O que é medicina ocupacional?

Perguntado por: Gaspar Machado  |  Última atualização: 24. Februar 2022
Pontuação: 4.1/5 (42 avaliações)

Medicina do trabalho é um ramo da medicina que lida com as relações entre homens e mulheres trabalhadores e seu trabalho, visando não somente a prevenção dos acidentes e das doenças do trabalho, mas a promoção da saúde e da qualidade de vida.

Quais os objetivos da medicina ocupacional?

Ela atua especificamente visando a promoção e a preservação da saúde do trabalhador. Compete ao médico do trabalho avaliar e detectar condições adversas nos locais de trabalho, ou sua ausência.

Qual a diferença entre medicina do trabalho e medicina ocupacional?

Em resumo, o médico do trabalho é responsável por avaliar a aptidão e competência do trabalhador, bem como, realizar exames admissionais, demissionais, periódicos, de mudança de função ou retorno ao trabalho. Enquanto o médico ocupacional, foca na manutenção da salubridade e da higiene no local de trabalho.

Quem se preocupou com a medicina ocupacional?

Sabe-se que a relação existente entre trabalho-saúde-doença já era percebida desde a Antiguidade. ... Ele orientava os demais médicos a fazer a seguinte pergunta ao paciente: “Qual o seu trabalho?” Por sua vida dedicada a este assunto, Ramazzini ficou conhecido como o pai da Medicina Ocupacional.

O que é clínica médica ocupacional?

Uma clínica de saúde ocupacional supre a necessidade das empresas no momento na contratação e também no acompanhamento do estado de saúde dos seus profissionais. Em contrapartida, para os colaboradores, é uma segurança de que, em caso de algum tipo de doença ocupacional, ele terá seus direitos devidamente garantidos.

[SG4] Gestão de Medicina Ocupacional

32 questões relacionadas encontradas

Quem pode abrir uma clínica de medicina do trabalho?

Qualquer pessoa pode abrir uma clínica médica? Na teoria, sim, qualquer pessoa pode abrir uma clínica médica. Veja bem, estamos falando de um negócio com qualquer outro – e não é necessário ter formação em medicina ou na área da saúde para começar a empreender na área.

O que é atendimento ocupacional?

A Medicina Ocupacional é uma área médica especializada na relação entre o meio de trabalho e a saúde dos colaboradores. Também conhecida como Medicina do Trabalho, atua na prevenção e tratamento de doenças ou ainda ferimentos que ocorram especificamente no ambiente de trabalho.

Como garantir um ambiente ocupacional com mais qualidade?

10 dicas para prevenir acidentes e doenças ocupacionais
  1. Entenda a importância dos EPIs. ...
  2. Divulgue os riscos. ...
  3. Evite improvisos. ...
  4. Promova o diálogo. ...
  5. Capacite seus colaboradores. ...
  6. Entenda a importância de prevenir doenças ocupacionais. ...
  7. Dê importância aos exames periódicos. ...
  8. Incentive o bem-estar corporativo.

O que é saúde ocupacional e quais as vantagens de promover a saúde ocupacional na empresa?

A saúde ocupacional é um ramo da medicina e um setor obrigatório dentro das empresas, independentemente do porte (pequeno, médio ou grande). Ela atua na prevenção de doenças e de problemas relacionados ao trabalho, tanto físicos quanto mentais, muitas vezes causados pela rotina e/ou ambiente laborais.

Quais são as doenças ocupacionais mais comuns?

Principais doenças ocupacionais
  • LER – Lesão por Esforço Repetitivo. Ao falar de doenças ocupacionais, talvez, a primeira delas que venha à mente seja a LER. ...
  • Asma Ocupacional. ...
  • Dermatose ocupacional. ...
  • Surdez temporária ou definitiva. ...
  • Antracose Pulmonar. ...
  • DORT – Distúrbios Osteomusculares relacionados ao Trabalho.

Por que a Medicina do Trabalho evoluiu para Saúde Ocupacional?

A medicina do trabalho surgiu no século XIX, na Inglaterra, com a revolução industrial, a partir da qual os trabalhadores foram submetidos a um processo intenso de produção que prejudicava seu estado de saúde e tornaria o sistema econômico inviável em pouco tempo, caso não houvesse uma intervenção médica.

Como ocorreu a transição da Medicina do Trabalho para Saúde Ocupacional?

Assim, em 1953, através da Recomendação 97 sobre a "Proteção da Saúde dos Trabalhadores", a Conferência Internacional do Trabalho instava aos Estados Membros da OIT que fomentassem a formação de médicos do trabalho qualificados e o estudo da organização de "Serviços de Medicina do Trabalho".

Qual o função do Ministério do Trabalho e Emprego Quando se trata de saúde ocupacional?

A medicina do trabalho se baseia em normas reguladas pelo Ministério do Trabalho e Emprego. ... Ao garantir todos os recursos da medicina ocupacional aos empregados, o empresário garante a qualidade no trabalho e evita problemas com a lei.

Quando devo procurar o médico do trabalho?

Quando procurar o médico do trabalho?
  • Na contratação (exame admissional);
  • Exames periódicos, de acordo com cargo e legislação específica;
  • Ao encerrar o contrato (exame demissional);
  • Em acidentes de trabalho;

Quais são as principais características da medicina do trabalho?

A Saúde do Trabalhador é o conjunto de atividades que se destina, através das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de ...

Qual a importância da saúde ocupacional para as empresas?

O principal objetivo da saúde ocupacional é reduzir as doenças e acidentes de trabalho. Ao instituir programas nesse sentido, as empresas proporcionam um ambiente mais seguro e confortável, favorecendo o desempenho dos colaboradores e evitando as ausências e afastamentos.

Qual a importância da saúde ocupacional na empresa?

Saúde Ocupacional nada mais é do que um setor específico dentro da grande área da saúde, porém, que lida unicamente com a saúde voltada para o trabalhador. O principal intuito da saúde ocupacional é se voltar para a prevenção de doenças e demais problemáticas que possam se originar no ambiente de trabalho.

Qual a diferença entre saúde ocupacional e saúde do trabalhador?

Ao mesmo tempo em que a Saúde Ocupacional se preocupa com o pré e o durante, a Saúde do Trabalhador está presente para certificar que o funcionário que, por algum motivo se adoeceu ou se machucou durante a função de trabalho, receba o tratamento adequado e todas as garantias para que volte a trabalhar em perfeitas ...

Qual a relação entre qualidade e segurança do trabalho?

Como você viu, segurança do trabalho e qualidade de vida são conceitos intimamente relacionados. Oferecer melhores condições aos colaboradores significa ajudar na prevenção de acidentes e reduzir doenças ocupacionais dentro da organização.

Como a qualidade de vida no trabalho pode contribuir com a sua organização?

Vantagens da qualidade de vida na empresa

A produtividade, a atenção e a motivação aumentam. É possível melhorar o ambiente organizacional e diminuir também as despesas relacionadas a tratamentos de saúde. Isso sem contar na queda das taxas de rotatividade e aumento da retenção de talentos.

Quais medidas as empresas precisam tomar para que o ambiente de trabalho seja saudável?

Confira algumas das principais dicas para viabilizar a mudança e alavancar a satisfação (e a saúde) dos colaboradores!
  1. Invista na comunicação interna. ...
  2. Cuide das instalações. ...
  3. Estabeleça a cultura do feedback. ...
  4. Capacite as lideranças. ...
  5. Capriche nos benefícios corporativos. ...
  6. Incentive a diversidade.

O que quer dizer situação ocupacional?

Que implica o desempenho de alguma actividade ou ocupação (ex.: terapia ocupacional).

O que é exames ocupacionais?

Exame Clínico Ocupacional

Tem como objetivo conhecer o histórico clínico e laborativo do colaborador, através de uma criteriosa anamnese, aferição de sinais vitais e verificação de dados antropométricos. Após esta avaliação e análise dos exames complementares o médico emitirá o Atestado de Saúde Ocupacional.

O que é uma doença ocupacional?

Doenças ocupacionais são as que estão diretamente relacionadas à atividade desempenhada pelo trabalhador ou às condições de trabalho às quais ele está submetido.

O que é necessário para abrir uma clínica médica?

Passos básicos para montar uma clínica médica
  1. Defina a organização dos serviços da clínica e estrutura jurídica. ...
  2. Planejamento tributário da clínica. ...
  3. Estabeleça custos e investimento. ...
  4. Defina o local da clínica. ...
  5. Organize a estrutura física da clínica e equipamentos. ...
  6. Seleção, contratação de pessoal e treinamento.

Artigo anterior
Quem tem pressão alta pode tomar alho?
Artigo seguinte
Qual o tamanho máximo de arquivo para enviar por WhatsApp?