O que é livramento condicional?

Perguntado por: Rafaela Tatiana Batista de Gonçalves  |  Última atualização: 2. November 2021
Pontuação: 4.5/5 (75 avaliações)

Livramento ou liberdade condicional é o sistema em que um condenado, ao invés de cumprir toda a pena encarcerado, é posto em liberdade se houver preenchido determinadas condições impostas legalmente. Neste sentido não se confunde com o sursis, que é a suspensão condicional da pena.

Quando cabe livramento condicional?

O livramento condicional será concedido quando o sentenciado, condenado a pena privativa de liberdade igual ou superior a 2 anos, cumprir: mais de 1/3 da pena se não for reincidente em crime doloso (crime comum), mais da 1/2 da pena se for reincidente em crime doloso (crime comum) e.

O que é livramento condicional e quais os seus requisitos?

Livramento ou liberdade condicional é o benefício que pode ser concedido a um condenado, que permite o cumprimento da pena em liberdade até total de sua pena, desde que preencha as condições e requisitos definidos no artigo 83 do Código Penal e 131 a 146 da LEP.

O que é melhor regime aberto ou livramento condicional?

O livramento condicional assemelha-se ao regime aberto de cumprimento de pena, uma vez que ambos implicam a reinserção social do apenado. ... Nesse sentido, o regime aberto mostra-se mais benéfico ao apenado do que o livramento condicional.

Qual a vantagem do livramento condicional?

O livramento condicional é a fase mais benéfica da execução da pena, tendo em vista que, nesse regime, o apenado está de certo modo protegido dos efeitos nefastos provocados pelo confinamento. Consiste na liberdade antecipada do apenado e depende do cumprimento de determinadas exigências previamente estabelecidas.

Como funciona o Livramento Condicional?

22 questões relacionadas encontradas

Como é a liberdade condicional?

A liberdade condicional ou livramento condicional, nada mais é que um benefício concedido ao condenado a pena privativa de liberdade com pena igual ou superior a 2 anos. ... A concessão desse benefício sempre ocorrerá durante o cumprimento da pena e será concedido pelo juiz da execução penal.

É possível livramento condicional em crime hediondo?

Sim. Depois de cumpridos mais de 2/3 da pena em regime fechado, se o apenado não for reincidente específico em crimes hediondos, poderá fazer jus ao livramento condicional.

Qual a diferença de regime aberto para condicional?

Além disso, o livramento condicional tem condições menos restritivas que o regime aberto, pois neste é necessário dormir no albergue, enquanto naquele (livramento condicional) não há necessidade de frequentar os estabelecimentos prisionais.

Qual a diferença do regime aberto para o livramento condicional?

O livramento condicional, é uma forma de liberdade antecipada em que o preso será posto em liberdade antes do término do cumprimento de pena já a progressão de pena também é uma forma de liberdade antecipada, porém, ela acontece de forma progressiva, isto é, o preso que está no regime fechado passa para o semiaberto e ...

Quais são as regras do regime aberto?

Art. 36 - O regime aberto baseia-se na autodisciplina e senso de responsabilidade do condenado. § 1º - O condenado deverá, fora do estabelecimento e sem vigilância, trabalhar, freqüentar curso ou exercer outra atividade autorizada, permanecendo recolhido durante o período noturno e nos dias de folga.

Quais são os requisitos objetivos e subjetivos para a concessão do livramento condicional?

Para a concessão do livramento condicional, deve o acusado preencher tanto o requisito de natureza objetiva (lapso temporal) quanto os pressupostos de cunho subjetivo (comprovado comportamento satisfatório durante a execução da pena, bom desempenho no trabalho que lhe foi atribuído e aptidão para prover à própria ...

Como conseguir liberdade condicional?

O que é e quais são os requisitos para adquirir a liberdade...
  1. ter o réu cumprido mais de 1/3 da pena se ele não for reincidente em crime doloso (crime comum),
  2. ter o réu cumprido mais da 1/2 da pena se for reincidente em crime doloso (crime comum),

Como será realizado o procedimento para a concessão do livramento condicional?

131- O livramento condicional poderá ser concedido pelo Juiz da execução, presente os requisitos do art. 83, inciso e parágrafo único, do Código Penal, ouvidos o Ministério Público e o Conselho Penitenciário. Art. 132 - Deferido o pedido, o juiz especificará as condições a que fica subordinado o livramento.

O que é estar em condicional?

Livramento ou liberdade condicional é o sistema em que um condenado, ao invés de cumprir toda a pena encarcerado, é posto em liberdade se houver preenchido determinadas condições impostas legalmente. ... Enquanto no livramento condicional um preso é liberto, no sursis a pena deixa de ser aplicada.

Como saber se uma pessoa está em liberdade condicional?

A liberdade condicional é dada ao indivíduo que foi condenado a pena privativa de liberdade em um período igual ou superior a dois anos e que cumprir mais de mais de ⅓ da pena e não for reincidente em crime doloso; mais da metade da pena se for reincidente em crime doloso; mais de ⅔ da pena quando forem casos de ...

O que significa não concedido o livramento condicional?

O instituto do livramento condicional é benefício concedido a um apenado que permite o cumprimento da punição em liberdade até a extinção da pena. ... O artigo 88 do CP destaca que, uma vez revogado o livramento, o condenado retomará o cumprimento da pena e o benefício não poderá ser novamente concedido.

Como é o regime aberto no Brasil?

O regime aberto é direcionado para pessoas condenadas até quatro anos sem que tenha reincidência de crime. Nesse regime, o detento deve trabalhar, frequentar cursos ou exercer qualquer outra atividade autorizada durante o dia e recolher-se à noite em casa de albergado ou na própria casa.

O que é a suspensão condicional da pena?

A suspensão condicional da execução da pena, também chamado de Sursis, é um instituto de política criminal que tem como objetivo evitar o recolhimento do condenado à prisão, submetendo-o à observância de certos requisitos legais e condições estabelecidas pelo magistrado, durante tempo determinado.

Qual é o procedimento para montar um semi aberto?

O cálculo é então: 8 x 1/6 = 8/6 = 1,3. Sendo assim, o réu deve cumprir 1 ano e 3 meses de pena em regime fechado para ter direito a progressão para regime semiaberto. Esse é o cálculo do requisito objetivo, mas vale lembrar que ele sozinho não garante a progressão.

Quando não é permitido livramento condicional na hipótese de crime hediondo?

Não podem obter livramento condicional os: a) condenados pela prática de crime hediondo ou equiparado, com resultado morte, se forem primários; b) condenados reincidentes em crime hediondo ou equiparado com resultado morte.

Não é vedada a concessão de livramento condicional ao apenado reincidente em crime hediondo ou equiparado com resultado morte?

Apenas o reincidente não poderá obter livramento condicional se praticar crime hediondo com resultado morte. Aquele que pratica crime hediondo ou equiparado a hediondo, se for primário, poderá obter a progressão de regime de cumprimento de pena após cumprir ao menos 50% da pena.

Quais são os crimes hediondos?

Art. 1º São considerados hediondos os crimes de latrocínio (art. 157, § 3º, in fine), extorsão qualificada pela morte, (art. 158, § 2º), extorsão mediante seqüestro e na forma qualificada (art. 159, caput e seus §§ 1º, 2º e 3º), estupro (art. 213, caput e sua combinação com o art. 223, caput e parágrafo único), ...

Quanto tempo demora para o juiz assinar a liberdade condicional?

não existe praso para o juiz decidir mas não demora muito não, basta o apenado prencher os requisitos objetivos e subjetivos, ter boa conduta carceraria. acredito que demore uns 15 dias.

O que ocorre quando se quebra a liberdade condicional?

Art. 86 - Revoga-se o livramento, se o liberado vem a ser condenado a pena privativa de liberdade, em sentença irrecorrível: I - por crime cometido durante a vigência do benefício; II - por crime anterior, observado o disposto no art.

Quanto tempo dura condicional?

O livramento condicional é um benefício do Direito que permite o cumprimento de uma parte da pena de prisão em liberdade, em casos de pena mínima de dois anos. Na prática, a liberdade condicional é a permissão para que o apenado saia da prisão antes do cumprimento do tempo total da pena.

Artigo anterior
O que é desatentamento?
Artigo seguinte
O que são ligantes?