O que é lentidão na fala?

Perguntado por: Margarida Madalena Rodrigues  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (6 avaliações)

É um transtorno neurológico motor de fala caracterizada pela lentidão, fraqueza, imprecisão e incoordenação dos movimentos dos músculos da fala (falhas nos mecanismos de EXECUÇÃO da fala, diferente por exemplo, da Apraxia que afeta o planejamento e/ou programação dos movimentos de fala).

O que pode ser dificuldade em falar?

Uma pessoa com disartria não consegue articular e pronunciar bem as palavras devido a uma alteração no sistema responsável pela fala, envolvendo músculos da boca, língua, laringe ou cordas vocais, o que pode proporcionar dificuldades na comunicação, engolir alimentos e o isolamento social.

O que é disartria da fala?

A disartria é a perda da capacidade de articular as palavras de forma normal. A fala pode ser espasmódica, com a respiração interrompida, irregular, imprecisa ou monótona mas as pessoas podem compreender a linguagem e usá-la corretamente.

O que provoca a disartria?

Disartria é uma alteração da fala, geralmente, provocada por um distúrbio neurológico, como um AVC, paralisia cerebral, doença de Parkinson, miastenia gravis ou esclerose lateral amiotrófica, por exemplo.

Qual o nome do distúrbio da fala?

Disartria, afasia e distonia. Essas são alterações que acontecem depois de um trauma orgânico no cérebro, decorrido de trauma cranioencefálico, AVC ou demência por envelhecimento. Esses distúrbios modificam a compreensão, articulação da fala e movimentação.

Distúrbios da Fala. Entenda o que acontece com o Neurologista Saulo Nader

35 questões relacionadas encontradas

Quais são os distúrbios de fala?

Classificação e tipos de distúrbios de linguagem
  • 1 – Disartria: ...
  • 2 – Disglossia: ...
  • 3 – Disfemia. ...
  • 4 – Afasias. ...
  • 5 – Dislexia. ...
  • 6 – Distúrbio Específico da Linguagem (DEL) ...
  • 7 – TDAH ou Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. ...
  • 8 – Discalculia.

Quais são os distúrbios da comunicação?

Os distúrbios de desenvolvimento da fala e da linguagem (oral e escrita) de causa idiopática em crianças e adolescentes são aqueles que não ocorrem em conjunto com outras anormalidades, tais como: deficiência mental, paralisia cerebral, deficiências auditivas e outras.

Qual a diferença entre disartria e dislalia?

Dislalia – Distúrbio benigno da linguagem caracterizado por omissões ou substituições errôneas de consoantes. É a típica conversa do personagem Cebolinha. Bons resultados com fonoterapia. Disartria – Articulação inapropriada das palavras.

Qual a diferença entre disartria e afasia?

A afasia é diferente dos distúrbios de desenvolvimento da linguagem e da disfunção das vias motoras e músculos que produzem a fala (disartria).

Quais os tipos de Disartrias?

Existem diversos tipos de Disartria:
  • Flácida (frequente após AVC unilateral)
  • Espástica (mais comum após Traumatismo Crânio-Encefálico)
  • Atáxica (muito associada a lesões no cerebelo)
  • Hipocinética (muito associada à doença de Parkinson)
  • Hipercinética (muito associada à doença de Huntington)

Como parar de falar arrastado?

Normalmente quem fala rápido demais tende a ficar tocando ou pegando nas outras pessoas durante a conversa e projetar o corpo para frente. Por isso, uma das maneiras de falar mais devagar é prestar atenção no comportamento quando estiver falando com outras pessoas, evitando tocar demais, por exemplo.

O que é a fala pastosa?

Significado de pastoso

Voz pastosa, voz arrastada e pouco clara, como se a boca estivesse cheia de saliva espessa.

Tem dificuldade na fala?

Dentre as possíveis causas desse atraso no desenvolvimento da fala, estão a dificuldade de audição ou falta de estímulos adequados – e aqui estão incluídas as crianças que ficam muito tempo ligadas nos eletrônicos. O quadro também está associado a limitações cognitivas e autismo.

O que se entende sobre afasia?

A palavra afasia deriva do grego (A = não, ausência,) (FASIA = falar) apesar do radical de ausência, as afasias são disfunções dos componentes da linguagem e não ausência da fala.

O que a afasia?

A afasia é definida como um distúrbio de linguagem, afetando a capacidade de comunicação de uma pessoa. Geralmente acontece por alguma lesão ou acidente vascular cerebral (AVC), mas também pode se desenvolver aos poucos, durante o crescimento de um tumor ou desenvolvimento de uma doença.

Qual a diferença entre disartria e apraxia da fala?

Enquanto disartria deva ser referida a “controle motor dos órgãos fonoarticulatórios para a produção da fala”, apraxia de fala nos remete a uma dificuldade na programação e organização dos movimentos necessários para a fonação e para a articulação.

Qual a diferença entre Apraxia e dislalia?

O apráxico não mostra evidências significantes de lentidão, fraqueza, paralisia ou alteração do tônus nos músculos do mecanismo que possa associar ao distúrbio da fala. Os pacientes disártricos, por outro lado, podem exibir tanto hiper ou hipotônus dos músculos da fala, ataxia, movimentos restritos, etc.

Como avaliar a disartria?

Para quantificar a disartria, cada componente de fala foi graduado a partir de escala de 0 a 6, sendo o 0 a ausência do distúrbio e 6 um distúrbio grave.

O que é disartria e Anartria?

Ainda, a essas alterações une-se a dificuldade para mover os órgãos bucais ao realizar qualquer atividade como sorver ou soprar. O caso mais extremo e grave da disartria seria a anartria ou impossibilidade para articular corretamente os sons da fala (fonemas).

Quais são os principais distúrbios da linguagem e escrita?

São elas: compreensão, vocabulário, princípio alfabético e consciência fonológica.

Quando devo me preocupar com a fala do meu filho?

Fique atenta aos seguintes sinais: Quando aos 12 meses de idade a criança ainda não faz gestos como “tchau” com as mãos. Se aos 18 meses ainda não compreende bem as palavras ou não imita sons. Se aos 24 meses não fala frases completas ou apenas imita os sons.

É normal atraso na fala?

Para o médico, em geral, os atrasos de linguagem são "maturacionais", e portanto, transitórios, à medida que a criança cresce, se desenvolve e amadurece. Mas também há casos "lesionais" que revelam um distúrbio. "A fala errada, por exemplo, é normal e transitória até os quatro anos.

Quantas palavras um bebê de 1 ano fala?

O vocabulário pode incluir até 200 palavras, muitas delas nomes. Entre 1 ano e meio e 1 ano e 8 meses, as crianças aprendem uma média de dez ou mais palavras por dia. Algumas aprendem palavras novas a cada 90 minutos, uma média impressionante. Cuidado, portanto, com o que diz na frente do seu filho!

O que fazer para parar de falar alto?

Faça mudanças no ambiente.
  1. Feche as janelas e portas para reduzir os ruídos externos.
  2. Aproxime-se mais de quem está falando com você, para que haja menos espaço a ser preenchido pela sua voz.
  3. Vá para um cômodo pequeno. Lugares muito amplos dispersam o som e é natural precisar falar mais alto.

Artigo anterior
Como a ética orienta nosso comportamento no cotidiano?
Artigo seguinte
Quanto tempo dura uma embreagem automatizada?