O que é isotermas de adsorção?

Perguntado por: Nicole Luana Vaz  |  Última atualização: 15. Mai 2025
Pontuação: 4.1/5 (39 avaliações)

Isotermas de adsorção são equações matemáticas usadas para descrever, em termos quantitativos, a adsorção de solutos por sólidos, a temperaturas constantes. Uma isoterma de adsorção mostra a quantidade de um determinado soluto adsorvida por uma superfície adsorvente, em função da concentração de equilíbrio do soluto.

O que é uma Isoterma?

Linha sobre um mapa ou diagrama que passa através de lugares ou pontos que têm igual temperatura; linha ideal que passa pelos lugares onde a temperatura média é a mesma.

O que é o processo de adsorção?

Processos de Adsorção

A adsorção é um fenômeno físico-químico onde o componente em uma fase gasosa ou líquida é transferido para a superfície de uma fase sólida. Os componentes que se unem à superfície são chamados adsorvatos, enquanto que a fase sólida que retém o adsorvato é chamada adsorvente.

Quais são os tipos de adsorção?

A adsorção física é um fenômeno reversível, enquanto a adsorção química pode levar a uma reação química irreversível.

Como interpretar isotermas?

A interpretação correta das isotermas requer a pré-determinação de um mecanismo de adsorção especificado, descrito por meio de um modelo correspondente, que varia de acordo com condições específicas, como tamanho dos poros, mecanismo do processo de adsorção, propriedades do adsorvato e a sua afinidade com o adsorvente.

Isotermas de adsorção: 1. Freundlich

29 questões relacionadas encontradas

O que é adsorção e exemplos?

A adsorção é um processo espontâneo que ocorre sempre que uma superfície de um sólido é exposta a um gás ou a um líquido. Mais precisamente, pode definir-se adsorção como o enriquecimento de um dado fluido, ou o aumento da densidade desse fluido, na vizinhança da interface.

Quais os fatores que podem influenciar na adsorção?

Diversos fatores podem afetar o processo de adsorção, como área superficial, as propriedades do adsorvente e do adsorvato, a temperatura do sistema, natureza do solvente e o pH do meio (DO NASCIMENTO et al., 2014) O pH afeta a adsorção na medida em que determina o grau de distribuição das espécies químicas.

São exemplos de adsorventes?

Um ótimo exemplo de substância adsorvente é o carvão ativado. Ele é usado nas Estações de Tratamento de Água (ETA's) para retirar impurezas contaminantes como material orgânico, gases e partículas menores. A água, após passar pelos filtros de carvão ativado, sai límpida e sem cheiro.

Qual a importância da adsorção?

A adsorção física, também chamada fisissorção, é empregada em máscaras contra gases e na purificação e descoloração de líquidos. Nela as moléculas do adsorvente e do adsorvato interagem por interações de van der Waals, que apesar de serem interações de longo alcance, são fracas e não formam ligações químicas.

Onde ocorre a adsorção?

A adsorção é o fenômeno que ocorre somente na superfície do adsorvente. A substância retida na superfície não provoca alteração de volume, concentração é diferente da massa e a taxa varia, sendo alta no início e vai diminuindo até chegar no equilíbrio.

O que é um material adsorvente?

Um adsorvente é uma superfície sólida insolúvel, geralmente porosa e com alta área de superfície, capaz de efetuar em sua superfície a adesão de moléculas insolúveis dispersas em um meio líquido ou gasoso (o adsorvido). A interação entre adsorvente e adsorvido pode ser de natureza química ou física.

Como funciona um adsorvente?

Os adsorventes são substâncias adicionadas à ração em quantidades mínimas, capaz de neutralizar ou imobilizar micotoxinas presentes no trato gastrointestinal dos animais, evitando assim seus efeitos negativos.

O que é Isotermica exemplos?

O termo “isotérmico” é amplamente utilizado em diversas áreas do conhecimento, como a física, a química e a engenharia. Ele se refere a um processo ou sistema que ocorre a uma temperatura constante, ou seja, sem variações significativas de temperatura ao longo do tempo.

Quando é Isotermica?

Um gás sofre transformação isotérmica quando tem sua pressão e volume alterados, mas sua temperatura é mantida constante.

O que é adsorção do solo?

A adsorção dos micronutrientes é um processo de união deles com as superfícies coloidais do solo suficientemente forte para ser considerado importante no controle da sua quantidade e movimentação na solução do solo e, conseqüentemente, na sua disponibilidade para as plantas.

O que é adsorção de nutrientes?

A adsorção é um processo onde íons e moléculas são atraídos e aderem às superfícies das partículas do solo, especialmente colóides como argila e matéria orgânica. Esse fenômeno é uma peça-chave para melhorar a estrutura do solo, tornando-o mais fértil e receptivo ao crescimento de suas culturas.

O que é adsorvido?

O significado das palavras

Absorver: é o ato de recolher e reter algum líquido, empapar-se, embeber. Adsorver: ligar-se a alguma coisa.

O que significa a palavra sorção?

Sorção refere-se à ação de ambas absorção e adsorção ocorrendo simultaneamente. Como tal, é o efeito de gases ou líquidos a ser incorporados num material de um estado diferente e aderente à superfície de uma outra molécula.

O que é absorção resumo?

A absorção é o processo pelo qual os nutrientes, resultantes da simplificação molecular dos alimentos durante a digestão, passam para o meio interno, através das paredes do sistema digestivo.

Qual é a diferença entre absorver e adsorver?

A grande diferença entre os dois processos é que na absorção a substância absorvida é embebida pela substância absorvente, o maior exemplo disso é uma esponja, que absorve a água. Já na adsorção, a substância fica apenas retida na superfície adsorvente, sem ser incorporada ao volume da outra.

O que é aditivo adsorvente?

Os adsorventes são aditivos adicionados à dieta dos animais com o objetivo de inativar as micotoxinas. Eles podem ser de origem orgânica, como as leveduras, ou inorgânicos derivados de argila.

Como o carvão ativado Adsorve?

Na adsorção ocorre uma acumulação de moléculas (soluto) sobre a superfície do adsorvente. Quando o Carvão Ativado é colocado em contato com o soluto, há um decréscimo de sua concentração na fase líquida e um aumento correspondente sobre a superfície do Carvão Ativado, até se obter uma condição de equilíbrio.

O que é Adsorvedores?

O adsorvedor de gases é um equipamento fundamental e bastante eficaz para tratamento de odores, principalmente no ar de saída. O dispositivo é utilizado por indústrias dos mais variados segmentos com o objetivo de eliminar poluentes contidos nos gases de exaustão do sistema.

Artigo anterior
É feriado em Campinas hoje?
Artigo seguinte
O que é modo bloqueado em Chromebooks?