O que é leitura compartilhada e colaborativa?

Perguntado por: Mário Raúl Batista Borges  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (4 avaliações)

A leitura compartilhada ou colaborativa - aquela em que alunos e professor leem juntos um mesmo texto e apresentam suas ideias e impressões acerca do que foi lido - tem como finalidade, segundo Kátia Bräkling, em Sobre a leitura e a formação de leitores, "ensinar a ler, ou seja, criar condições para que as estratégias ...

O que é uma leitura colaborativa?

A leitura colaborativa é uma atividade em que os alunos estudam um determinado texto juntos, com a mediação do professor. O objetivo não é gerar um produto específico, como responder questões que aferem o conhecimento dos alunos sobre um tema.

O que é uma leitura compartilhada?

A leitura compartilhada implica neste acordo entre quem lê e quem ouve. Apesar do ouvir privar parte da liberdade inerente ao ato de ler, dá ao texto versátil um sentido de unidade no tempo e uma existência no espaço que raramente ele teria nas mãos de um escritor solitário.

Qual a vantagem de uma leitura compartilhada?

Mesmo que brevemente, antes de dormir ou durante a brincadeira, a leitura compartilhada pode despertar a criatividade dos pequenos para outras brincadeiras e beneficiar o desenvolvimento infantil. Seja digital ou físico, comece com pequenas obras e avance conforme a criança acostumar com o novo hábito.

O que é leitura e escuta compartilhada e autônoma?

Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

O objetivo é ampliar o letramento já iniciado na Educação Infantil e na família, por meio da progressiva incorporação de estratégias de leitura, compartilhada e autônoma, em textos de diferentes complexidades.

Como criar uma boa situação de leitura compartilhada?

16 questões relacionadas encontradas

O que significa leitura autónoma?

d) leitura autônoma: é aquela que o aluno realiza individualmente, a partir de indicação de texto do professor. É uma modalidade didática que possibilita ao professor verificar qual a aprendizagem já realizada pelo aluno. e) leitura de escolha pessoal: é a leitura de livre escolha.

O que é a leitura?

A leitura é um processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de construção do significado do texto, a partir dos seus objetivos, do seu conhecimento sobre o assunto, sobre o autor, de tudo o que sabe sobre a língua: características do gênero, do portador, do sistema de escrita, etc.

Qual importância da leitura partilhada?

Os benefícios da leitura partilhada

Assim, a leitura partilhada tem foco no processo pelo qual o estudante desenvolve o prazer e a leitura fluente. Desta forma, o educador passa a ser um mediador entre a leitura e o estudante, incentivando-o a dialogar com o texto.

O que significa escrita compartilhada?

O curso Escrita compartilhada: pesquisar, comunicar e aprender propõe um mergulho no universo das enciclopédias, para que o vasto campo de informações se torne uma ferramenta efetiva para a realização de atividades com as crianças entre 4 e 8 anos de idade.

O que é história compartilhada?

A história compartilhada prioriza as vivências pessoais, relacionando-as aos acontecimentos pessoais comuns a diferentes povos.

Como funciona uma leitura coletiva?

Leitura coletiva

São feitos cronogramas relativos à quantidade de páginas a cada período de dias e metas de prazo para conclusão e discussão da leitura. Editoras e autores fazem muito uso dessa estratégia, que pode ser uma poderosa ferramenta de marketing para divulgar um livro.

Quais são as modalidades de leitura?

Naturalmente destacamos duas modalidades de leitura, nomeadamente a silenciosa e a oral e algumas das suas técnicas, designadamente a leitura em voz alta, a leitura dialogada, a leitura coral e a leitura expressiva.

Qual a importância da leitura compartilhada leitura colaborativa com as crianças?

Na escola a leitura compartilhada tem por objetivo desenvolver a competência leitora e a interpretação e compreensão do texto como também a construção de sentidos e, na família, promove o fortalecimento dos vínculos e garante um espaço efetivo para tratar de temas do cotidiano.

O que é uma leitura fluente?

A fluência pode ser entendida como um conjunto de habilidades que permitem uma leitura sem embaraço, sem dificuldades em relação ao texto. Envolve questões tanto ligadas à composição do texto quanto à competência do leitor, isto é, uma boa interação entre esses elementos é que pode garantir que a leitura seja fluente.

Quais são os dois tipos de estratégias de leitura?

Através de uma pesquisa realizada para elaboração da obra, os autores identificaram seis tipos de estratégias de leitura: predição, pensar em voz alta, estrutura do texto, representação visual do texto, resumo e questionamento.

O que diz a habilidade EF15LP05?

A habilidade EF15LP05 consiste em: Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); ...

Quais são as 4 práticas de linguagem?

No novo documento, as habilidades estão agrupadas em quatro diferentes práticas de linguagem: Leitura, Produção de Textos, Oralidade e Análise Linguística/Semiótica.

Como trabalhar oralidade e escrita em sala de aula?

Como trabalhar e avaliar a oralidade dos seus alunos?
  1. Conheça as habilidades e dificuldades de cada aluno. ...
  2. Crie atividades leves e divertidas. ...
  3. Incentive a leitura. ...
  4. Ofereça bons feedbacks. ...
  5. Aposte no trabalho em grupo.

Qual é a importância da leitura em nossas vidas?

A leitura estimula o raciocínio, melhora o vocabulário, aprimora a capacidade interpretativa, além de proporcionar ao leitor um conhecimento amplo e diversificado sobre vários assuntos. Ler desenvolve a criatividade, a imaginação, a comunicação, o senso crítico, e amplia a habilidade na escrita.

Por que é que a escrita Inventada é importante?

RESUMO. Vários investigadores mostraram que actividades de escrita inventada com crianças em idade pré-escolar contribuem para a aquisição da literacia, tendo um impacto positivo na evolução da sua escrita e consciência fonológica.

Por que a escrita Inventada é importante?

Com efeito, tem sido demonstrado que as actividades de escrita inventada desenvolvidas com crianças em idade pré-escolar promovem o desenvolvimento da consciência fonológica e, em particular, da consciência fonémica e levam a progressos nas escritas das crianças.

Qual é o poder da leitura?

Além da criatividade, a leitura oferece uma rica fonte de novos vocabulários, palavras e colocações que antes você não usava ou nem conhecia. Ler também pode ser considerado uma aula de escrita, pois melhora o seu conhecimento na língua e te ajuda a se expressar de forma clara e objetiva.

O que é leitura individual?

Leitura individual

É no momento da leitura individual que a criança vai dialogar com o texto e com as imagens, deparando-se com a necessidade de compreender o livro sem a ajuda do outro, buscando estratégias pessoais e desenvolvendo competências.

Como formar leitores autônomos?

Propor desafios constantes é essencial para fazer com que todos os alunos avancem. Portanto, uma das possibilidades é mudar os agrupamentos e permitir que os alunos mais autônomos na leitura proponham as questões sobre o texto para os colegas.

Artigo anterior
Qual a diferença entre graduação e graduação tecnológica?
Artigo seguinte
Como dizer no convite que não haverá festa?