O que é lançamento e qual a sua importância jurídica?

Perguntado por: Dinis William Pinho  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (60 avaliações)

Segundo o artigo 142 do Código Tributário Nacional, o lançamento consiste em um procedimento administrativo privativo da autoridade administrativa, tendente a verificar a ocorrência do fato gerador e a matéria tributável, a definir o montante e identificar o sujeito passivo.

Qual o conceito de lançamento?

O lançamento é ato administrativo, que independe da coadjuvação do contribuinte e deve ser feito pela autoridade administrativa, por isso não se pode caracterizá-lo como "processo" administrativo, uma vez que não há duas partes e é uma sistemática estanque.

Qual é a função do lançamento?

São, portanto, as finalidades ou funções do lançamento: verificar a ocorrência do fato gerador; determinar a matéria tributável; calcular o montante do tributo devido; identificar o sujeito passivo; e, propor, se caso o for, a aplicação da penalidade cabível.

O que é o lançamento tributário e qual a sua finalidade?

O lançamento tributário está previsto no artigo 142 do CTN e é definido como um procedimento que declara formalmente a ocorrência do fato gerador, definindo os elementos materiais da obrigação tributária, apurando o valor devido e identificando o sujeito passivo, para que assim, possa ocorrer a cobrança do tributo ou ...

O que é o lançamento por declaração?

Lançamento por declaração

Ocorre quando o lançamento é realizado pelo sujeito passivo ou terceiro, que entrega ao Poder Público uma declaração em que devem constar todas as informações sobre a matéria de fato para que seja calculado o montante devido, viabilizando o posterior lançamento do crédito pelo Fisco.

Lançamento dos Brocardos - 3 - Brocardos: origem e importância

19 questões relacionadas encontradas

Quais são os tributos lançados por declaração?

Os típicos impostos lançados por declaração são os impostos de transmissão de bens: ITCMD e ITBI.

O que é lançamento de ofício por declaração e por homologação?

Já no lançamento por declaração há um equilíbrio entre a participação do sujeito passivo e a atividade do sujeito ativo. No lançamento por homologação, por sua vez, a participação do contribuinte é muito grande, sendo que o sujeito passivo é quem realiza quase todos os atos que compõem a atividade.

O que é auto lançamento tributário?

O lançamento por homologação ou “autolançamento” é aquele em que o contribuinte auxilia ostensivamente a Fazenda Pública na atividade do lançamento, cabendo ao Fisco, no entanto, realizá-lo de modo privativo, homologando-o, isto é, conferindo sua exatidão.

Quais são os efeitos do lançamento tributário?

Sabe-se que a constituição ou o lançamento do crédito tributário apresenta como principal efeito tornar líquida, certa e exigível a obrigação tributária já existente, de modo que a referida exigibilidade impõe ao devedor ou sujeito passivo o dever de pagar ou adimplir a obrigação e, em caso de descumprimento ou ...

Qual a consequência do lançamento tributário?

Lançamento tributário, portanto, é o procedimento administrativo tendente a verificar a ocorrência do fato gerador da obrigação correspondente, identificar o seu sujeito passivo, determinar a matéria tributável e calcular ou por outra forma definir o montante do crédito tributário, aplicando, se for o caso, a ...

Quais as principais características do lançamento?

O lançamento acontece após algumas ações como a corrida de aproximação do atleta, na qual a aceleração deve ser progressiva e retilínea, alcançando dessa forma, uma velocidade considerável. Esse percurso varia entre 7 a 13 passos.

Quais são as características do lançamento?

O lançamento vertical é um movimento unidimensional no qual se desconsidera o atrito com o ar. Esse tipo de movimento ocorre quando um corpo é lançado na direção vertical e para cima. O movimento descrito pelo projétil é retardado pela aceleração da gravidade até que ele atinja a sua altura máxima.

Quais as características do lançamento?

O lançamento

O ato administrativo tem como características a presunção de legalidade, obrigatório (o particular deve obedecer), exigível (a administração pública deve exigir) e executável.

Quais são os tipos de lançamentos?

Tipos de Lançamento: conheça 8 estratégias
  • Lançamento Semente.
  • Lançamento Interno.
  • Lançamento Semi-interno.
  • Lançamento Externo.
  • Lançamento Perpétuo.
  • Lançamento Relâmpago.
  • Lançamento Passariano.
  • Lançamento Meteórico.

O que é lançamento no esporte?

Lançamento de disco ou lançamento do disco é uma modalidade esportiva olímpica do atletismo. O objetivo da prova consiste em lançar um disco de metal à maior distância possível, superando os demais competidores.

Quais são os três tipos de lançamentos?

Quais são os tipos de lançamento existentes?
  • 1- Lançamento relâmpago.
  • 2- Lançamento interno.
  • 3- Lançamento externo.
  • 4- Lançamento perpétuo.

Quais são os efeitos do lançamento?

O lançamento, portanto, é o procedimento administrativo que: 1) verifica a ocorrência do fato gerador, da obrigação correspondente; 2) determina a matéria tributável; 3) calcula o montante do tributo 4)identifica o sujeito passivo e, se houver, 5)aplica a multa.

Quais são os efeitos do lançamento Segundo o CTN é a doutrina?

O lançamento não notificado não produz qualquer efeito. O crédito nasceu, a obrigação nasceu, mas a exigibilidade só nasce com o lançamento regularmente notificado. Há três espécies de lançamento em que o CTN e a doutrina tratam : Direito ou de ofício – É apenas o ato da autoridade administrativa.

Quais as características do lançamento por homologação?

O lançamento por homologação é aquela modalidade de lançamento em que a lei impõe o dever de o sujeito passivo antecipar o pagamento do imposto que ele próprio apurou e informou ao fisco, por meio da GIA/DCTF.

Quando ocorre o lançamento tributário?

Em resumo, o lançamento do crédito tributário só pode acontecer depois de identificado o que se chama de "fato gerador", que é o fato que, quando acontece, justifica a cobrança de imposto.

Qual a diferença entre lançamento e auto de informações?

Lançamento já foi previamente definido, e trata-se da formalização de um vínculo obrigacional permitindo que o crédito possa ser exigido, enquanto auto de infração é a peça portadora de norma individual e concreta de aplicação de penalidade a quem cometeu ilícito tributário.

Como é feito o lançamento do imposto de renda?

Destarte, o Imposto de Renda e Proventos de Qualquer Natureza é modalidade de lançamento por homologação e em decorrência dessa característica deve seguir os lindes traçados no § 4º, do art. 150, da Lei 5.172/66, para fins de cômputo do prazo decadencial.

Quando ocorre o lançamento por homologação?

O lançamento por homologação, que ocorre quanto aos tributos cuja legislação atribua ao sujeito passivo o dever de antecipar o pagamento sem prévio exame da autoridade administrativa, opera-se pelo ato em que a referida autoridade, tomando conhecimento da atividade assim exercida pelo obrigado, expressamente a homologa ...

O que é lançamento de ofício ou direto?

a) Lançamento direto (de ofício)é aquele feito pela autoridade administrativa sem qualquer colaboração do contribuinte. b) Lançamento por declaração (misto) é aquele feito em face da declaração prestada pelo contribuinte ou por terceiro (art. 147 do CTN), sem a obrigação do pagamento antecipado.

Quando a Fazenda Pública realiza o lançamento em razão da declaração?

Ocorre o lançamento por declaração nas modalidades de tributos em que o contribuinte declara ao Fisco a ocorrência do fato gerador, fornecendo-lhe as informações necessárias à averiguação do tributo devido.

Artigo anterior
O que um casal pode fazer para se divertir?
Artigo seguinte
O que se estuda em história no Ensino Médio?