Tem prótese de silicone que não precisa trocar?

Perguntado por: Duarte Filipe Cruz de Barros  |  Última atualização: 18. Oktober 2024
Pontuação: 4.2/5 (49 avaliações)

Hoje os implantes de silicone não precisam necessariamente ser trocadas a cada 10 anos, a não ser que haja alguma complicação como contratura capsular, ruptura ou desejo da paciente em alterar o tamanho dos implantes. A geração atual dos implantes de silicone possuem um gel coeso, que não "vaza" em caso de ruptura.

Tem prótese de silicone definitiva?

Não há nenhuma prótese mamária atualmente que dura todo esse tempo. Hoje em dias as próteses não tem necessidade absoluta de serem trocadas a cada 10 anos. Elas precisam ser acompanhadas e, em caso de algum problema, aí sim é indicado a troca. Caso não haja problema, pode ficar com ela por tempo indeterminado.

Quanto tempo posso ficar com a mesma prótese de silicone?

Existe também uma diferenciação entre as próteses mais antigas e as mais recentes. Estima-se que, para as mais antigas, o prazo de validade seja de 10 a 15 anos. Já para as mais modernas, a durabilidade costuma ir de 15 a 25 anos.

O que acontece se eu não trocar a prótese de silicone?

O que acontece se não houver a troca? Se a prótese sofrer uma ruptura, o silicone pode vazar para outros tecidos vizinhos do corpo, causando outros graves problemas para o indivíduo, sendo até mesmo necessário realizar uma raspagem para retirar a parte infectada.

O que acontece com o silicone depois de 10 anos?

Aos 10 anos, a taxa de ruptura foi de aproximadamente 9% Isso significa que após 10 anos de uso das próteses, 91% dos implantes ainda estavam intactos e bem. A ruptura não é a única causa para a necessidade de substituir um implante.

Prótese de Silicone: Preciso trocar de prótese a cada 10 anos? - Cirurgia Plástica

34 questões relacionadas encontradas

Pode ficar com silicone pra sempre?

Mas a dúvida que fica é: as próteses de silicone duram para sempre? Em geral, não.

Como fica o silicone depois de velha?

Após o implante, ao redor dela será formada uma cápsula que tem a finalidade de proteger o organismo desse novo elemento, que vai ficar isolado. A contratura pode ocorrer de 1% a 20% dos casos de implante de prótese de silicone em um período de 10 anos.

Quanto tempo posso ficar com a prótese encapsulada?

Se houver necessidade da retirada da prótese de silicone, a paciente deverá ficar sem recolocá-las por cerca de 6 meses, para reduzir a possibilidade de desenvolver contratura capsular novamente. Além disso, deverá fazer uso de corticoide pelo tempo recomendado por seu médico.

Quanto custa para tirar o silicone?

O preço médio no Brasil uma cirurgia de explante de silicone e reconstrução mamária com mastopexia e lipoenxertia pode variar entre 27 e 60 mil Reais, de acordo com a complexidade do caso e necessidade de procedimentos associados .

É possível usar a mesma prótese de silicone?

Fiz um implante de silicone nas mamas, hoje sinto necessidade de reduzir, pode ser reutilizadas as mesmas proteses? As próteses utilizadas na sua primeira não podem ser reutilizadas . No caso , você poderá fazer a redução utilizando próteses novas de tamanho menor.

O que fazer quando o silicone vence?

Por isso, é necessário fazer um acompanhamento periódico com seu médico. Além disso, muitas marcas já oferecem garantia vitalícia da prótese. Isso significa que em caso de ruptura ou contratura, a prótese é substituída pela empresa e a paciente só precisa se preocupar com o custo da cirurgia.

Quanto custa para trocar a prótese de silicone?

Em geral, o valor de uma cirurgia de aumento dos seios pode variar entre R$ 19.000 e R$ 25.000 ou até mais no Brasil (Calma! veja a baixo o valor especial do Projeto Paese). Esses valores podem ou não incluir valores da equipe médica envolvida no procedimento, anestesista, prótese e internação hospitalar.

O que pode substituir o silicone?

A lipoenxertia facial tem efeito rejuvenescedor ou corretivo, de acordo com as necessidades de cada paciente. O lipofilling (preenchimento com gordura) restaura volume, suaviza rugas e melhora o contorno da face. Portanto, ele ameniza os efeitos do tempo.

Como é a prótese definitiva?

As próteses totais definitivas são as que repõem todos os dentes de uma vez. Sua confecção é feita com dentes artificiais de resina e sua estrutura é um plástico resistente com uma colocação que imita a cor original da gengiva. Ela é confeccionada sobre a gengiva saudável e cicatrizada.

O que não te contam sobre prótese de silicone?

1 – Próteses de silicone não causam câncer

Ainda há muito receio em fazer a cirurgia plástica e colocar silicone porque muitas mulheres acreditam que a prótese pode aumentar as chances de desenvolver um câncer de mama. Você pode ficar tranquila porque isso não passa de um grande mito.

Qual a prótese de silicone que fica mais natural?

Anatômico: essa prótese tem um formato mais natural, porque é mais preenchido na parte central e inferior. É o formato mais utilizado em cirurgias de reconstrução mamária. Como ele preenche menos o colo da mama, pode acentuar mais o aspecto de seios caídos. É indicado para mulheres magras com seios sem flacidez.

Tem como tirar o silicone pelo SUS?

Todas as pacientes que tiverem realizado o implante de silicone e apresentarem sinal ou confirmação médica de ruptura na prótese estarão habilitadas para a cirurgia, que será integralmente financiada pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Tem como fazer explante de silicone pelo SUS?

A determinação da Lei n° 9.686/22 é clara e representa um grande avanço no tratamento de pacientes com complicações associadas ao silicone: planos de saúde e o Sistema Único de Saúde devem cobrir cirurgias de explante.

O que é a síndrome do silicone?

A doença do silicone é um termo usado pelas próprias pacientes para descrever um conjunto de sintomas que atribuem ao uso do implante, também conhecido em inglês como Breast Implant Illness (BIIs). Dentre os sintomas, fadiga, depressão, mau funcionamento intestinal, dores articulares etc.

O que fazer para evitar encapsulamento de silicone?

O principal método para prevenir o encapsulamento de prótese de silicone é seguir todas as orientações dadas pelo cirurgião que realizou a operação. O uso do sutiã operatório, por exemplo, é um cuidado essencial para evitar que ocorram complicações que podem prejudicar os resultados da mamoplastia de aumento.

Qual plano de saúde cobre prótese de silicone?

Todo plano de saúde cobre esse procedimento, mesmo sendo básico o contrato? Sim. Todo e qualquer plano de saúde possui obrigação contratual em custear esse procedimento cirúrgico.

Qual a prótese de silicone mais segura?

A Eurosilicone é a principal fabricante de próteses na Europa. Ela desenvolve tecnologia de ponta nesse setor. Portanto, seus implantes mamários estão entre os melhores e mais seguros do mundo. Diferentemente de outros fabricantes, a garantia contra ruptura e contratura da Eurosilicone é por período indeterminado.

É normal a prótese de silicone virar?

O deslocamento da prótese de silicone também pode ocorrer se houver um trauma ou pressão intensa na mama. Geralmente, estes impactos são causados por acidentes automobilísticos ou pancadas muito violentas. Nessas situações é normal sentir a prótese de silicone se mexer, porque o impacto será grande.

Porque a prótese de silicone cai?

Assim, mesmo com os implantes de silicone sendo rígidos, o tecido que os sustenta (pele) perderá colágeno com o passar dos anos, devido ao processo natural de envelhecimento. Portanto, as mamas irão “cair” de qualquer forma.

O que causa o encapsulamento do silicone?

Os sintomas do encapsulamento de prótese de silicone aparecem porque a cápsula fibrosa faz uma contração no implante e, com o passar do tempo, o material pode se romper devido à pressão. O índice deste problema, atualmente, é baixo – em torno de 1% das pacientes.

Artigo anterior
Qual o melhor tratamento para diminuir a papada?
Artigo seguinte
O que melhora com a internet 5G?