O que é mais muito ou bastante?
Perguntado por: Frederico Sebastião de Barros | Última atualização: 16. April 2022Pontuação: 4.3/5 (64 avaliações)
Quando queremos intensificar uma ideia, logo empregamos o “bastante”, que tem o significado de “muito”. Quando atuar como um advérbio, a palavra “bastante” não sofrerá variação, isto é, não será flexionada no plural e virá ligada a um verbo, advérbio ou adjetivo.
Quando se usa bastante?
Quando usado como adjetivo, “bastante” assume significado de “suficiente”, devendo ser flexionado de acordo com o substantivo que o acompanha. Veja: – Há motivos bastantes para o divórcio. – Os salgados e as bebidas não serão bastantes para a festa.
É bastante ou são bastante?
Desempenhando o papel de pronome indefinido, bastante concorda com um substantivo e indica uma grande quantidade de algo, mas incerta. Quando a palavra com a qual concorda está no plural, ele também é flexionado. Como exemplificado a seguir: “Comprei bastantes presentes para meu filho.”
Quando o muito vai para o plural?
Se “muito” for para o plural, assim também será com “bastante”. Veja: Tenho muitas felicidades e Tenho bastantes felicidades.
Qual é o substantivo de bastante?
Significado de Bastante
substantivo masculino O que é essencial e necessário: ainda não aprendi o bastante. adjetivo Suficiente; capaz de satisfazer; que contém o necessário e essencial: há bastante feijão; esse dinheiro não é bastante. Abundante; em grande ou excessiva quantidade: a escola tem bastante gente.
BASTANTE OU BASTANTES? Como falar e escrever do jeito correto?
Qual a classificação da palavra bastante?
A palavra “bastante” pode assumir formas diferentes de acordo com seu uso. Ela pode ser advérbio de intensidade significando “muito”, sendo esse seu uso mais comum, e nesse caso ser invariável, ou seja, só é admitida para essa função a forma singular.
Qual é o advérbio de bastante?
► Quando o “bastante” for um advérbio de intensidade: Esse é o seu uso mais comum, aquele com o qual estamos mais habituados. Quando queremos intensificar uma ideia, logo empregamos o “bastante”, que tem o significado de “muito”.
São muito ou é muito?
As expressões de quantidade, medida, peso, valor, tempo — como é muito, é pouco, é suficiente, é caro, é barato — são invariáveis. Não ligam para o sujeito. Com elas, só o singular tem vez. Veja exemplos: Dois mil reais é muito.
Qual certo muito ou muinto?
A forma correta de escrita da palavra é muito. Embora a pronúncia correta da palavra seja “muinto”, a escrita da palavra com a consoante n está errada.
São muito ou são muitos?
Tem muitos carros na rua. ... - muita pizza / muito chocolate / muitas pessoas / muitos carros. Então, para resumir: se você estiver falando de intensidade, a palavra “muito” não varia – sempre “muito”; se você estiver falando de quantidade, a palavra “muito” varia em gênero e número para concordar com a palavra seguinte.
O que é concordância nominal e exemplos?
Concordância nominal é a relação entre palavras que garante que os substantivos concordem com artigos, adjetivos, pronomes e numerais. Exemplo: Estas três obras maravilhosas estavam esquecidas na biblioteca.
São adjetivos?
O adjetivo é uma classe de palavras que atribui características aos substantivos, ou seja, ele indica suas qualidades e estados. Essas palavras variam em gênero (feminino e masculino), número (singular e plural) e grau (comparativo e superlativo). Exemplos de adjetivos: garota bonita.
Para que serve os 4 tipos de porquês?
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
O que é um advérbio de intensidade?
→ Advérbio de intensidade
Caracteriza a intensidade da ação verbal ou da qualidade do adjetivo (ou mesmo de outros advérbios). Alguns advérbios de intensidade são: “muito”, “pouco”, “bastante”, “demais”, “tanto” e “tão”.
Qual é a classificação do advérbio muito?
Intensidade: muito, demais, pouco, tão, em excesso, bastante, mais, menos, demasiado, quanto, quão, tanto, assaz, que (equivale a quão), tudo, nada, todo, quase, de todo, de muito, por completo, extremamente, intensamente, grandemente, bem (quando aplicado a propriedades graduáveis).
Por que dizemos muinto?
Para começar, a palavra nunca teve a pronúncia nasal indicada graficamente por meio de til ou de qualquer outra forma. ... Uma explicação provável para a pronúncia muinto é que o m, embora vindo antes e não depois das vogais, tenha exercido uma influência de nasalização, como também em “mãe” e “minha”.
Qual é o sinônimo de muito?
1 bastante, numerosa, vária, diversa, diferente. Excessiva: 2 excessiva, abundante, demasiada, exagerada, superabundante, exorbitante, intensa.
Como se escreve p * * * * * * *?
p*** - Dicionário Online Priberam de Português.
É ou são 10 anos?
Quando indica tempo, o verbo ser concorda com o numeral expresso no predicativo: São três horas da tarde. Já são mais de quinze horas. Hoje são dez de setembro de 2011.
É ou são exemplos?
A expressão é que permanece invariável, independentemente de um sujeito singular ou plural: Eu é que sou feliz! Nós é que somos felizes! Eles é que são felizes!
São ou é a mesma coisa?
Se é a representação numérica de soma ou “dias”, então é plural. Assim também ocorre com as horas: São cinco horas da tarde. O verbo ser (são) concorda com o predicativo (cinco).
O que é um advérbio de modo?
Advérbio de Modo: como o próprio nome diz, são as palavras que definem o modo da ação, ou seja, como ela ocorreu. Advérbio de Intensidade: são as palavras que conferem a intensidade da ação. Advérbio de Afirmação: são os advérbios que têm a função de afirmar.
O que é bastantes?
Em quantidade suficiente (ex.: já comemos bastante).
Qual a origem da palavra bastante?
Bastante vem do Latim BASTARE, “ser suficiente, levar, suportar”, do Grego BASTAZO, “levantar e carregar um peso”.
Como assistir Globoplay em janela flutuante?
Qual a cidade que tem mais japoneses no Brasil?