O que é laterítico?

Perguntado por: Alexandra Benedita Azevedo  |  Última atualização: 24. Mai 2024
Pontuação: 4.3/5 (45 avaliações)

A laterita ou laterite é um tipo de solo muito alterado com grande concentração de hidróxidos de ferro e alumínio.

O que é um solo laterítico?

Os solos Lateríticos, “Later” significa “tijolo” em latim e “Ito” significa material Pétreo, são solos superficiais, típicos das partes bem drenadas das regiões tropicais úmidas, resultante de uma transformação da parte superior do subsolo pela atuação do intemperismo.

O que é Lateríticas?

A laterização é um tipo de intemperismo químico que atua principalmente sobre os solos, sendo responsável pelo surgimento de uma crosta ferruginosa sobre eles. Os solos formados por esse processo são chamados de lateríticos e os blocos de rochas constituídos são denominados por lateritos.

O que são depósitos lateríticos?

Materiais lateríticos são depósitos residuais da crosta terrestre originados de acúmulos relativos e absolutos de constituintes resistentes à intemperização.

O que são superfícies Laterítica?

Trata-se de solos e partículas de rochas que acumulam uma grande quantidade de óxidos de ferro e alumínio. A rocha oriunda desse processo é chamada de laterito.

LATERIZAÇÃO DOS SOLOS: O QUE É?

45 questões relacionadas encontradas

O que é cascalho laterítico?

É um tipo de rocha rica em ferro e alumínio formado na presença de águas ácidas e grande flutuação do lençol freático.

O que causa a laterização do solo?

Laterização. A laterização é um processo, no qual o solo acumula uma grande quantidade dos chamados óxidos hidratados de ferro ou alumínio. Isso faz com que a sua coloração e composição mudem. É muito comum que locais com essas características tenham solo na cor ferrugem, causados pelo intemperismo químico.

O que é laterita e como é formada?

A laterita é composta principalmente por caolinita, goethita, hematita e gibbisita. Óxidos hidratados de ferro (amorfos) como a limonita podem estar presentes na forma de concreções lateríticas. Quando a laterita é enriquecida em gibbisita, recebe o nome de bauxita e é o principal minério de alumínio.

O que é cobertura detrito Laterítica?

As Coberturas Detrito-Lateríticas Neopleistocênicas são associadas a sedimentos argilo-arenosos amarelados, caoliníticos, alóctones e autóctones. Sob a designação aluviões indiferenciados, Silva et al.

Onde encontrar laterita na natureza?

Estas características, apontadas por Schellmann, indicam que a ocorrência de lateritas estão associadas a climas quentes e úmidos, que ocorrem nas zonas intertropicais da Terra.

O que causa lateralização?

O que causa a laterização? Desmatamento - A retirada da cobertura vegetal deixa o solo desprotegido e, consequentemente, suscetível aos danos causados pela exposição prolongada ao sol e à lixiviação; Irrigação – Os solos irrigados têm sua laterização intensificada pela ação do intemperismo químico e físico.

Onde ocorre a Laterização?

A laterização acontece em regiões com climas semi-úmidos, como no Centro-Oeste brasileiro. Neste caso, os minerais do solo se oxidam nos períodos de chuva e formam blocos na superfície que inviabilizam o uso do solo.

Como se forma a laterita?

Sugerimos, após ampla análise, a utilização do termo de modo mais amplo, partindo da ideia de que as formações lateríticas são tanto resultantes da acumulação relativa do Fe2O3 e/ou Al2O3, como também da acumulação absoluta por aporte de óxidos de Fe2O3 e/ou Al2O3 de lateritas primárias e secundárias.

Qual os 3 tipos de solo?

Quais são os tipos de solo no mundo? De modo geral os tipos de solo presentes no mundo se dividem em 3 grandes grupos: arenoso, argiloso, humoso(orgânico).

O que é Laterização em geologia?

A laterização é um processo de alteração por intemperismo que ocorre por meio de intensa lixiviação e reprecipitação, formando assim o laterito. Para isso, é necessário que as condições climáticas sejam favoráveis e a precipitação atmosférica seja maior que a evapotranspiração potencial durante a maior parte do ano.

Quais as principais diferenças de solo laterítico e solo saprolítico?

As principais diferenças entre os solos saprolíticos e lateríticos são: - O solo saprolítico é composto por "rochas velhas" em avançado estado de decomposição, enquanto o solo laterítico é composto por minerais de argila e óxidos de ferro e alumínio; - O solo saprolítico ainda possui características das rochas e ...

O que é uma cobertura sedimentar?

A cobertura sedimentar, sem aporte significativo de sedimentos terrígenos, é constituída predominantemente por areias quartzosas reliquiares.

O que é o intemperismo do solo?

Dá-se o nome de intemperismo (também chamado de meteorização) ao conjunto de alterações físicas (desagregação) e químicas (decomposição) que as rochas sofrem quando ficam expostas na superfície da Terra.

O que é um solo saprolítico?

Solos saprolíticos (sapro = decomposição): camada de solo proveniente da decom- posição da rocha matriz, herdando suas feições, com presença de minerais não estáveis. Heterogêneos e suceptíveis à erosão.

O que é a lixiviação do solo?

A lixiviação é um processo de retirada de nutrientes do solo por diversos agentes naturais, especialmente a água. O carreamento desses nutrientes ocorre por meio da entrada da água no subsolo, que percola de forma vertical, retirando assim parte dos nutrientes que estão disponíveis no meio.

O que é Later Izar ação?

nome feminino. [ Geologia ] Processo de transformação de um solo em que, devido a lixiviação e intemperismo químico, se forma uma camada ferruginosa, dando origem a um solo de cor avermelhada, com grande concentração de óxidos de ferro e de alumínio. Origem etimológica:latim later, -eris, tijolo + -izar + -ção.

O que é o processo de laterização?

3 min. A Lateralização acontece quando o mercado fica estabilizado por um momento dentro de um intervalo de preço, ou seja, o mercado começa a andar de lado sem uma tendência estabelecida.

Como evitar a laterização do solo?

Para isso é preciso promover o aumento dos teores de matéria orgânica do solo, e evitar a sua compactação, o que dificulta mesmo o enraizamento das plantas. Tanto os latossolos vermelhos quanto os amarelos (com alto teor de alumínio) podem necessitar de calagem para regulação do pH.

Quais são os 4 processo de formação do solo?

A interação dos fatores de formação do solo dá origem aos processos pedogenéticos, sendo reconhecidos quatro processos múltiplos (transformação, translocação, adição e perda).

Que tipo de rocha é o cascalho?

Os clastos maiores que 2 mm são também denominados de cascalhos. As rochas sedimentares clásticas podem ser formadas por materiais de uma só classe granulométrica ou de muitas classes granulométricas misturadas.

Artigo anterior
Qual é o melhor Sesc do Brasil?
Artigo seguinte
Quais são os direitos de um avalista?