O que é LAD acidente?

Perguntado por: Álvaro Andrade  |  Última atualização: 3. April 2025
Pontuação: 4.1/5 (8 avaliações)

A lesão axonal difusa é uma lesão disseminada nos axônios, uma parte das células nervosas, no cérebro que pode ocorrer devido a um traumatismo craniano. Os impulsos nervosos saem das células nervosas através de uma parte chamada axônio. Na lesão axonal difusa, os axônios ao longo do cérebro são danificados.

O que é lesão LAD?

Decorrente de um trauma cranioencefálico, a Lesão Axonal Difusa é uma lesão neuronal grave, mas que não fica bem evidenciada em exames de imagem. Ela ocorre quando forças externas abruptas aplicadas à cabeça do paciente fazem com o que o tecido cerebral deslize e, dessa maneira, afete as células nervosas.

Quais as sequelas de uma lesão axonal difusa?

Evidencia-se que as principais sequelas da LAD afetam o comprometimento motor, pois lesa estruturas inter-hemisféricas, e as funções cognitivas, podendo afetar o lobo frontal e áreas de transição subcorticais.

Quais são os 3 tipos de TCE?

Fratura com afundamento do crânio - Caracterizada pela compreensão da massa encefálica e apresentação de fragmentos ósseos lesionando o tecido próximo. Na classificação baseada no nível de consciência, o TCE é dividido em três categorias (leve, moderado e grave) de acordo com os sinais e sintomas.

O que quer dizer a palavra axonal?

É um tipo de lesão do cérebro que ocorre nos traumatismos cranianos (TCE) graves. Ela representa uma lesão disseminada dos axônios, que são os prolongamentos dos nossos neurônios.

LESÃO AXONAL DIFUSA (LAD / DAD) - TCE #5

18 questões relacionadas encontradas

Qual o tratamento para lesão axonal difusa?

“Hoje, em toda medicina, ainda não temos nenhum tratamento para a lesão axonal difusa, que é uma das patologias associadas ao trauma cranioencefálico. Tudo que se faz é, literalmente, 'esperar e ver' como ela vai progredir, como o próprio organismo fará a recuperação”, afirma o pesquisador.

Onde ocorre a lesão axonal difusa?

A lesão axonal difusa pode ocorrer em todo o espectro de gravidade da lesão cerebral traumática (LCT), cuja severidade da lesão aumenta de leve a grave.

Qual o TCE mais grave?

9 a 12 é TCE moderado. 3 a 8 é TCE grave.

O que é uma lesão axonal difusa?

A lesão axonal difusa é uma lesão disseminada nos axônios, uma parte das células nervosas, no cérebro que pode ocorrer devido a um traumatismo craniano.

O que é TCE grave?

O traumatismo craniano é uma lesão no crânio causada pelo impacto. Além da contusão, a depender da gravidade, pode atingir o cérebro e causar sangramentos, formação de coágulos e edemas. Nestes casos, é classificado como traumatismo cranioencefálico grave, visto que representa risco à vida do paciente.

É possível se recuperar de uma lesão cerebral?

A recuperação pode levar de seis meses a vários anos, mas a reabilitação. leia mais pode acelerar a recuperação e torná-la mais completa. O tecido cerebral, que é destruído, não pode recuperar sua função, mas outras partes do cérebro podem aprender a assumir algumas tarefas da área destruída.

Quem sofre traumatismo craniano volta ao normal?

O traumatismo craniano tem cura? Sim, porém pode gerar sequelas graves, como o coma, a epilepsia, paraplegia ou cegueira. O tratamento deve ser feito pelo neurologista. É geralmente iniciado por exames diagnósticos, como tomografia computadorizada ou ressonância magnética.

O que é lesão axonal difusa grau 3?

É uma lesão que promove grandes danos no cérebro e pode levar a óbito pessoas acometidas por um grau moderado a grave, por acidentes. Sua classificação se dá com base na gravidade:Grau I,Grau IIe Grau III(dano axonal, anormalidades focais, alterações no corpo caloso, tronco cerebral rostral).

O que é degeneração axonal?

A degeneração axonal centrípeta resulta em uma lesão metabólica do neurônio. Em ambas, ocorre a degeneração secundária da mielina. As neuropatias periféricas podem ser classificadas em mononeuropatia, mononeuropatia múltipla e polineuropatia e tal classificação é de extrema importância para o diagnóstico diferencial.

Quais os sinais e sintomas de traumatismo craniano?

Os sintomas comuns de traumatismos cranianos menores poderão incluir dor de cabeça e uma sensação de rotação ou de desmaio iminente. Algumas pessoas também apresentam confusão leve, náusea e, com mais frequência nas crianças, vômitos. As crianças pequenas poderão simplesmente se tornar irritáveis.

O que é uma contusão na cabeça?

Contusões cerebrais são hematomas do cérebro geralmente causadas por um impacto direto e violento na cabeça. Lacerações cerebrais são lacerações no tecido cerebral causadas por um objeto estranho ou fragmento ósseo impelido para dentro devido a uma fratura de crânio.

O que significa Cid S099?

S099 - Traumatismo não especificado da cabeça.

O que é degeneração axonal secundária?

Sob a denominação de degeneração neuronal secundária reúne-se um grupo de eventos destrutivos que podem afetar células que não foram ou que foram apenas marginalmente afetadas pela lesão inicial9,10.

Quanto ao aspecto temporal do TCE?

Os sintomas de um TCE podem ser leves, moderados ou graves, dependendo da extensão do dano ao cérebro. Casos leves podem resultar em uma breve mudança no estado mental ou na consciência. Casos graves podem resultar em longos períodos de inconsciência, coma ou mesmo morte.

Quais as sequelas do TCE?

Casos moderados a graves podem deixar sequelas como: Problemas cognitivos, como irritabilidade, lentidão, mudanças de comportamento, perda de memória e déficit de atenção); Distúrbios de movimento, como paralisia e perda de equilíbrio; Convulsões.

Qual a principal causa de morte no TCE?

Embora a causa principal do TCE varie entre diferentes localidades, os acidentes de trânsito, as quedas e as agressões estão entre suas causas mais frequentes4. A taxa de mortalidade também sofre grande variação, sendo mais baixa em países com menor violência no trânsito5.

Qual a pontuação de um TCE grave?

Na avaliação dos pacientes com TCE, escores de 3 a 8 indicam TCE grave, de 9 a 12, moderado e 13 a 15, leve5,22,29,30,38.

O que é Decorticação cerebral?

Remoção total ou parcial, ablação, ou destruição do córtex cerebral; pode ser química. Não é utilizada com animais que não possuem um córtex, isto é, é utilizado somente com mamíferos.

O que é TCE artigo?

O TCE é qualquer lesão decorrente de um trauma externo, que tenha como consequência alterações anatômicas do crânio, como fratura ou laceração do couro cabeludo, bem como o comprometimento funcional das meninges, encéfalo ou seus vasos, resultando em alterações cerebrais, momentâneas ou permanentes, de natureza ...

Quais as complicações tardias do TCE?

Hidrocefalia. A hidrocefalia comunicante é a forma mais comum após o TCE e ocorre quando a obstrução é no espaço subaracnóideo. Pacientes com hidrocefalia podem apresentar náuseas, vômitos, cefaleia, papiledema, demência, ataxia e/ou incontinência urinária.

Artigo anterior
O que a música é considerada?
Artigo seguinte
O que é endometriose da parede abdominal?