O que e iodo radioativo?

Perguntado por: Leonor Lorena Soares de Tavares  |  Última atualização: 28. Februar 2022
Pontuação: 4.5/5 (35 avaliações)

O iodo radioativo é um medicamento à base de iodo que emite radiação, utilizado principalmente para o tratamento chamado Iodoterapia, indicado em certos casos de hipertireoidismo ou câncer da tireóide. Em doses menores, também pode ser utilizado para avaliar o funcionamento da tireoide, no exame de Cintilografia.

Como é feito o tratamento com o iodo radioativo?

O tratamento com Iodo-131 é feito via oral, administrado em forma de cápsula ou líquido. Assim, pode emitir radiação gama no organismo, semelhante à utilizada em exames de raio-x e cintilografia, e radiação beta. A dose administrada deve ser decidida pelo médico, baseando-se nos exames de imagem do paciente.

Quanto tempo dura o tratamento com iodo radioativo?

Também conhecido como iodo-131, o tratamento consiste na toma de uma cápsula de iodo radioativo por via oral. No tratamento de hipertiroidismo a dose de iodo-131 é menor do que nos casos de cancro. Nestes últimos, o tratamento implica o internamento da pessoa por um período de 2 a 3 dias.

Quanto tempo leva para o iodo sair do corpo?

O paciente deverá estar em jejum para receber a dose de Iodo-131 por via oral e assim permanecer por mais 2 horas após a administração do radiofarmaco. Mas não precisará permanecer na clínica durante este período. Além disso, só poderá restabelecer o consumo do iodo na dieta 24 horas após a administração do Iodo-131.

Para que serve tratamento com iodo radioativo?

O tratamento com iodo radioativo (em unidade de internação) no câncer de tireoide é indicado como forma de eliminar resquícios de células cancerígenas após a remoção da tireóide, diminuindo o risco de recidiva do câncer.

COMO FUNCIONA O TRATAMENTO COM IODO RADIOATIVO PARA HIPERTIREOIDISMO

31 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo demora para fazer iodoterapia?

A iodoterapia é amplamente indicada para pacientes com câncer de tireoide papilífero ou folicular (câncer diferenciado da tireoide). Mas, não é utilizada para tratar carcinomas anaplásicos e medulares da tireoide, uma vez que esses tipos de câncer não captam iodo.

Como é o tratamento com iodo terapia?

A iodoterapia é um dos tratamentos utilizados para o câncer de tireoide e consiste na administração via oral (líquido ou cápsula) do iodo radioativo. Dependendo da dose a ser administrada, há a indicação da hospitalização em quarto apropriado, pois o paciente pode ser fonte de radiação.

Quais são as reações do iodo?

Alguns dos efeitos colaterais que o tratamento com o iodo radioativo podem provocar incluem náuseas, dor abdominal e inchaço e dor nas glândulas salivares. A longo prazo, o efeito do iodo radioativo pode provocar hipotireoidismo, sendo necessário uso de medicamentos para repor a falta de hormônios da tireoide.

Como eliminar o iodo do organismo?

As pessoas com excesso de iodo são aconselhadas a usar sal não iodado e a reduzir o consumo de alimentos que contêm iodo, tais como frutos do mar, algas, iogurte e leite.

Porque a pessoa que toma iodo tem que ficar isolada?

Essa medida visa evitar que outras pessoas se exponham desnecessariamente à radiação. Quando a dose de iodo radioativo é mais alta, o paciente pode precisar ser internado para receber o tratamento no hospital.

Quantas vezes posso fazer iodoterapia?

O período pode variar, indo desde mínimo de 30 dias a até 4-6m. A grande maioria costuma fazer de 2-3 meses quando o pescoço já diminuiu o inchaço operatório.

Como é produzido o iodo-131?

Sua produção no IPEN é realizada utilizando um reator nuclear a partir da reação indireta: 130Te – 131mTe – 131Te – 131I, onde são irradiados alvos contendo Te. Pode também ser produzido via produto de fissão de urânio-235, onde, o urânio-235 irradiado produz cerca de 300 elementos diferentes, entre eles o iodo-131.

O que acontece se tomar muito iodo?

Se as pessoas consumirem quantidades muito grandes de iodo, eles poderão sentir um gosto metálico em sua boca e produzir mais saliva. O iodo pode irritar o trato digestivo e causar uma erupção cutânea.

Quais são as consequências da falta e do excesso de iodo no corpo?

Se antigamente a falta de iodo era comum, hoje, um estudo do Ministério da Saúde constatou que os brasileiros estão consumindo esse elemento em excesso, o que também prejudica o bom funcionamento da tireoide, causando o hipertireoidismo.

O que acontece se ingerir iodo?

O iodo em excesso no organismo pode causar danos à tireoide e seus mecanismos reguladores, inclusive interrompendo a produção dos hormônios tireoidianos.

Que tipo de iodo devemos Tomar?

Dessa forma, é importante ter níveis ideais de iodo circulando no sangue, o que corresponde a 150 mcg para pessoas acima de 14 anos e 220 mcg para mulheres grávidas, caso contrário há maior risco de desenvolver doenças e complicações relacionadas com a falta desse mineral, como hipertireoidismo, bócio e câncer de ...

O que a iodoterapia pode causar?

Efeitos colaterais da iodoterapia no longo prazo

A iodoterapia pode provocar efeitos colaterais logo nos primeiros dias, como inchaço, dor nas glândulas salivares, náuseas e dor abdominal. Já em longo prazo ela pode ocasionar o ressecamento da boca e dos olhos.

Como é feito o iodo?

O iodo puro pode ser obtido por meio da reação do iodeto de potássio com sulfato de cobre. Comercialmente, obtêm-se o elemento através da ação do cloro gasoso na água salgada, oxidando-se os íons.

Qual a energia do iodo 131?

A energia média das partículas β- do 131I é 606 keV e a energia dos fótons utilizados para imagem é 364 keV.

Qual a diferença entre iodo 131 e iodo 123?

O iodo interage com células da tireoide, permitindo observá-las em detalhe, buscando tumores da tireoide e investigando condições diversas, como hipertireoidismo. A diferença entre Iodo 123 e Iodo 131 é o tempo que cada elemento químico permanece no corpo, assim como a qualidade da imagem durante a captação.

Quem faz Iodoterapia pode beber cerveja?

A resposta é não. “Não é recomendado o consumo de bebidas alcoólicas durante o tratamento do câncer. O álcool pode interagir com alguns medicamentos utilizados na quimioterapia, aumentando o risco de efeitos colaterais.

Quem fez biópsia pode beber cerveja?

Apesar de não haver contra indicação ao consumo de bebidas alcoólicas, sugerimos evitar nos primeiros dias e ficar atento aos sinais de alarme.

Quanto tempo depois de uma cirurgia posso beber cerveja?

Em geral, após uma cirurgia é preciso esperar entre 10 e 30 dias para voltar a beber bebida alcoólica, mas esse tempo varia conforme o tipo de cirurgia e a orientação do/a médico/a.

Quem retira o baço pode beber cerveja?

O ideal seria perguntar para seu cirurgiao. Mas se não houverem outras comorbidades, uso de antibióticos e nem complicacoes da cirurgia, em 15dias, geralmente, esta liberado consumo moderado.

Artigo anterior
Quando se usa o acento agudo?
Artigo seguinte
Qual é a espessura normal da córnea?