O que é material de distribuição gratuita?
Perguntado por: Mónica Mariana de Paiva | Última atualização: 20. April 2025Pontuação: 5/5 (34 avaliações)
32 - Material, Bem ou Serviço para Distribuição Gratuita: despesas orçamentárias com aquisição de materiais, bens ou serviços para distribuição gratuita, tais como livros didáticos, medicamentos, gêneros alimentícios e outros materiais, bens ou serviços que possam ser distribuídos gratuitamente, exceto se destinados a ...
O que é considerado material de TIC?
33903017 - MATERIAL DE TIC - MATERIAL DE CONSUMO
ABRANGE OS MATERIAIS QUE SÃO CONSIDERADOS SUPRIMENTOS DE TIC, TAIS COMO: CARTUCHOS DE TINTA, PEN-DRIVES, FITAS DE BACKUP, DISCOS ÓTICOS, TONERS PARA IMPRESSORA LASER, ENTRE OUTROS.
Quais são as classificações de despesas?
duas categorias econômicas da despesa: Despesas Correntes; • Despesas de Capital.
Quais são as 4 categorias das despesas econômicas?
- 3 - DESPESAS CORRENTES. Classificam-se nesta categoria todas as despesas que não contribuem, dire- ...
- 4 - DESPESAS DE CAPITAL. ...
- 1 - PESSOAL E ENCARGOS SOCIAIS. ...
- 2 - JUROS E ENCARGOS DA DÍVIDA. ...
- 3 - OUTRAS DESPESAS CORRENTES. ...
- 4 - INVESTIMENTOS. ...
- 5 - INVERSÕES FINANCEIRAS. ...
- 6 - AMORTIZAÇÃO DA DÍVIDA.
Quais são os elementos da despesa pública?
O elemento de despesa tem por finalidade identificar os objetos de gasto, tais como vencimentos e vantagens fixas, juros, diárias, material de consumo, serviços de terceiros prestados sob qualquer forma, subvenções sociais, obras e instalações, equipamentos e material permanente, auxílios, amortização e outros de que a ...
Distribuição Gratuita de Produtos Culturais
Quais são os três tipos de despesas?
As despesas operacionais são classificadas em três diferentes categorias: despesas administrativas, despesas comerciais e outras despesas operacionais.
Como são classificadas as despesas públicas?
Na esfera federal, de acordo com as definições estabelecidas na LDO, a despesa pública observa a seguinte classificação, nesta ordem: Institucional, Programática, Funcional, por Esfera, por GND, por RP, por MA, por ID. Uso e por Fonte de Recursos.
Quais são os 5 estágios da despesa pública?
Os estágios da despesa compreendem o empenho, a liquidação e o pagamento. Lei nº 4320/1964. Conceitos Específicos: Empenho , Liquidação e Pagamento .
O que são despesas de custeio na administração pública?
Gastos com manutenção de serviços anteriormente criados, inclusive os destinados a atender a obras de conservação e adaptação de bens imóveis. Lei nº 4.320/1964, art. 12, § 1º.
Quais são os dois tipos de despesas?
- Despesas fixas e variáveis são gastos que fazem parte de todo orçamento pessoal. ...
- Despesas fixas e variáveis são tipos diferentes de custos que devem ser contabilizados no seu orçamento pessoal.
Quais são os três tipos de empenho?
Art. 4º O empenho da despesa poderá ser ordinário, por estimativa e global.
Quais são os tipos de receitas públicas?
a) Receitas Ordinárias são as receitas que ocorrem regularmente em cada período financeiro. Exemplo: impostos, taxas e contribuições. b) Receitas Extraordinárias são aquelas que decorrem de situações emergenciais ou em função de outras de caráter eventual. Exemplo: empréstimos compulsórios e doações.
São exemplos de despesas de custeio?
São classificadas como despesas de custeio aquelas que não contribuem, diretamente, para a formação ou aquisição de um bem de capital (equipamentos, máquinas, veículos, obras, móveis, imóveis etc). Como exemplo de despesa de custeio pode ser mencionado o material de expediente (cola, borracha, apontador etc).
O que entra em material de custeio?
Recursos de custeio (correntes) são aqueles aplicados nas despesas com contratos de prestação de serviços, aquisição de materiais de consumo, diárias, passagens, bolsas e benefícios aos estudantes.
O que é Subelemento de despesa?
O subelemento de despesa refere-se ao detalhamento das naturezas de despesas, cujo objetivo é auxiliar, em nível de execução (UG) o processo de apropriação contábil da despesa.
Como classificar despesas com alimentação?
Os gastos referentes à alimentação dos funcionários devem ser encarados conforme sua área de atuação. Dessa forma, a separação é facilitada. Para os funcionários que trabalham produzindo os bens ou oferecendo os serviços, o gasto é um custo, já que está ligado diretamente à sua produção.
Como saber se é custeio ou capital?
As Despesas de Custeio se referem aos gastos diários como a manutenção da instituição, compra de material, pessoal e contratação de serviços. As Despesas de Capital são as despesas com equipamentos e materiais permanentes.
Quais são as duas formas de custeio?
O MÉTODO DE CUSTEIO
A apropriação dos custos aos seus portadores finais podem se dar de duas formas: 1 alocação integral dos custos do ciclo operacional interno, a qual denomina-se de custeio por absorção; 2 apropriação somente dos custos variáveis, à qual nomeia-se de custeio variável.
O que é uma despesa empenhada?
Valor empenhado é o valor que o Ente reservou para efetuar um pagamento planejado. O empenho ocorre, por exemplo, após a assinatura de um contrato para prestação de serviço. Neste caso, quando o serviço for executado, o valor é liquidado e, quando o fornecedor de fato receber o valor, ele é considerado valor pago.
Qual a diferença entre dotação orçamentária e empenho?
Dotação atual: Valor inicial acrescido e/ou reduzido pelos créditos e/ou alterações aprovados. Na forma prevista na Lei Federal nº 4.320/64, os estágios da despesa orçamentária são o empenho, a liquidação e o pagamento. EMPENHO: é o ato emanado de autoridade competente que cria a obrigação de pagamento.
O que quer dizer a sigla LOA?
LOAS é a sigla utilizada para referir-se à Lei Orgânica de Assistência Social que rege a regulamentação do Benefício de Prestação Continuada (BPC), pela Lei n.º 8.742/93 e do Decreto 1.744/95. E para ter direito de receber o BPC, é preciso que os beneficiários cumpram alguns requisitos previamente estabelecidos.
O que é a dotação orçamentária?
É uma verba prevista como despesa em orçamentos públicos e destinada a fins específicos. Sua existência é obrigatória para que haja pagamento de qualquer despesa pública.
O que pode ser considerado despesas administrativas?
As despesas administrativas são um subconjunto de despesas fixas e variáveis que se concentram nos gastos necessários para gerir a empresa. Elas podem incluir tanto despesas fixas quanto despesas variáveis, dependendo da natureza do custo.
Quais são os tipos de despesas administrativas?
- aluguel do imóvel da empresa;
- impostos — IPTU, IPVA etc;
- depreciação;
- pró-labore;
- remuneração de pessoal do administrativo;
- documentação;
- gastos com departamento jurídico e tributário;
- contas de consumo — água, energia elétrica, internet, telefone etc;
O que são despesas de custeio e capital?
Capital x Custeio
Subcategoria das despesas correntes, as despesas de custeio estão relacionadas principalmente a serviços, diferenciando-se das despesas de capital, que focam em bens.
O que fazer para o bebê dormir bem a noite?
Quais são os diferentes tipos de aprendizagem?