Como funciona período de experiência?

Perguntado por: Gil Rúben de Moreira  |  Última atualização: 17. April 2025
Pontuação: 4.6/5 (72 avaliações)

O contrato de experiência funciona como um período de teste no qual os dois lados podem verificar a viabilidade do vínculo. O empregador tem direito ao desligamento com menos encargos. Já o funcionário pode se desvincular caso não sinta que todas as suas expectativas em relação ao cargo serão alcançadas.

O que recebe no período de experiência?

valor do 13º proporcional ao tempo trabalhado; 40% de multa sobre o FGTS; férias proporcionais somadas a ⅓; indenização que, segundo a lei, é no valor de metade do salário que o trabalhador receberia, caso ele trabalhasse no período de experiência.

O que acontece depois dos 3 meses de experiência?

O contrato de experiência tem validade máxima de 90 dias, tornando-se um contrato por prazo indeterminado após o final desse período. Como você já pôde entender até aqui, a sua finalidade é para que o empregado e o empregador analisem mutuamente se decidirão pela efetivação.

Quais os direitos de quem está em experiência?

Os principais benefícios de um funcionário contratado através do contrato de experiência, são:
  • Adicional noturno;
  • Banco de horas;
  • Horas extras;
  • Gratificações;
  • Salário-família;
  • Comissões;
  • Adicional de periculosidade,
  • Adicional de insalubridade.

O que não fazer no período de experiência?

Lembre-se: Péssimo relacionamento interpessoal, má apresentação pessoal e atitudes que desviam dos valores propostos pela empresa, são alguns pontos que resultam quase sempre em quebra de contrato no período de experiência.

Tudo o que você precisa saber sobre o CONTRATO DE EXPERIÊNCIA

15 questões relacionadas encontradas

Pode ser mandado embora no período de experiência?

O empregador pode, sim, demitir durante o período de experiência. Ou seja, o colaborador pode ser desligado antes do término dos 90 dias. Porém, o Departamento Pessoal deve ter atenção a qual tipo de rescisão deve aplicar, pois, dependendo da escolha, a empresa poderá arcar com uma indenização.

Pode sair no período de experiência?

De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o contrato de experiência é um contrato de trabalho por prazo determinado, com duração máxima de 90 dias. Durante esse período, tanto o empregador quanto o empregado têm o direito de rescindir o contrato sem aviso prévio e sem pagamento de indenização.

O que acontece se eu sair antes do contrato de experiência?

Dispensa sem justa causa

Demitir um funcionário, sem que ele tenha quebrado o contrato de experiência e antecedendo a data da validade, é passível de indenização por parte do empregador. Essa indenização corresponde à metade do valor dos dias que faltam para o contrato terminar.

Quem pede demissão na experiência paga multa?

Sim! Da mesma forma que o trabalhador pode pedir demissão no período, se a empresa estiver insatisfeita com o seu desempenho, dentre outros motivos, poderá demiti-lo antes dos 45 dias. Caso a quebra do contrato seja por parte da empresa, além da multa de 50%, também deve ser pago o saque do FGTS e a multa rescisória.

Sou obrigado a cumprir o contrato de experiência?

O mais comum é que as empresas façam um contrato de 45 dias, que pode ser renovado por mais 45, mas isso não é obrigatório. O primeiro pode ser de 20 dias e o segundo de 70, por exemplo. O período de experiência pode durar menos do que 90 dias, também.

Pode demitir antes dos 3 meses de experiência?

A resposta para essa pergunta é que sim, o empregador pode demitir um funcionário durante o período de experiência. Ou seja, um trabalhador pode ser desligado de uma empresa antes do final do prazo de 90 dias.

Qual o valor do acerto de 3 meses de experiência?

Qual o valor do acerto de 3 meses trabalhados? – o trabalhador receberá todos os dias trabalhados no mês da rescisão de contrato. Para saber quanto receberá, divida o valor do salário por 30 e multiplique pelo número de dias trabalhados.

Como saber se vou passar na experiência de trabalho?

Como saber se estou indo bem na experiência de trabalho?
  1. 1 – Recebe tarefas mais complexas. ...
  2. 2 – Aceitam suas sugestões. ...
  3. 3 – Se integra com os colegas. ...
  4. 4 – Realiza tarefas “em baixa” ...
  5. 5 – É consultado por sua expertise. ...
  6. Seja proativo. ...
  7. Mantenha-se atualizado. ...
  8. Saiba ouvir.

Como calcular o fim do contrato de experiência?

Como saber quanto vou pagar de rescisão? Divida o seu salário por 12 e multiplique pela quantidade de meses que você trabalhou no ano que está em curso. No exemplo anterior, basta multiplicar 1/12 do seu salário por 6. Aqui, novamente vale a data de corte do dia 15 de cada mês para o cálculo proporcional.

Quem está em experiência recebe salário?

Nessa fase, o trabalhador tem direito a 13º salário e férias proporcionais, INSS e FGTS? Sim. Quem está em período de experiência tem os mesmos direitos dos funcionários regulares, incluindo horas extras, comissões, adicional noturno, periculosidade e insalubridade, entre outros.

Como calcular o tempo de experiência?

Para realizar esse cálculo de forma precisa, conforme previsto pela legislação, siga os passos a seguir:
  1. Passo 1: Subtraia a data de início da data de término, começando pelos dias, seguido pelos meses e, por último, pelos anos.
  2. Passo 2: Adicione 1 dia ao resultado (pois o dia de início também deve ser contado).

Quanto tempo tenho que trabalhar para não sujar a carteira?

Sair da empresa com 3 meses suja a carteira

Essa atitude pode ter diversas consequências negativas para sua empresa, tanto em termos financeiros quanto de reputação.

Qual o valor da quebra de contrato de 45 dias?

A multa por quebra de contrato de experiência pode corresponder a 50% da remuneração calculada sobre os dias restantes para o término do contrato. Dizemos que “pode”, porque tudo depende se essa cláusula foi definida em contrato. Caso não, nenhuma das partes poderá cobrar o pagamento da multa.

O que eu recebo com 45 dias de experiência?

Se o término do contrato ocorrer a termo na data determinada, ao final dos 45 dias, o trabalhador receberá o saldo salarial, 13º salário, férias acrescidas de 1/3 e pode sacar os depósitos do FGTS.

É necessário cumprir aviso prévio no período de experiência?

Não se trata de descontar aviso pois o mesmo não se enquadra no período de contrato de experiencia , o que a empresa irá descontar e uma multa regida pelo artigo 479 CLT ''Nos contratos que tenham termo estipulado, o empregador que, sem justa causa, despedir o empregado será obrigado a pagar-lhe, a titulo de ...

Qual é o valor da multa por quebra de contrato de experiência?

A multa por quebra de contrato de experiência pode corresponder a 50% da remuneração calculada sobre os dias restantes para o término do contrato. Dizemos que “pode”, porque tudo depende se essa cláusula foi definida em contrato.

Estou trabalhando a 1 mês e quero sair?

O que acontece se eu pedir demissão com 1 mês de carteira assinada? Assim, as verbas pagas ao colaborador que vai pedir demissão no período de experiência são as mesmas devidas aos casos de trabalho por tempo indeterminado (que não tem prazo estipulado de duração) com exceção do aviso prévio e da multa de 40% do FGTS.

O que acontece se a empresa me mandar embora antes dos 45 dias?

Segundo o artigo 445 da CLT, o contrato de experiência dura, no máximo, 90 dias contados em dias corridos. Caso o empregador encerre o contrato de experiência antes da validade e sem justa causa, a empresa é obrigada a pagar uma indenização ao empregado.

Quais são os meses que a empresa não pode demitir?

Depois do atestado, o funcionário pode ser demitido logo após retorno ao trabalho ou apenas depois de 12 meses. Isso depende de alguns fatores, como: se a doença foi causada ou agravada pelo trabalho – o funcionário tem um período de proteção de 12 meses.

Como funciona a experiência de 3 meses?

O contrato de experiência funciona como um período de teste no qual os dois lados podem verificar a viabilidade do vínculo. O empregador tem direito ao desligamento com menos encargos. Já o funcionário pode se desvincular caso não sinta que todas as suas expectativas em relação ao cargo serão alcançadas.

Artigo anterior
Pode ter relação com 9 meses de gravidez?
Artigo seguinte
Qual é a droga mais usada?