O que é Memorial e Projeto de Atuação Profissional?

Perguntado por: Érika Ferreira de Torres  |  Última atualização: 24. Juli 2024
Pontuação: 4.4/5 (5 avaliações)

Memorial é o relatório circunstanciado que se apresenta à comissão de progressão funcional, o qual inclui a descrição das atividades profissionais e, em particular, das atividades docentes que possam contribuir para o julgamento global do candidato.

O que é um memorial profissional?

O Memorial é um texto narrativo-descritivo em que o candidato analisa e reflete sobre acontecimentos de sua trajetória acadêmico-profissional e intelectual, avaliando cada etapa de sua experiência.

O que é memorial de um projeto?

O memorial descritivo é um documento público e obrigatório pela Lei 4.591/64, que deve ser elaborado antes do lançamento de um empreendimento. Esse documento descreve de forma detalhada e aprofundada todos os setores do projeto da construção que está para iniciar.

O que é um memorial para concurso?

O Memorial Descritivo é uma autobiografia que descreve, analisa e critica acontecimentos sobre a trajetória acadêmico-profissional, intelectual e artístico do candidato, avaliando cada etapa de sua experiência.

Como fazer um memorial de trajetória profissional?

Como se faz um memorial acadêmico?
  1. Atividades organizadas de forma cronológica;
  2. Dados apresentados com clareza e objetividade;
  3. Resumo de cada atividade mencionada e como ela contribuiu com a formação profissional;
  4. Texto escrito de forma objetiva, com frases em ordem direta (sujeito, verbo, complemento).

Memorial descritivo e projeto de atuação profissional - MODELO

15 questões relacionadas encontradas

O que é um memorial e como fazer?

O que é um memorial? O memorial é um documento em que você conta a história da sua carreira para banca do concurso. Ao invés de listar tudo que você fez, assim como se faz no Lattes, no memorial você deve explicar suas escolhas e o que você fez na sua carreira acadêmica em um texto corrido.

Como fazer o memorial descritivo de um projeto?

Como fazer um memorial descritivo?
  1. Atente-se aos dados da obra. ...
  2. Não se esqueça de registrar a localização. ...
  3. Registre o proprietário. ...
  4. Detalhe as fases de construção. ...
  5. Registre os processos do Acabamento. ...
  6. Defina o objeto do projeto. ...
  7. Atente-se às diretrizes que são consideradas para os cálculos.

O que deve constar em um memorial?

Veja abaixo alguns informações que devem constar no memorial descritivo de acordo com a ABNT:
  • localização da obra.
  • proprietário.
  • detalhe de cada etapa da construção.
  • alvenaria.
  • acabamento.
  • conceituação do projeto.
  • normas adotadas para a realização dos cálculos.
  • premissas básicas adotadas durante o projeto.

O que compoe um memorial?

Ou seja, deve constar no documento informações sobre a fundação, paredes, esquadrias, revestimentos, pisos, partes elétricas, saneamento, pintura, móveis, decoração das áreas comuns etc. Tudo que compor o empreendimento, deve ser listado no memorial.

Quais são as partes que compõem um memorial?

Além da parte objetiva, o memorial deve apresentar a conceituação do projeto, explicando de forma objetiva o porquê de cada decisão tomada. Além disso, deve destacar os objetivos do projeto (para que ele está sendo construído, e fundamentar também cada solução).

Como se faz um memorial?

A melhor forma de organizar um memorial é pela ordem cronológica, mas isso não significa que você precisa contar a sua história desde a infância. Nos primeiros parágrafos, faça uma apresentação pessoal e descreva os objetivos do memorial. A partir daí, desenvolva o texto a contar da sua graduação.

Qual é o objetivo de um memorial?

O objetivo desse documento é fazer um breve resumo de toda a vida acadêmico da pessoa. A ideia principal da elaboração de um memorial acadêmico é semelhante à de um currículo, porém com maior detalhamento sobre a vida acadêmica, científica e até cultural. A própria palavra memorial relativiza com memórias.

Quais são os tipos de memorial?

Tipos de memorial descritivo
  • Comercial: onde consta todos os detalhes e informações de obras comerciais;
  • Residencial: semelhante ao primeiro, mas utilizado para detalhar informações de obras residenciais, como casas e apartamentos;

O que é um memorial do candidato?

Essa é uma forma de dar à Comissão Julgadora do concurso uma breve idéia da história do candidato e de qual a diretriz dada à sua carreira.

Como fazer um memorial para concurso de docente?

O que colocar no memorial
  1. Capa e folha de rosto, contendo nome, título (Memorial) local e ano. É interessante colocar a finalidade do memorial. ...
  2. Introdução. ...
  3. Sumário. ...
  4. Corpo do Memorial. ...
  5. Formação, aperfeiçoamento e atualização. ...
  6. Atividades docentes. ...
  7. Atividades administrativas. ...
  8. Títulos, homenagens e aprovação em concursos.

Quem faz memorial?

A obrigatoriedade de fazer o memorial é da construtora. Ou seja, o documento deve estar assinado pelos profissionais técnicos responsáveis pelo projeto do empreendimento; seja arquiteto ou engenheiro.

O que quer dizer a palavra memorial?

1 Relativo a memória, a lembrança. 2 V memorável . 1 Relato descritivo de memórias. 2 Escrito em que se relatam e registram fatos memoráveis; memórias.

Como fazer um memorial de acordo com as normas da ABNT?

O trabalho deve ser escrito de acordo com as normas da ABNT. O autor deve atentar para a apresentação da forma e linguagem empregada (uso de 1ª. pessoa, digitado em fonte 12, times new roman ou arial; papel A4, espaço entre linhas 1,5cm).

Quem deve assinar o memorial descritivo?

Passo 4: Assinatura do engenheiro e responsável legal - O memorial descritivo deve ser assinado pelo engenheiro responsável pela elaboração e pelo proprietário do imóvel ou representante legal. É importante que ambas as assinaturas estejam presentes para validar o documento.

Qual o valor de um memorial descritivo?

O valor aproximado para confecção da planta, do memorial descritivo e da Anotação de responsabilidade técnica será de R$ 1.500,00 reais. 3.

O que a NBR 15.575 fala sobre o memorial descritivo?

Essa norma estabelece parâmetros, objetivos e quantitativos, para a elaboração do memorial descritivo. Ela é aplicada a edificações com qualquer número de pavimentos.

O que é memorial descritivo acadêmico?

O Memorial Descritivo é uma autobiografia que descreve, analisa e critica acontecimentos sobre a trajetória acadêmico-profissional, intelectual e artístico do candidato, avaliando cada etapa de sua experiência.

Para que serve um memorial acadêmico?

O objetivo de um memorial acadêmico

Como cada pesquisador se relaciona de uma forma específica com a ciência e as suas experiências são muito diferentes, o objetivo do memorial é elencar o que fez com que este pesquisador chegasse a esse momento específico em sua carreira acadêmica.

O que é um memorial descritivo pessoal?

Parafraseando Neves (2014), memorial descritivo é um documento que contém um breve resumo de toda a vida acadêmico-profissional de uma pessoa. Para ele, a ideia central da é semelhante à de um currículo, porém com maior detalhamento sobre a vida acadêmica, científica e cultural.

O que é apresentação de memorial?

Memorial é o relatório circunstanciado que se apresenta à comissão de progressão funcional, o qual inclui a descrição das atividades profissionais e, em particular, das atividades docentes que possam contribuir para o julgamento global do candidato.

Artigo anterior
O que fazer para chamar cliente manicure?
Artigo seguinte
Como fazer backup com o MySQL Workbench?