Quais são as características da jurisdição?

Perguntado por: Nuno Cruz Carneiro  |  Última atualização: 27. Februar 2025
Pontuação: 4.7/5 (35 avaliações)

São características da jurisdição a substitutividade, a exclusividade, a imparcialidade, o monopólio do Estado, a inércia e a unidade.

Quais são os princípios da jurisdição?

Em relação aos princípios inerentes à jurisdição, Walter de Almeida Guilherme identificou, além da inércia, a indeclinabilidade, a indelegabilidade, a improrrogabilidade e o princípio do juiz natural.

Quais as classificações da jurisdição?

Jurisdição contenciosa: ocorre o litígio, a lide estará sempre presente. Jurisdição voluntária: não há litígio, as partes buscam o judiciário apenas para ratificar, homologar a vontade. Elas resolvem entre si. Inércia: a jurisdição é inerte, o estado/juiz não age de ofício, precisa ser provocado.

Quais são as características da jurisdição voluntária?

Jurisdição voluntária é uma forma de se solucionar problemas, sua função é exercida através do juiz, pelo Estado, sendo uma solução em causas que não se há conflitos e com interesse mútuo entre as partes. O Código de Processo Civil desloca regras gerais para procedimentos a serem seguidos.

Qual é o objeto material da jurisdição?

Objeto da Jurisdição:

(b) causa material: o conflito de interesses, qualificado por pretensão resistida, revelado ao juiz através da invocação da tutela jurisdicional; (c) causa imediata ou eficiente: a provocação da parte, isto é, a demanda (exercício concreto do direito de ação).

O QUE É JURIDIÇÃO? Quais suas características? Conceito e Exemplos | Competência e Processo

27 questões relacionadas encontradas

O que é jurisdição exemplo?

É o poder conferido ao Estado-Juiz para solucionar o conflito de interesses entre as partes que estão envolvidas em uma relação jurídica processual (exemplo: os acidentes de trânsito, o não pagamento de pensão alimentícia ao filho, guarda compartilhada, separação litigiosa etc.,).

Quais as características da jurisdição penal?

A jurisdição possui uma série de características, são elas: lide, substitutividade, instrumentalidade, inércia, definitividade, imparcialidade e unidade.

Quais são as características da jurisdição contenciosa e da jurisdição voluntária?

Conforme mencionado anteriormente, enquanto a jurisdição contenciosa lida com litígios e disputas entre partes adversas, a jurisdição voluntária envolve situações em que as partes não têm interesses conflitantes, mas precisam da intervenção do Poder Judiciário para procedimentos específicos.

O que é a jurisdição contenciosa?

A jurisdição contenciosa lida com litígios ou controvérsias em que há disputa de interesses entre partes adversas, ou seja, situações em que as partes têm posições opostas e buscam a intervenção do Judiciário para resolver o conflito.

É possível jurisdição sem lide?

É preciso ter claro, em primeiro lugar, que existem casos nos quais o Estado exerce função jurisdicional sem que tenha havido uma lide entre as partes do processo. E que se deixe claro que aqui não se irá usar como exemplo qualquer dos casos da assim chamada “jurisdição voluntária”.

Quais são os limites da jurisdição?

Os limites da jurisdição nacional podem ser divididos em jurisdição concorrente e exclusiva. Em ambas, os juízes brasileiros atuam, mas no primeiro caso, se o juiz estrangeiro julgar a lide, admite-se a utilização da sentença estrangeira no Brasil. No segundo caso, a sentença estrangeira será ineficaz.

Qual a natureza da jurisdição?

A jurisdição é resultado da manifestação da soberania do Estado. Como dever do Estado a jurisdição decorre da obrigação de responder às pretensões que lhe são dirigidas, acolhendo ou rejeitando os pedidos de natureza contenciosa ou voluntária.

O que é a jurisdição na teoria geral do processo?

A jurisdição é o poder estatal que judiciário tem mediante ao devido processo legal para a resolução de conflitos de forma imparcial. Em outras palavras, é o poder do judiciário em administrar a justiça aos que solicitaram, de acordo com o tema e a competência, de forma a fundamentar o exercicio da soberania estatal.

Quais são os poderes da jurisdição?

A jurisdição exerce subsidiariamente o poder Executivo (art. 99, § 1º, Os tribunais elaborarão suas propostas orçamentárias dentro dos limites estipulados conjuntamente com os demais Poderes na lei de diretrizes orçamentárias, e art.

É um princípio da jurisdição?

Os princípios da jurisdição são extremamente importantes e podem variar. Veja: princípio do Juiz Natural: proíbe a criação de um tribunal de exceção para julgar casos específicos. Ele determina também que o magistrado tenha competência para julgar o caso e tenha atribuição legal.

Qual o sinônimo de jurisdição?

1 braço, domínio, autoridade, esfera, influência, jugo, mando, poder, poderio, predomínio, preponderância, prestígio, supremacia.

O que é jurisdição no direito?

A função jurisdicional compete ao Poder Judiciário. A jurisdição como função "expressa o encargo que têm os órgãos estatais de promover a pacificação de conflitos interindividuais, mediante a realização do direito justo e através do processo" (Cintra, Grinover e Dinamarco).

Qual é a diferença entre jurisdição e competência?

Todo juiz tem jurisdição, entretanto, só pode exercitá-la em determinadas matérias e em determinados espaços, segundo sua competência, que é a determinação do âmbito de atuação dos órgãos encarregados das funções jurisdiconais.

Qual a diferença entre jurisdição comum e especial?

Quando a jurisdição é responsável pela resposta estatal a conflitos que envolvam normas especiais a jurisdição será Especial; quando a jurisdição é responsável pela resposta estatal a conflitos que envolvam normas gerais a jurisdição será Comum.

O que é jurisdição comum?

Jurisdição comum e jurisdição especial

Denomina-se comum a jurisdição da justiça estadual e da justiça federal. Bem, é de competência federal o que estiver estabelecido no artigo 109 da Constituição Federal, já a estadual julga os casos residuais, ou seja, o que não é federal nem de matéria especial.

O que é jurisdição superior e inferior?

É o mesmo que instância. Traduz a ordem de hierarquia judiciária, que se divide em inferior e superior. A inferior corresponde, normalmente, aos juízes, que compõem a primeira instância; a superior corresponde aos tribunais.

O que é o princípio da inafastabilidade da jurisdição?

A Constituição Federal de 1988 positivou em seu artigo 5º, inciso XXXV, o princípio da inafastabilidade do controle jurisdicional, ao determinar que a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito. Consagrou-se assim o direito fundamental ao acesso à justiça.

O que é jurisdição contenciosa e voluntária?

A diferença entre elas é que, na primeira, a parte busca obter uma determinação judicial que obrigue a parte contrária, ao passo que, na segunda, busca usma situação que valha para ela mesmo[1]. Segundo o jurista Sálvio de Figueiredo Teixeira[2]: “Jurisdição é função do Estado, que dela tem o monopólio entre nós”.

Em que consiste a característica de Substitutividade da jurisdição?

A substitutividade ou caráter substitutivo traduz-se na ideia de que a jurisdição substitui a vontade das partes pela vontade da lei no caso concreto, proporcionando a pacificação social. A inércia se materializa no fato de que a movimentação inicial da jurisdição está condicionada à provocação do interessado.

Quais são as três características do processo penal?

A doutrina identifica três sistemas de processo penal: o inquisitivo, o acusatório e o misto. O sistema inquisitivo, como o próprio nome diz, remonta ao século 12, período da Santa Inquisição e dos Tribunais Eclesiásticos. Nesse sistema, o juiz atua como parte, investiga, dirige toda a produção da prova, acusa e julga.

Artigo anterior
Qual o melhor sistema de irrigação para o café?
Artigo seguinte
Qual a diferença entre a uretra e ureter?