O que é manutenção preditiva e Detectiva?

Perguntado por: Frederico Tomé de Azevedo  |  Última atualização: 25. Januar 2025
Pontuação: 4.4/5 (33 avaliações)

Se compararmos a preditiva com a detectiva, podemos afirmar que a manutenção preditiva toma decisões baseadas nos dados coletados, e para por aí. A missão da detectiva é garantir que os sensores, sistemas ou dispositivos estejam funcionando corretamente para que os dados sejam verdadeiros ou funcionais.

O que é a manutenção Detectiva?

A manutenção detectiva atua como uma proteção para que máquinas e equipamentos. O diagnóstico de falhas ainda em fases iniciais minimiza o desgaste e evita o travamento das máquinas e equipamentos, impedindo a ocorrência de acidentes de trabalho ou situações comprometam a segurança das pessoas no local das operações.

O que é a manutenção preditiva?

A manutenção preditiva é uma técnica que utiliza ferramentas e procedimentos de análise de dados para detectar anomalias no funcionamento e possíveis defeitos nos equipamentos e processos, de tal modo que possam ser resolvidos antes que a falha aconteça.

Qual o conceito de manutenção preditiva?

A manutenção preditiva possui o objetivo principal de antecipar e encontrar a raiz de problemas em máquinas e equipamentos. Ou seja, mesmo antes de se tornarem problemas potenciais, agindo quando ainda somente se encontram sintomas. Isso é possível graças ao seu modo de aplicação, por meio de monitoramento constante.

O que é uma inspeção preditiva?

A inspeção preditiva pode ser descrita com categoria da manutenção em que é realizado o acompanhamento periódico de equipamentos ou máquinas através da coleta de dados. Para a implementação de uma eficiente inspeção preditiva, algumas técnicas foram criadas e são utilizadas atualmente.

Manutenção detectiva: o que é e como aplicar

22 questões relacionadas encontradas

O que é uma preditiva?

O significado de preditiva refere-se ao ato de predizer, de dizer por antecipação, com antecedência; em que há previsão; prevista. A partir de dados, ações ou informações previamente apresentadas: sucesso preditivo; pode-se então predizer algo.

Como é feita a manutenção preditiva?

Como aplicar a manutenção preditiva?
  1. 1 – Analise dados históricos e identifique ativos críticos. Antes de iniciar sua jornada de manutenção preditiva, é importante analisar seu equipamento atual. ...
  2. 2 – Instale sensores de IoT. ...
  3. 3 – Estabeleça os parâmetros do equipamento. ...
  4. 4 – Tenha uma plataforma de IoT.

Onde é usado manutenção preditiva?

Ela pode ser aplicada em motores, eletrônicos de potência, caldeiras, componentes do sistema de vapor, transformadores, capacitores, fusíveis etc. Existem 3 tipos principais de instrumentos infravermelhos que podem ser utilizados na manutenção preditiva: Termômetros infravermelhos.

Quando aplicar manutenção preditiva?

O ideal é iniciar o programa de manutenção preditiva nos equipamentos com alta e média criticidade (A e B). Isso reduzirá consideravelmente o tempo de inatividade das máquinas, garantindo excelentes resultados.

O que é manutenção corretiva exemplos?

Manutenção Corretiva pode ser definida como o reparo de um equipamento após alguma inconsistência ou falha total. Ou seja, visa corrigir os problemas que podem prejudicar o desempenho das máquinas. Por exemplo: falhas nos maquinários, acidentes, quedas, quebras, erros na operação, entre outros fatores.

O que é o PCM?

O Planejamento e Controle de Manutenção (PCM) é uma estratégia gerencial que busca controlar as atividades de manutenção em uma empresa. Essa abordagem tem como objetivo garantir a disponibilidade e confiabilidade dos equipamentos, além de reduzir custos e aumentar a eficiência dos processos.

Quais os equipamentos utilizados na manutenção preditiva?

E para realizar cada uma destas atividades existem ferramentas de manutenção preditiva específicas, como:
  • Sensores de vibração e acelerômetros. ...
  • Estroboscópios. ...
  • Termômetros. ...
  • Endoscópios de vídeo. ...
  • Estetoscópio eletrônico industrial. ...
  • Decibelímetro. ...
  • Detector ultrassônico de vazamentos. ...
  • Caneta detectora de descargas elétricas.

Quais são as vantagens da manutenção preditiva?

As organizações que adotam a manutenção preditiva reduzem os custos de manutenção por aumentarem a disponibilidade dos equipamentos. Afinal, ao detectar qualquer regularidade que pode vir a resultar em eventuais falhas, é possível corrigi-la rapidamente, sem a necessidade de interromper o funcionamento da máquina.

Como surgiu a manutenção Detectiva?

O termo manutenção detectiva vem da palavra “detectar” e passou a ser utilizado na década de 90. Tem como objetivo desenvolver ações que permitam o aumento da confiabilidade dos equipamentos, pois através de sistemas de proteção detecta falhas ocultas e não perceptíveis aos profissionais envolvidos neste processo.

Quando surgiu a manutenção Detectiva?

De acordo com Kardec e Nascif (2009) a Manutenção Detectiva começou a ser mencionada na literatura a partir da década de 1990 e pode ser conceituada como a atuação efetuada em sistemas de proteção, comando e controle; buscando detectar falhas ocultas, imperceptíveis a equipe de operação e manutenção.

Quais são os tipos de manutenção?

Os principais tipos de manutenção são quatro: corretiva, preventiva, preditiva e prescritiva, divididas em subcategorias que nos ajudam a entender como proceder em casos específicos, de acordo com a necessidade de cada equipamento.

Quais as vantagens e desvantagens da manutenção preditiva?

A conclusão do artigo destaca que, embora a manutenção preditiva tenha várias vantagens, como redução do tempo de inatividade, redução de custos, aumento da eficiência e segurança, ela também apresenta desvantagens, como custo inicial, confiabilidade dos dados, complexidade e limitações tecnológicas.

Em que aspecto a manutenção preditiva se distingue das demais?

​A principal diferença entre a manutenção preditiva e preventiva é o detalhamento e a frequência das revisões, além do objetivo de cada uma. Enquanto a manutenção preventiva ocorre antes do surgimento de um problema, de forma a evitá-lo, a manutenção preditiva é feita em intervalos sistemáticos.

Como fazer uma preditiva?

COMO FAZER UMA ANÁLISE PREDITIVA
  1. Definição do projeto. Identificar o objetivo do projeto e os entregáveis para chegar a um resultado.
  2. Coleta de dados. ...
  3. Análise de dados. ...
  4. Elaboração de estatísticas. ...
  5. Criação do modelo preditivo. ...
  6. Implantação do modelo preditivo. ...
  7. Monitoramento dos resultados.

Qual o objetivo da análise preditiva?

Análises preditivas usam dados, algoritmos estatísticos e técnicas de machine learning para identificar a probabilidade de resultados futuros, a partir de dados históricos. O objetivo é ir além de saber o que aconteceu para obter uma melhor avaliação do que poderá acontecer no futuro.

Qual é a principal desvantagem da manutenção preditiva?

Pode provocar erros na provisão ou na gestão de estoques; Há o risco de danificar peças na execução de manutenção desnecessária; Pode ocasionar dificuldade em determinar os intervalos de tempo para a manutenção; Só se pode mensurar a economia gerada em médio e longo prazo.

Quais as desvantagens da manutenção preditiva?

As únicas desvantagens da manutenção preditiva que podemos destacar são:
  • Alta dependência de tecnologia para executá-la;
  • Investimento alto na compra de equipamentos e treinamentos;
  • Não é indicada para equipamentos que não são críticos.

Porque a manutenção preditiva é importante na disponibilidade do equipamento?

A manutenção preditiva possibilita um gerenciamento nos equipamentos que previne e evita todas as falhas não previstas, dando mais tranquilidade e minimizando manutenções de emergência que geram desperdícios para a empresa.

O que é manutenção preditiva e corretiva?

Manutenção Preditiva X Manutenção Corretiva

Enquanto a manutenção corretiva é realizada após a ocorrência de uma falha, com o intuito de reparar o equipamento ou sistema, a manutenção preditiva busca antecipar e prevenir falhas por meio da análise de dados e indicadores de desempenho.

Quais são os tipos de manutenção preventiva?

Exemplos de manutenção preventiva
  • Inspeção geral para verificar: vazamentos; limpeza; trincas e fissuras; parafusos soltos; peças empenadas; outros elementos que podem impactar na conservação do ativo e sua vida útil.
  • Lubrificações periódicas;
  • Ajustes de rolamentos;
  • Planos de calibração e medição de instrumentos.

Artigo anterior
Qual o tipo de letra para documentos oficiais?
Artigo seguinte
Como tirar manchas na pele com Minancora?