O que é licença de software livre de dois exemplos?

Perguntado por: Júlia Mónica Carvalho Gomes  |  Última atualização: 10. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (25 avaliações)

Em um software de licença copyleft, cópias modificadas devem ser distribuídas sob a mesma licença. A idéia é dar a mesma liberdade a novos usuários e incentivar a contribuição de volta à comunidade. Exemplos de licença copyleft são a GPLv2 e a LGPLv2.

O que é um software livre exemplos?

Assim, o software livre é aquele cujo usuário possui liberdade para alterar e executar o programa como ele bem quiser; a pessoa é livre para usá-lo em qualquer tipo de situação. O GNU Linux, o Libre Office, o Gimp, o Mozilla Firefox, entre outros, são exemplos de software livres.

Quais são os tipos de licenças de softwares livres?

Algumas das licenças livres mais populares são:
  • GPL ou GNU General Public License (veja também a GPL em português e aCC GPL no site do Governo Brasileiro)
  • Licença BSD.
  • MPL ou Mozilla Public License.
  • Apache License.

O que é o software livre?

Software Livre refere-se a todo programa de computador que pode ser executado, copiado, modificado e redistribuído sem que haja a necessidade da autorização do seu proprietário para isso.

Como funciona a licença de software livre?

As licenças de software livre permitem que o desenvolvedor/criador abdique de alguns direitos seus, estabelecidos pelo copyright, determinando quais são esses direitos e suas condições de aplicação. Este documento (licença de software livre) é normalmente distribuído junto com o código-fonte do software.

Licenças de Software (Você sabe diferenciar GNU, MIT e outros tipos?) // Dicionário do Programador

31 questões relacionadas encontradas

O que é a licença MIT?

A licença MIT, também chamada de licença X ou de licença X11, é uma licença de programas de computadores (software), criada pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Ela é uma licença permissiva utilizada tanto em software livre quanto em software proprietário.

Quem define a liberdade de um software livre?

A Definição de Software Livre, escrito por Richard Stallman e publicado pela Free Software Foundation (FSF), define software livre como sendo software que garante que os usuários finais têm a liberdade de uso, estudar, partilha e modificar esse software. ... FSF publica uma lista de licenças que cumpram esta definição.

Quais são as características do software livre?

Dessa forma, um software livre tem como marcante a característica de dar ao usuário a liberdade de copiar, distribuir, modificar e estudar o programa sem pagar ou pedir permissão ao autor. Para garantir essas liberdades, o software livre garante aos seus usuários acesso a seu código fonte.

Quais as características de um software livre?

Por “software livre” devemos entender aquele software que respeita a liberdade e senso de comunidade dos usuários. Grosso modo, isso significa que os usuários possuem a liberdade de executar, copiar, distribuir, estudar, mudar e melhorar o software.

O que é software livre e software proprietário?

Ao contrário do software livre, software proprietário é aquele cuja cópia, redistribuição ou modificação são proibidas pelo seu criador ou distribuidor. Normalmente, para utilizar, copiar, ter acesso ao código-fonte ou redistribuir, deve-se solicitar autorização ao proprietário, ou pagar para poder fazê-lo.

Quais os tipos de licenças que existem?

Cada uma é exigida em uma etapa específica do licenciamento.
  • 1 – Licença Prévia. A Licença Prévia (LP) é a primeira etapa do licenciamento. ...
  • 2 – Licença de Instalação. Como o próprio nome diz, a Licença de Instalação (LI) é concedida após a aprovação do projeto inicial. ...
  • 3 – Licença de Operação.

Quais são os tipos de licença de uso?

Quais são os principais tipos de licença para softwares?
  • Licença para aquisição perpétua. Esse é um dos tipos mais tradicionais de licença de uso para softwares. ...
  • Licença para uso temporário. ...
  • Licença para software livre. ...
  • Licença Open Source. ...
  • Licença para aluguel. ...
  • Licença para SaaS.

É um exemplo de software livre ou seja gratuito?

Então, o GIMP é um programa de código aberto licenciado pela GPL (General Public License). Foi criado explicitamente para ser uma alternativa livre ao uso do Adobe Photoshop. O programa roda em qualquer sistema operacional.

Quais são os exemplos de software?

Exemplos: Word, Exel, Paint, Bloco de notas, calculadora. SOFTWARE DE PROGRAMAÇÃO: são softwares usados para criar outros programas, a parir de uma linguagem de programação, como Java, PHP, Pascal, C+, C++, entre outras.

O que é software proprietário Cite 3 exemplos?

Exemplos. Alguns softwares proprietários são o Microsoft Windows, o Microsoft Office, o RealPlayer, o Adobe Photoshop, o Mac OS, o iOS o WinZip, entre outros.

Quais as principais características do software?

Segundo eles, as características de um software devem satisfazer necessidades implícitas, propostas inicialmente no projeto e imprescindíveis para a experiência do usuário, e explícitas, relacionadas à qualidade durante o processo, perceptíveis apenas àqueles que trabalharam no seu desenvolvimento.

Quais são as quatro liberdades do software livre?

Ela se baseia em 4 liberdades: (1) a liberdade de executar o programa, para qualquer propósito; (2) a liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo às suas necessidades; (3) a liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo; e (4) a liberdade de aperfeiçoar o programa, e ...

Quais são as vantagens de usar o software livre?

As principais vantagens dos softwares livres
  • Custo-benefício. Sem sombra de dúvida é a vantagem mais atrativa. ...
  • Segurança. Os softwares livres são mantidos por comunidades voluntárias que estão sempre em busca de aperfeiçoamento das ferramentas. ...
  • Customização. ...
  • Software livre X Software pirata. ...
  • O poder da escolha.

Quais as principais características de um software proprietário?

Em termos concretos, assim sendo, pode-se definir que as principais características que caracterizam o software proprietário são as seguintes: -Não se pode distribuir sem a permissão do dono. -Não se pode realizar qualquer tipo de modificação ao código-fonte do dito software.

O que vem a ser um sistema livre?

O Que São Sistemas Operacionais Livres? Esses sistemas são aqueles que têm distribuição gratuita, ou seja, você não precisa pagar para utilizá-lo na sua máquina. O mais famoso dentre esses sistemas é com certeza o Linux. Basta que o usuário instale esse sistema livre na máquina e assim poderá usá-la sempre problemas.

Qual das descrições abaixo define corretamente um software livre?

Qual das descrições abaixo define corretamente um Software Livre? Um programa semelhante aos programas demo com a diferença de ter as funcionalidades disponíveis por determinado período de tempo. Um programa de computador disponibilizado gratuitamente, porém com algum tipo de limitação.

Quanto ao software livre é correto afirmar?

Quanto a software livre, é correto afirmar: O desenvolvedor pode revogar uma licença desde que ela tenha sido distribuída gratuitamente. Programas e serviços derivados de um código livre, quando associados aos conceitos de copyleft, podem ser convertidos em licença não-livre pelo usuário ou distribuidor.

O que é uma licença copyleft?

Assim, copyleft praticamente significa "cópia autorizada". Ainda há o trocadilho com a "Todos os direitos reservados", sempre ao lado do símbolo de copyright. No caso do "copyleft", a frase transforma-se em "All rights reversed", ou seja, "Todos os direitos invertidos".

Como foi criado o software livre?

Fundada em 1985 por Richard Stallman, considerado o pai do Software Livre, a Free Software Fundation (FSF) é uma organização que leva adiante os princípios de Stallman, que sempre foi contra softwares proprietários – aqueles programas que não permitem aos usuários alterar seu código-fonte para modificação.

Artigo anterior
Porquê a África do Sul é o único país industrializado da região?
Artigo seguinte
O que são competências e habilidades na educação?