de muletas e uma joelheira.

É possível andar com lesão no menisco?

Para um corredor, com o tempo, o menisco perde sua flexibilidade, pode haver uma fissura e o joelho torna-se mais vulnerável às pressões. Portanto, se você tem uma lesão no menisco, a dica é consultar um ortopedista especialista em joelho, até para tirar suas dúvidas se pode ou não correr, assim como tratar da lesão.

Como saber se estou com lesão no menisco?

Dor pontual, estalos, travamentos, sensação de instabilidade, dificuldade de realizar atividade físicas, podem todos ser sintomas de lesão meniscais.

É possível curar o menisco sem cirurgia?

O tratamento sem cirurgia para lesões do menisco pode incluir: Repouso relativo e proteção de atividades físicas. Medicações por sistêmicas para controle de sintomas e inflamação. Medidas não farmacológicas de controle de dor (gelo, entre outras)

Quando é necessário fazer cirurgia do menisco?

Quando alguma lesão aguda é identificada; Em casos onde existem lesões crônicas que não tenham ligações com a artrose; Quando existem anomalias nos meniscos (como o menisco discóide, por exemplo); Entre outras.

Quanto tempo demora para curar o menisco?

O tempo de recuperação varia entre 2 e 3 semanas quando a cirurgia é no menisco medial e pode durar até 2 meses quando a lesão foi no menisco lateral. Durante o período de recuperação é fundamental seguir as orientações médicas e fisioterapêuticas, além de realizar exercícios indicados.

Como é feita a cirurgia do ministro do joelho?

Trata-se da retirada do menisco lesionado através de instrumentos, como o shaver e basket. A lesão é aspirada junto com soro fisiológico para fora do joelho, fazendo com que o menisco restante fique estável e pare de causar sintomas de dor e travamento ao joelho.

Qual Exame detecta lesão no menisco?

Para isso os exames mais indicados são a radiografia e a ressonância magnética.

Como curar o menisco do joelho sem cirurgia?

Tratamento não-cirúrgico menisco
  1. Compressa com gelo;
  2. Medicamentos anti-inflamatórios;
  3. Repouso;
  4. Uso de muletas em alguns casos; e.
  5. Fisioterapia.

O que acontece se eu não operar o menisco lesionado?

Se não for tratado, parte do menisco pode se desprender e deslizar para dentro da articulação. A cirurgia pode ser necessária para restaurar totalmente a função do joelho. Uma ruptura meniscal não tratada pode aumentar de tamanho e levar a complicações como artrite.

Qual o melhor remédio para menisco?

Remédios para menisco inflamado

Os anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), como o ibuprofeno e o naproxeno, são comumente prescritos para tratar a dor e a inflamação. Alguns medicamentos tópicos, como cremes e pomadas, também podem ser úteis para aliviar a dor.

O que não fazer com lesão no menisco?

Se o menisco medial estiver rompido, o exercício que causa dor e sintomas como travamento, estalido e instabilidade deve ser interrompido. Além disso, é aconselhável aplicar gelo nos primeiros dias, manter a perna elevada. Dessa forma, pode-se evitar o acúmulo de líquido sinovial.

Como tratar o menisco em casa?

Algumas opções de exercícios para recuperação do menisco são:
  1. Dobrar e esticar a perna, enquanto está deitado de barriga para cima: 3 séries de 60 vezes;
  2. Sustentar o peso do próprio corpo, apoiando suavemente o peso do corpo na perna afetada, com auxílio de muletas ou usando as costas de uma cedeira;

Quanto tempo demora para curar o menisco sem cirurgia?

Lesões incompletas; Lesões periféricas e menores que 5 mm. Uma pequena lesão meniscal estável e periférica pode cicatriza após 6 semanas com proteção do joelho.

Como é feita a fisioterapia para menisco?

Geralmente há alguns exercícios que são indicados e que podem ser feitos em casa, com a orientação do seu Fisioterapeuta:
  1. Em decúbito ventral, dobrar e esticar o joelho: 2 séries de 12 repetições;
  2. Em decúbito dorsal, deslizar o calcanhar pela cama e dobrar e esticar o joelho: 2 séries de 12 repetições;

Qual exercício fazer para fortalecer o menisco?

Um bom exercício é fazer agachamentos, aumentando o grau de flexão do joelho, o objetivo pode ser tentar agachar ao máximo, até ser possível sentar nos calcanhares. Ao fim de cada sessão pode ser útil colocar um bolsa de gelo durante 15 minutos no joelho para desinchar a região ou evitar que inche.

Qual o melhor Anti-inflamatório para dor no joelho?

Os anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) como a nimesulida e o diclofenaco de potássio, por exemplo, são geralmente drogas de primeira escolha, devido ao comprovado efeito no alívio da dor na osteoartrite.

Qual a melhor joelheira para lesão no menisco?

Se você é um atleta comprometido, uma pessoa ativa que não quer a dor limitando as atividades que você ama ou um trabalhador em recuperação de uma lesão, a joelheira GenuTrain é ideal para você.

Artigo anterior
Como saber o número da Inscrição Municipal?
Artigo seguinte
Qual é o grau do astigmatismo?