O que é massa específica de um agregado?
Perguntado por: Fernando Mateus Valente | Última atualização: 30. Dezember 2024Pontuação: 5/5 (50 avaliações)
A massa específica é a relação entre a massa do agregado seco e seu volume, sem considerar os poros permeáveis à água. Já a massa específica aparente é a relação entre a massa do agregado e o seu volume, incluindo os poros permeáveis à água.
Para que serve a massa específica?
Massa específica mede a razão entre a massa e o volume de uma substância. Diferentemente da densidade, massa específica é propriedade da substância e não do corpo.
O que é massa unitária do agregado?
6.1 A massa unitária do agregado solto é a média dos resultados individuais obtidos em pelo menos três determinações, dividindo-se a massa do agregado pelo volume do recipiente utilizado. 6.2 Os resultados individuais de cada ensaio não devem apresentar desvios maiores que 1% em relação à média.
Como calcular a massa específica do agregado miúdo?
No agregado míudo, a massa específica real é determinada pelo Método do Frasco de Chapman, descrito na NBR 9776. Essa determinação é feita por meio de um frasco calibrado e graduado, que contém inicialmente 200 cm³ de água. Coloca-se nesse frasco uma amostra de 500 g de areia seca.
Para que serve o ensaio de massa específica?
Esse ensaio tem o objetivo de determinar a massa específica das partículas do solo.
MAT2 (4) - Massa Específica de Agregado Graúdo
Qual é a diferença entre densidade e massa específica?
A diferença entre a densidade e a massa específica reside no fato que a densidade se refere a um corpo, enquanto que a massa específica se refere a um material, a uma substância específica. Por exemplo, a massa específica do ferro é de 7900 kg/m3.
Como fazer ensaio de massa específica?
Sua massa é colocada em um cesto de tela e determinada quando imerso em água destilada (Mi), determinando a seguir a temperatura da água. O material é seco em estufa até constância de massa e determinada sua massa seca. Por fim, a massa específica dos grãos do solo é calculada com uma expressão dada pela norma.
Como é feita a classificação do agregado segundo sua massa específica?
A massa específica aparente também é um fator que pode definir o tipo de agregado. Os agregados leves são aqueles com a massa unitária inferior a 1120 kg/m³. Os agregados normais possuem massa unitária entre 1500 e 1800 kg/m³. Por fim, os agregados pesados têm massa unitária superior a 1800 kg/m³.
Qual o objetivo de se encontrar a massa unitária dos agregados?
A importância de se conhecer a massa unitária aparente vem da necessidade, na dosagem de concretos, de transformar um traço em massa para volume e vice- versa, ou também, para cálculos de consumo de materiais a serem empregados no concreto.
Qual a massa específica da brita?
A brita proveniente da cidade de Trairão no estado do Pará apresentou características de acordo com os ensaios propostos em que sua Massa Especifica foi de 2,61 g/cm³; Massa Unitária de 1,42 g/cm³; Diâmetro Máximo de 19mm; Perda por abrasão de 15%; Índice de forma de 1,53 e Teor de material pulverulento de 0,30%.
Qual a diferença entre massa unitária é massa específica?
A diferença é que a Massa específica tem como unidade de volume, excluindo deste os vazios permeáveis e os vazios entre os grãos . já a massa unitária é a razão entre a massa de um agregado lançado em um recipiente e o volume deste recipiente .
O que é DMC na granulometria?
Determinação da composição granulométrica da areia. Determinação do Módulo de Finura (MF) e da Dimensão Máxima Característica (DMC).
Qual a importância de se determinar a massa unitária compactada dos agregados?
A avaliação da Massa Unitária em Estado Solto dos agregados é de fundamental importância ao transformar um “traço em massa” (em que os materiais para a produção do concreto são meticulosamente pesados em balanças de alta precisão) para um “traço em volume” (em que os agregados são mensurados em termos de volume, ...
Como se calcula a massa específica?
Resumo sobre massa específica
É calculada pela divisão da massa pelo volume. Com base na massa específica das substâncias, é possível determinar se a subtância “flutuará” ou “afundará” quando colocada em outra substância. A massa específica da água é de aproximadamente 1000 kg/m3.
O que é massa específica ou densidade absoluta?
A densidade absoluta ou massa específica de um gás é a relação entre a massa e o volume do gás, nas condições de pressão e temperatura consideradas.
Quais são os tipos de agregados?
Para que serve cada tipo de agregado? Existem três tipos de agregados. Os artificiais são encontrados em pedra britada e pedriscos, obtidos das rochas. Já os naturais provêm da natureza, tais como pedregulhos, cascalhos, seixos rolados e areia dos rios.
Quais as principais propriedades dos agregados explique as?
As características relevantes do agregado para a composição do concreto incluem: porosidade, distribuição granulométrica, absorção de água, fôrma, resistência à compressão e tipo de substâncias presentes.
Quais são as três classificações dos agregados?
- Agregado miúdo. O do tipo miúdo pode ser produzido com areia natural, britas de rochas estáveis ou até mesmo de ambos materiais. ...
- Agregado artificial ou natural. Este tipo leva em consideração a origem do seu material. ...
- Agregado graúdo. ...
- Agregados leve, normal ou pesado.
Para que serve a granulometria dos agregados?
-A granulometria do agregado, representada pela curva de distribuição granulométrica, é uma das características que asseguram estabilidade* aos pavimentos, em consequência do maior atrito interno obtido por entrosamento das partículas, desde a mais graúda à partícula mais fina.
Qual a importância da granulometria dos agregados?
A granulometria dos agregados exerce importante influência nas propriedades finais dos produtos de argamassas e concretos.
Qual a diferença entre massa específica real é aparente?
A massa específica real e a densidade relativa real são determinadas após a secagem do agregado. A massa específica aparente, a densidade aparente e a absorção são determinadas após a imersão dos agregados em água por tempo pré-estabelecido e medida da massa após secagem superficial dos grãos.
Como calcular a massa específica seca?
A medição da massa seca ocorre no laboratório. Uma amostra pesada da mistura de substâncias (em parte chamada de massa fresca) é retirada e aquecida acima de 100°C na sala de secagem, para que a umidade residual evapore (normalmente água). O resíduo seco restante é pesado e proporcionalizado.
Qual a importância de autenticar um documento?
Como Trollar um amigo pelo ZAP?