O que é mais importante VPL ou TIR?

Perguntado por: Isabela Raquel de Magalhães  |  Última atualização: 7. Juni 2025
Pontuação: 4.6/5 (8 avaliações)

A TIR é ainda mais específica que o VPL, calculado o percentual de retorno considerando o menor valor para a realização do projeto. Ou o TMA. Caso a TIR se apresente maior que o TMA, mostra que o investimento é positivo e, consequentemente trará lucro certo ao investidor.

Quanto maior a TIR menor o VPL?

A TIR iguala o valor das entradas com os respectivos valores das saídas. Já o VPL zera o fluxo de caixa de um projeto ou investimento. Lembrando que quanto maior for o VPL, maior será a viabilidade de investimento.

Porque a TIR zera o VPL?

Porque a TIR zera o VPL? Logo, como pontuei nas relações, uma vez que a TIR é maior que a TMA (que era de 10%), esse projeto faria sentido. A ideia de a TIR zerar o VPL é justamente isso. É a taxa que faz com que todas as saídas sejam equivalentes às entradas de recursos, sempre trazidas a valor presente.

Como interpretar VPL e TIR?

Se o resultado do cálculo do VPL for maior que zero o projeto é viável, esse for o contrário, ele deve ser rejeitado. Já no caso da TIR, se a taxa se apresentar acima do custo de capital, o projeto também deverá ser aceito. Se for inferior, deve ser rejeitado.

Quanto maior o TIR melhor o projeto?

Quando a TIR excede a TMA, isso significa que o projeto é viável. Quando a TIR fica abaixo da TMA, isso significa que o projeto deve ser rejeitado.

14 Análise de Investimentos VPL TIR e TMA

17 questões relacionadas encontradas

Quando a TIR é boa?

Compare a TIR com a TMA

Calcule a TIR do investimento e compare-a com a TMA. Se a Taxa Interna de Retorno Modificada for maior que a TMA, o investimento pode ser considerado viável, pois o retorno esperado supera a taxa mínima de atratividade.

Quanto é um TIR bom?

Quanto menor a TIR melhor? Bom, para um Valor Presente Líquido igual a zero a TIR deve ficar em um ponto entre 10% e 15%. Se formos prosseguir com os cálculos, chegaremos a uma TIR de 13,1%.

Quanto maior o VPL melhor?

Quanto maior o VPL maior é a rentabilidade, quanto menor o VPL maior é o prejuízo, se ficar próximo ou igual a zero o projeto tem uma rentabilidade “neutra”.

Qual o VPL ideal?

Bom, para um Valor Presente Líquido igual a zero a TIR deve ficar em um ponto entre 10% e 15%. Se formos prosseguir com os cálculos, chegaremos a uma TIR de 13,1%. Isso significa que se o retorno exigido for menor que 13,1%, o projeto será viável. Caso seja maior que 13,1% o mesmo deverá ser rejeitado.

Como saber se o VPL é viável?

Um VPL positivo indica condições favoráveis para o negócio, com receitas superando as despesas, e com rentabilidade superior à mínima para tornar esse investimento uma opção atrativa. Já um VPL negativo significa que as despesas foram maiores que as receitas, ou seja, não é um negócio viável.

Quanto menor o TIR melhor?

Bom, para um Valor Presente Líquido igual a zero a TIR deve ficar em um ponto entre 10% e 15%. Se formos prosseguir com os cálculos, chegaremos a uma TIR de 13,1%. Isso significa que se o retorno exigido for menor que 13,1%, o projeto será viável. Caso seja maior que 13,1% o mesmo deverá ser rejeitado.

Como interpretar o TIR?

Veja como funciona a sua relação com a TIR:
  1. Quando a TIR excede a TMA, isso significa que o projeto é viável.
  2. Quando a TIR fica abaixo da TMA, isso significa que o projeto deve ser rejeitado.
  3. Quando a TIR é igual à TMA, cabe aos investidores analisarem e decidirem se seguirão ou não com o projeto.

Quando a TIR dá erro?

Se TIR não puder localizar um resultado que funcione depois de 20 tentativas, o valor de erro #NÚM! será retornado. Na maioria dos casos, não é necessário fornecer estimativa para o cálculo de TIR. Se estimativa for omitida, será considerada 0,1 (10 por cento).

O que o VPL mede?

Valor Presente Líquido (VPL) é uma ferramenta utilizada para avaliar a viabilidade de um projeto de investimento. Ele permite calcular o valor presente de fluxos de caixa futuros, descontando-os pela taxa de retorno mínima exigida pelo investidor, também conhecida como taxa de desconto.

Por que que o cálculo VPL é necessário?

O VPL é importante, pois ele ajuda a analisar a viabilidade de um projeto ou investimento. Sendo que, ao considerar o valor do dinheiro no tempo, ele possibilita que o investidor verifique se ele terá rentabilidade real com a aplicação.

Qual a principal vantagem do VPL?

É isso que o VPL faz, ele considera o valor do dinheiro e do fluxo de caixa presente e futuro com base no tempo que passa, trazendo para o presente as projeções. Dessa maneira, dá ao investidor uma noção muito mais real da viabilidade do investimento.

Quando o VPL é igual a zero?

VPL Neutra (igual a zero): no caso do valor ser igual a zero, o investimento tanto faz, não trará lucro nem prejuízos para o investidor ou empresa.

Como saber se o projeto é viável?

Como saber se o projeto é viável pelo VPL? Um VPL positivo indica que o investimento tem um retorno líquido atualizado maior do que o investimento inicial. Isso significa que o projeto é viável financeiramente e pode ser considerado atrativo.

O que significa TIR positivo?

Caso o valor presente dos fluxos de caixa seja maior que o valor do investimento inicial, a TIR será positiva e o investimento é considerado rentável. Caso contrário, a TIR será negativa e o investimento não será considerado viável.

O que influencia a TIR?

Como a TIR funciona

No Brasil, a taxa mais usada como referência para a TMA é a taxa Selic. A taxa Selic, por sua vez, é a taxa base de juros da economia brasileira, logo, ela influencia em todas as outras taxas de juros.

Qual a fórmula para calcular o TIR?

O cálculo da TIR no Excel é feito adicionando todos os fluxos de caixa de um investimento, com o valor inicial investido sendo negativo e todo o retorno previsto. A TIR é obtida quando digitamos em uma linha em branco "=TIR" selecionando os espaços onde se encontram as entradas e saídas de dinheiro do investimento.

O que significa TIR e para que serve?

O que é a Taxa Interna de Retorno (TIR)?

A Taxa Interna de Retorno (TIR) é uma taxa fictícia de desconto, obtida a partir de uma estimativa de fluxo de caixa futuro (projeção das receitas geradas por um investimento ao longo de um período específico) na qual o Valor Presente Líquido (VPL) é igual a zero.

Como analisar a TIR de um projeto?

Como analisar a TIR de um projeto? Se a TIR for MAIOR que a Taxa Mínima de Atratividade (TMA), o investimento é atrativo. Se a TIR for MENOR que a TMA, o investimento não é atrativo. Ou seja, se a companhia A tem uma Taxa Mínima de Atratividade de 12%, somente projetos que possuem TIR > 12% poderão ser aceitos.

Como fazer análise de VPL?

Para calcular o VPL, utiliza-se o valor do investimento inicial, o período de análise, a estimativa de entrada de caixa para cada período, a taxa de desconto, as entradas de caixa já descontadas e, por fim, a soma das entradas descontadas menos o investimento inicial.

Como calcular o VPL manualmente?

VPL=FC0+FC1 / (1+TMA)1+FC2 / (1+TMA)2+⋯+FCn / (1+TMA). FC₀ – Representa o fluxo de caixa no início da operação (período zero).

Artigo anterior
Quantas bananas matam?
Artigo seguinte
Para que serve teste Speed?