Quando se deve usar crase?

Perguntado por: David Vasco Ramos Pereira  |  Última atualização: 17. Februar 2022
Pontuação: 4.3/5 (36 avaliações)

Uso obrigatório da crase
  • Quando o verbo exigir preposição a e a seguir houver um artigo a e um substantivo feminino. Exemplos: ...
  • Em expressões que indiquem hora. Antes de locuções indicativas de horas, o acento grave deve ser utilizado. ...
  • Em locuções femininas que indicam modo, tempo e lugar. ...
  • Antes das palavras casa e terra.

Quando usar crase regras?

A crase deve ser usada nos seguintes casos:
  1. Antes de palavras femininas. Exemplo: Vou à padaria (a + a). ...
  2. Na indicação de horas. Exemplo: A aula começa às 8h. ...
  3. Nas locuções prepositivas e conjuntivas femininas. Exemplos: ...
  4. Com os pronomes aquele, aquela, aquilo, quando eles fazem contração com a preposição “a”

Quando vai crase no a?

Quando usar a crase? Quando o complemento de um verbo que exija a preposição “a” for um substantivo feminino antecedido de artigo feminino “a”: Vamos à loja para comprar outros enfeites.

O que é crase na língua portuguesa?

Crase é o nome dado à fusão de vogais idênticas. ... A palavra crase tem origem na Grécia e significa mistura ou fusão. Na língua portuguesa, a crase indica a contração de duas vogais idênticas, mais precisamente, a fusão da preposição a com o artigo feminino a e com o a do início de pronomes.

Onde não se usa crase?

Assim, a crase não deve ser usada nos seguintes casos:
  • Antes de palavras masculinas (em que se usa o artigo definido masculino “o”): ...
  • Antes de verbos, pronomes pessoais, pronomes indefinidos, pronomes demonstrativos, artigos indefinidos e plural genérico (em que não se usa nenhum artigo):

CRASE: USO E REGRAS | GRAMÁTICA | QUER QUE DESENHE?

30 questões relacionadas encontradas

Qual a origem da palavra crase?

A origem da crase vem da Grécia: a palavra significa mistura ou fusão. Dessa forma, você já pode imaginar todo o conceito por trás dessa regra gramatical. Na língua portuguesa, o “acento agudo invertido”, como alguns gostam de chamar, indica a junção de duas vogais idênticas.

Tem ou não tem crase?

Acento grave é fácil de usar e não mudou com a reforma ortográfica. Não tem crase antes de palavras masculinas - mas tem exceções. ... Segundo ela, a crase acontece toda vez que acontece a fusão da preposição 'a' com o artigo 'a' - e, portanto, a crase só acontece diante de palavras femininas.

Tem crase antes de uma?

A crase não deve ser empregada junto a artigos, exceto junto ao artigo "a". ... Antecedendo um artigo indefinido (um, uma, uns, umas) a crase não é admitida, uma vez que a palavra seguinte à preposição, mesmo que feminina, já está acompanhada de um determinante.

Como se lê a crase?

No Brasil, não existe distinção fonológica entre as duas palavras; as duas pronúncias são aceitáveis, mas \á\ é a mais geral.

Como usar a crase PDF?

Se, antes da palavra masculina aparecer ao(s), isso indica que se deve usar o sinal de crase antes da palavra feminina. Ex.: Ele se refere à festa de hoje. Ele se refere ao baile de hoje. A crase será proibida sempre que a palavra que vem após o A não apresentar artigo.

Como aprender crase de uma vez por todas?

A crase deve ser empregada apenas diante de palavras femininas: Por se tratar da fusão da preposição “a” com o artigo “a”, a crase somente deverá aparecer antes de palavras femininas. Se ainda assim você ficar em dúvida, basta substituir a palavra feminina por uma masculina.

Quanto a ela tem crase?

Quanto à: Quando há crase? A crase é a contração da preposição a com o artigo definido feminino a (a + a = à). Assim, ocorre crase apenas quando há um termo feminino determinado com um artigo definido após a preposição a.

Tem crase antes de ela?

Atenção: Antes dos pronomes pessoais, como eu, tu, ele, ela, nós, vós, mim (pronome pessoal oblíquo) etc., não ocorre crase, já que não são antecedidos de artigos. Nessas situações haverá apenas a preposição “a”.

É correto falar a mim?

4) Nas palavras de Laudelino Freire, "é de boa linguagem reforçar o pronome objeto com o pronome oblíquo correspondente, ou com o pronome ele, precedidos um e outro da preposição a. Exs.: Mato-me a mim; Sirva-lhes a eles de castigo"3.

Quando usar crase antes de número?

A crase não deve ser empregada junto a numerais cardinais ou ordinais, exceto em casos especiais. Nas orações em que aparece um termo regido pela preposição "a" acompanhado de numerais, o acento grave indicativo da crase é dispensado.

Tem crase em páginas?

Explicação: A palavra “página” está implícita após o “à”, o que justifica o acento grave, que indica que há crase (fusão de “a” preposição + “a” artigo feminino.

Foi a uma tem crase?

O uso da crase é facultativo: a) antes de possessivo (Leve o presente à/a sua amiga); b) antes de nomes de mulheres que não sejam célebres (Foi à/a Ana falar de seu amor); c) com “até”: Foi até à/a escola mais próxima fazer sua matrícula.

Quanto as pessoas tem crase?

O uso da crase nada tem que ver com a associação do artigo definido a um verbo precedente. ... Ora, é impossível empregar à antes de «pessoas», porque este substantivo está no plural e, como tal, a contração tem de ser às, resultado da preposição a com as, forma de plural do artigo definido, no género feminino: 1.

Quanto às atividades tem crase?

Vamos à sua estrutura padrão para ficar tudo mais fácil: Assim, quando um verbo ou um nome exigir a preposição “a” e o substantivo posterior admitir artigo “a”, haverá crase.

O que é dar origem?

1. Dar origem, fazer aparecer, causar, provocar.

Quando as tem crase?

Nota: Caso se especifique os substantivos femininos através da utilização do artigo definido as, ocorre crase, dada a contração desse artigo com a preposição a: a + as = às. Este artigo se refere às pessoas que estão desempregadas.

Tem crase antes de pronomes demonstrativos?

A crase não deve ser empregada junto a alguns pronomes demonstrativos. Os pronomes demonstrativos não admitem determinantes (artigo, por exemplo). Dessa forma, não é apresentada na oração a contração entre artigo e preposição, mas tão somente a preposição.

Quanto às demais tem crase?

– Ele não se referiu a esta doença, e sim à outra. – Ele não se referiu a estas doenças, e sim às demais. Os vocábulos “outra” e “demais” são pronomes indefinidos. A crase ocorre porque alguns pronomes indefinidos, como os do exemplo, admitem artigo definido antes.

Quanto à relação ou quanto à relação?

As duas formas podem estar corretas, dependendo da estrutura da frase. A locução prepositiva em relação a termina com a preposição a, estabelecendo regência obrigatória com essa preposição.

Quanto a apresentação tem crase?

Geralmente, a crase acontece em orações que têm verbos que pedem preposição. Na oração: “Eu assisti à apresentação”, o verbo “assistir” pede preposição, pois, no sentido de ver algo, quem assiste, assiste a alguma coisa.

Artigo anterior
Como escolher uma boa escola para aprender inglês?
Artigo seguinte
Quem são os britânicos?